Narratividade e estruturas cognitivas: o encontro entre a linguagem, a cognição e a experiência sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pegado, Zélia Xavier dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20090
Resumo: Este trabalho insere-se no âmbito da Linguística Cognitiva, teoria que surgiu em oposição à abordagem modular gerativista a qual postula que a linguagem não é autônoma, faz parte da cognição humana manifesta de processamento mental, de experiência socioculturais e corpóreas. Nosso objetivo é descrever e analisar os mecanismos cognitivos de compreensão que atuam na organização formal, ou seja, informações fornecidas pelas construções linguísticas, e na organização significativa da narrativa, a construção de sentido a partir da ativação de estruturas cognitivas. Para estudo e verificação desse fenômeno, subsidiamo-nos no referencial teórico de Rapaport et al (1994) com o tratamento do centro dêitico, Zwann (1999) e Zwaan e Radvansky (1998) com modelo de situação; Minsky (1974) com o conceito de frame, Johnson (1987) e Duque e Costa (2012) com esquemas imagéticos. Com esse propósito, enfocamos a perspectiva dêitica (ONDE, QUANDO, QUEM), as estruturas cognitivas sociais e corporais (frames e esquemas imagéticos) e os modelos de situação construídos pelo compreendedor a partir dessas estruturas cognitivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada na introspecção. O corpus selecionado é uma amostragem de doze textos escritos por alunos do 8º ano, que consiste em narrativa ficcional, a produção de páginas de diário. As análises são conduzidas por estruturas cognitivas destacadas em Blocos Construcionais (BCs), as quais norteiam a discussão acerca de como construímos o entendimento e a criação dos significados nas narrativas. O resultado depreendido aponta que os eventos narrativos são representados mentalmente pelo compreendedor que concebe um centro dêitico e guiado por esse centro dêitico tem acesso à compreensão e à construção de sentido da narrativa pelos domínios cognitivos estabelecidos pelas experiências corpóreas e socioculturais.
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Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20090Este trabalho insere-se no âmbito da Linguística Cognitiva, teoria que surgiu em oposição à abordagem modular gerativista a qual postula que a linguagem não é autônoma, faz parte da cognição humana manifesta de processamento mental, de experiência socioculturais e corpóreas. Nosso objetivo é descrever e analisar os mecanismos cognitivos de compreensão que atuam na organização formal, ou seja, informações fornecidas pelas construções linguísticas, e na organização significativa da narrativa, a construção de sentido a partir da ativação de estruturas cognitivas. Para estudo e verificação desse fenômeno, subsidiamo-nos no referencial teórico de Rapaport et al (1994) com o tratamento do centro dêitico, Zwann (1999) e Zwaan e Radvansky (1998) com modelo de situação; Minsky (1974) com o conceito de frame, Johnson (1987) e Duque e Costa (2012) com esquemas imagéticos. Com esse propósito, enfocamos a perspectiva dêitica (ONDE, QUANDO, QUEM), as estruturas cognitivas sociais e corporais (frames e esquemas imagéticos) e os modelos de situação construídos pelo compreendedor a partir dessas estruturas cognitivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada na introspecção. O corpus selecionado é uma amostragem de doze textos escritos por alunos do 8º ano, que consiste em narrativa ficcional, a produção de páginas de diário. As análises são conduzidas por estruturas cognitivas destacadas em Blocos Construcionais (BCs), as quais norteiam a discussão acerca de como construímos o entendimento e a criação dos significados nas narrativas. O resultado depreendido aponta que os eventos narrativos são representados mentalmente pelo compreendedor que concebe um centro dêitico e guiado por esse centro dêitico tem acesso à compreensão e à construção de sentido da narrativa pelos domínios cognitivos estabelecidos pelas experiências corpóreas e socioculturais.This work is within the framework of Cognitive Linguistics, which, as opposed to generative modular approach posits that language is not autonomous but part of human cognition manifest mental processing, socio-cultural and bodily experiences. Our goal is to describe and analyze cognitive mechanisms of understanding who work in the formal and meaningful organization of the narrative. In order to study and verification of this phenomenon, this project was based in the theoretical framework of Rapaport et al (1994) with the treatment of deictic center, Zwaan (1999) and Zwaan and Radvansky (1998) with situation models, Minsky (1974) with the concept frame, Johnson (1987) and Duke and Costa (2012) with pictorial schemes. To this end, we focused on the deictic perspective (WHERE, WHEN, WHO), social cognitive structures (frames) and body (pictorial diagrams) and the situation of models built by compreendedor from these cognitive structures. Methodologically, it is a qualitative research (BAUER and GASKELL, 2002), of interpretive base (MOITA LOPES, 1994), based on introspection (Talmy, 2005). The corpus selected is a sample of twelve texts written by 8th grade students, whose production consists of fictional narrative, the production of diary pages. The analyses were conducted by cognitive structures known as constructional blocks (BCs)(SANTOS, 2011), which guid the discussion about how we build understanding and creation of meanings in narratives. The result shows that the narrative events are mentally represented by the understander that conceives a deictic center and that, guided by it, has access to understanding and construction of meaning in narrative by means of cognitive domains established by bodily and socio-cultural experiences.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguística cognitivaNarrativaEstruturas cognitivasNarratividade e estruturas cognitivas: o encontro entre a linguagem, a cognição e a experiência socioculturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALZeliaXavierDosSantosPegado_TESE.pdfZeliaXavierDosSantosPegado_TESE.pdfapplication/pdf18236667https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20090/1/ZeliaXavierDosSantosPegado_TESE.pdff2ae53dcaa51ef15faf4514083306dcaMD51TEXTZeliaXavierDosSantosPegado_TESE.pdf.txtZeliaXavierDosSantosPegado_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain300819https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20090/6/ZeliaXavierDosSantosPegado_TESE.pdf.txt52611ffdb3512c3d660c23819c04d1e9MD56THUMBNAILZeliaXavierDosSantosPegado_TESE.pdf.jpgZeliaXavierDosSantosPegado_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2200https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20090/7/ZeliaXavierDosSantosPegado_TESE.pdf.jpg73ddf819b17d2499818c4374f96125afMD57123456789/200902017-11-02 22:25:18.714oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20090Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T01:25:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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