Estrutura da narrativa, aquisição da linguagem, grounding, cognição, linguística cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zahn, Fernanda Rusch
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/605
Resumo: O presente trabalho aborda, sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, a aquisição da estrutura narrativa pela criança, com foco no período da pré-alfabetização e na oralidade. Mais especificamente, procura compreender e explicar o comportamento do processo cognitivo designado Grounding (alinhamento figura/fundo), fundamental tanto para a compreensão quanto para a organização de informações. Para tanto, foram analisadas narrativas referentes à produção de seis crianças, falantes do português brasileiro, na faixa etária de quatro anos. Deste total, três pertencem à rede pública municipal e as outras três à rede privada de ensino, residentes na cidade de Pelotas/RS, Brasil. Também foi utilizado na análise e discussão dos dados um questionário biográfico respondido pelos pais. A coleta do corpus deu-se da seguinte maneira: primeiramente, a criança escutou a história “Chapeuzinho Vermelho” contada pela pesquisadora. Em seguida, a criança tinha que (re)contar essa história sem a utilização de qualquer recurso. As interações foram gravadas e transcritas. Esse processo foi realizado individualmente e da mesma forma em ambas as instituições. As produções dos sujeitos foram analisadas qualitativamente: para a análise da estrutura narrativa foi adotada a proposta elaborada por Labov e Waletzky (1967) e Labov (1972); para a análise sobre a aquisição e o desenvolvimento do discurso narrativo pela criança considerou-se os aspectos apontados por Perroni (1992); e, para a análise dos aspectos relacionados ao Grounding (alinhamento figura/fundo) baseou-se no estudo de Hopper (1979); Talmy (1975) e Langacker (2008). Além da descrição dos resultados de cada sujeito, foram estabelecidas comparações considerando escola de origem, gênero e hábitos de leitura da família. Os resultados apontam que na faixa etária escolhida foram encontrados os mesmos elementos estruturais nas produções narrativas dos seis sujeitos: orientação, ação complicadora, resolução e coda. No que se refere a quais elementos da narrativa foram produzidos, não houve diferenças entre os sujeitos, independentemente dos hábitos de leitura da família, do gênero e da escola de origem. Verificou-se diferença no que diz respeito ao teor/conteúdo de cada um destes elementos, já que os sujeitos da escola pública apresentam melhor desempenho do que os da escola privada. Com relação à presença do Grounding, constatou-se que todos os sujeitos apresentaram mais informações de figura do que de fundo. As sequências de fundo vão surgindo gradativamente nos dados dos sujeitos. Houve diferença entre as escolas quanto a presença do Grounding, pois os sujeitos da escola privada recuperaram menos sequências de fundo do que os sujeitos da escola pública. Também verificou-se que aqueles sujeitos que tem hábitos de leitura cultivados na família apresentam melhor desempenho do que aqueles que não os tem. Em especial, verificou-se que os sujeitos do sexo feminino demonstraram mais habilidade no que diz respeito ao teor/conteúdo da narrativa do que os sujeitos do sexo masculino assim como, também foram os que recuperaram mais informações de fundo.
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Também foi utilizado na análise e discussão dos dados um questionário biográfico respondido pelos pais. A coleta do corpus deu-se da seguinte maneira: primeiramente, a criança escutou a história “Chapeuzinho Vermelho” contada pela pesquisadora. Em seguida, a criança tinha que (re)contar essa história sem a utilização de qualquer recurso. As interações foram gravadas e transcritas. Esse processo foi realizado individualmente e da mesma forma em ambas as instituições. As produções dos sujeitos foram analisadas qualitativamente: para a análise da estrutura narrativa foi adotada a proposta elaborada por Labov e Waletzky (1967) e Labov (1972); para a análise sobre a aquisição e o desenvolvimento do discurso narrativo pela criança considerou-se os aspectos apontados por Perroni (1992); e, para a análise dos aspectos relacionados ao Grounding (alinhamento figura/fundo) baseou-se no estudo de Hopper (1979); Talmy (1975) e Langacker (2008). Além da descrição dos resultados de cada sujeito, foram estabelecidas comparações considerando escola de origem, gênero e hábitos de leitura da família. Os resultados apontam que na faixa etária escolhida foram encontrados os mesmos elementos estruturais nas produções narrativas dos seis sujeitos: orientação, ação complicadora, resolução e coda. No que se refere a quais elementos da narrativa foram produzidos, não houve diferenças entre os sujeitos, independentemente dos hábitos de leitura da família, do gênero e da escola de origem. Verificou-se diferença no que diz respeito ao teor/conteúdo de cada um destes elementos, já que os sujeitos da escola pública apresentam melhor desempenho do que os da escola privada. Com relação à presença do Grounding, constatou-se que todos os sujeitos apresentaram mais informações de figura do que de fundo. As sequências de fundo vão surgindo gradativamente nos dados dos sujeitos. Houve diferença entre as escolas quanto a presença do Grounding, pois os sujeitos da escola privada recuperaram menos sequências de fundo do que os sujeitos da escola pública. Também verificou-se que aqueles sujeitos que tem hábitos de leitura cultivados na família apresentam melhor desempenho do que aqueles que não os tem. Em especial, verificou-se que os sujeitos do sexo feminino demonstraram mais habilidade no que diz respeito ao teor/conteúdo da narrativa do que os sujeitos do sexo masculino assim como, também foram os que recuperaram mais informações de fundo.This study deals with children‟s acquisition of narrative structure, focusing on their preliteracy period and on orality, in the light of Cognitive Linguistics. It specifically aims at understanding and explaining the behavior of the cognitive process called Grounding (figureground alignment), which is fundamental to the comprehension and organization of information. Therefore, narratives produced by six 4-year-old children who are native speakers of Brazilian Portuguese, were analyzed. Three of them go to a city public school and three go to a private school in Pelotas, RS, Brazil. Parents‟ answers to a biographical questionnaire were also included in the data analysis and discussion. The corpus collection started with every child listening to the story “Little Red Riding Hood” which was told by the researcher. Then, the child should (re)tell this story without using any resource. Interactions were recorded and transcribed. This process was carried out individually and equally in both institutions. The subjects‟ productions were analyzed qualitatively: Labov and Waletzky‟s (1967) and Labov‟s (1972) proposal was applied to the analysis of the narrative structure; Perroni‟s (1992) ideas were used for analyzing the acquisition and the development of the child‟s narrative discourse; and studies by Hopper (1979), Talmy (1975) and Langacker (2008) provided the basis for the analysis of issues related to Grounding (figure-ground alignment). Besides describing every subject‟s results, comparisons were made among the types of schools, their gender and their families‟ reading habits. Results show that, in the age group under investigation, the same structural elements were found in the subjects‟ narrative productions: orientation, complicated action, resolution and coda. Concerning which narrative elements were produced, there was no difference among the subjects, regardless of their families‟ reading habits, their gender and types of schools. Differences were observed regarding the content of every element since subjects who go to the public school had better performance that the ones who go to the private school. Concerning Grounding, all subjects gave more information on figure than on ground. Ground sequences appeared gradually in the subjects‟ data. There was a difference between both schools regarding Grounding since the children who attend the private school recovered fewer ground sequences than the children who go to a public school. The study also showed that those subjects who had developed reading habits with their families performed better than those whose families had no reading habits. It is worth emphasizing that girls not only had more skills in terms of the content of the narrative, but also recovered more information on ground, than boys.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Rodrigues, Liliane da Silva Presteshttp://lattes.cnpq.br/4200292540655963Blank, Cíntia Ávilahttp://lattes.cnpq.br/1384555680953895Scheifer, Camila Lawsonhttp://lattes.cnpq.br/2951962385166339Zahn, Fernanda Rusch2017-06-21T12:20:41Z2016-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZahn, Fernanda Rusch. Estrutura da narrativa, aquisição da linguagem, grounding, cognição, linguística cognitiva. 2016. 157f. 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