Diretrizes para produção do conhecimento em bibliotecas universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Magda Camargo Lange
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100781
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
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spelling Diretrizes para produção do conhecimento em bibliotecas universitáriasEngenharia e gestão do conhecimentoBibliotecas universitariasBibliotecariosBiblioteconomiaCompetência organizacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoO mercado de trabalho exige das bibliotecas e dos bibliotecários novos componentes, competências e princípios, em seus papéis educacionais e profissionais. Este trabalho teve como objetivo geral identificar quais competências são requeridas da direção, dos bibliotecários da BU e dos alunos da última fase do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC, na perspectiva da produção do conhecimento, orientado pelos conceitos da Information Literacy. A escolha dos alunos cursando a última fase deu-se pelo fato de ser neste momento que efetivamente se iniciam as disciplinas que trabalham as competências e habilidades técnicas e profissionais específicas e por estarem próximos de assumirem o mercado de trabalho, onde colocarão em prática as habilidades e competências desenvolvidas no contexto acadêmico. Quanto aos fins, a presente pesquisa classifica-se como estudo descritivo e aplicado. Quanto aos meios de investigação, pode ser classificada como pesquisa bibliográfica, documental, e estudo de caso. Quanto às técnicas de coleta de dados foram utilizadas a pesquisa documental e pesquisa quantitativa com aplicação de questionários. Compreende também, uma revisão literária em bases de dados nacionais e internacionais. No que tange aos resultados verificou-se que a direção e os bibliotecários da BU da UFSC, reconhecem seu papel como agente social, responsável por ensinar as competências em informação, mas poucos apresentam competência informacional de acordo com os conceitos da Information Literacy. Preocupam-se com o desenvolvimento das competências e com a formação continuada, visualizam a BU como uma organização que aprende e reconhecem que a biblioteca não possui ainda um sistema de avaliação de competências; destacam que os conhecimentos transmitidos no curso de graduação constituem o alicerce para que desenvolvam suas atividades profissionais, necessitando, porém, de uma maior contribuição acadêmica, para que as competências individuais sejam construídas. Ressaltam ainda, que para o exercício da profissão, faz-se necessário uma série de outros conhecimentos como: domínio de língua estrangeira, atualização contínua, assumindo o papel de educador, ensinando os indivíduos a aprenderem com a informação. Quanto aos alunos a pesquisa apontou que o curso de graduação em biblioteconomia bem como, o estágio obrigatório não os prepara para o mercado de trabalho. Os alunos pesquisados não possuem publicações científicas nem as competências pregadas pela Information Literacy. A pesquisa em questão possibilitou ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento de competência informacional/IL em contextos de ensino/aprendizagem.The labor market requires of libraries and librarians new components, competences and principles in their educational and professional roles. This study aimed to identify which competences are required of the direction, the librarians at B.U. (UFSC#s University Library) and students of the last phase of the undergraduate degree in librarianship from UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), considering the perspective of knowledge production, guided by the concepts of Information Literacy. Students from the last semester of the course were investigated for two reasons: firstly, they are about to start the disciplines which develop the competences, specific technical and professional abilities; secondly, because they are about to join the labor market, a moment to put into practice the skills and competences developed in the academic context. As for the purpose, this research is classified as descriptive and applied. Concerning the means of research, it can be classified as bibliographical research, documentary, and case study. As for the techniques of data collection, this work used documental research and quantitative research with questionnaires. It also includes a literature review on national and international databases. Concerning the results, it was found out that the direction and librarians at B.U. recognize its role as a social agent, responsible for teaching information skills, but few have information competence according to the concepts of Information Literacy. They worry about skills development and continuing education, viewing the B.U. as a learning organization and recognize that the library does not yet have a system of competence assessment. They also emphasize that the knowledge imparted at the undergraduate level is the foundation to develop their professional activities, requiring, however, a major academic contribution, so that individual skills are built. It was also pointed out that to work as a librarian, it is necessary a number of other competences such as to master a foreign language and to get continuous updating in order to assume the role of educator, teaching individuals to learn with information. As for the students, this research showed that the undergraduate library course as well as the compulsory training does not prepare them for the job market. None of the students surveyed have scientific publications or the competence highlighted by the Information Literacy. This research allowed broadening the understanding of the development of information literacy / IL within teaching / learning contexts.FlorianópolisRemor, Carlos Augusto MonguilhottUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Magda Camargo Lange2013-06-25T22:35:18Z2013-06-25T22:35:18Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis289 p.| il., grafs., tabs.application/pdf314274http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100781porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T22:35:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100781Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T22:35:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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