Condições de trabalho docente em uma escola municipal da cidade de Natal-RN: o que dizem os professores?
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34899 |
Resumo: | O tema condições de trabalho tem estado em pauta em muitas das discussões dentro e fora da academia, sendo alvo de diversos estudos e pesquisas. O mesmo acontece com o trabalho docente, o qual tem se tornado foco devido às dificuldades enfrentadas por este profissional no seu cotidiano. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral avaliar as condições de trabalho dos professores de uma escola municipal da rede de ensino de Natal e, especificamente verificar, conhecer e identificar tais condições, a fim de entender os processos, características e dificuldades desta profissão. Para tanto, utilizamos uma pesquisa quantitativa, com uma amostragem acidental, realizada durante o mês de maio de 2013. Nesta, foi solicitado aos 21 professores participantes, que respondessem a um questionário sobre as condições de trabalho. As informações coletadas foram lançadas em um banco de dados em formato compatível com o SPSS (Statistical Package for Social Science). Em seguida, para refletirmos acerca dos fatos, nos aprofundamos nos estudos de Donatelli (2010) que fala sobre a valorização e o papel do professor; Cruz, Lemos, Welter, Guisso (2010) que abordam de modo claro e objetivo a desvalorização social do professor e as condições de trabalhos impostas a eles; Carlotto (2012) que discorre sobre a síndrome de burnout e o trabalho docente e Costa (2012), que colaborou para a nossa compreensão sobre a tipologia do trabalho, favorecendo a análises dos dados coletados. Como resultado, observou-se um quadro negativo acerca das condições de trabalho do professor, mostrando que são profissionais pouco valorizados social e financeiramente, muitas vezes, expostos à situações de trabalho não favoráveis. |
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