A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Andréa Virgínia Sousa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Chagas, Marcio Marreiro das
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19038
Resumo: Este artigo busca discutir e analisar a imagem do Brasil como destino turístico, veiculada nos websites das principais operadoras de turismo europeias e as possíveis implicações no desenvolvimento turístico do País. A imagem de destinos turísticos é reconhecida internacionalmente, tanto por acadêmicos como por profissionais da área, como um dos aspectos mais importantes no processo de escolha de uma destinação, assim como na satisfação e possível repetição dela. No desenvolvimento deste estudo, foram utilizadas, essencialmente, abordagens qualitativas para analisar textos e imagens coletados na amostra. No entanto, abordagens quantitativas também foram levadas a cabo. Os resultados apontam que a imagem do Brasil como destino turístico, divulgada na internet, está ligada, em sua maior parte, a aspectos naturais, como sol, praias, florestas, cachoeiras e a algumas manifestações culturais. Desse modo, as palavras mais mencionadas nas descrições acerca do País estão relacionadas com sol, praia, fauna, flora, belezas naturais, no geral, e com o tão famoso jeitinho brasileiro de ser. A pesquisa demonstra que a imagem do Brasil está focada em poucos aspectos do enorme potencial atrativo do País. Nesse sentido, evidencia-se que outros atrativos poderiam ser mostrados ao mercado europeu, por meio dos websites das operadoras; mas não são contemplados ou o são de maneira insignificante
id UFRN_b59062dea604153feeda0e6ecaf1088d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19038
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dantas, Andréa Virgínia SousaChagas, Marcio Marreiro das2015-05-19T18:41:10Z2015-05-19T18:41:10Z2009-06-02CHAGAS, Marcio Marreiro das; DANTAS, Andréa Virgínia Sousa. A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias. Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 4, n.º 2, P. 1-19, jun. 2009.1980-6965https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19038Este artigo busca discutir e analisar a imagem do Brasil como destino turístico, veiculada nos websites das principais operadoras de turismo europeias e as possíveis implicações no desenvolvimento turístico do País. A imagem de destinos turísticos é reconhecida internacionalmente, tanto por acadêmicos como por profissionais da área, como um dos aspectos mais importantes no processo de escolha de uma destinação, assim como na satisfação e possível repetição dela. No desenvolvimento deste estudo, foram utilizadas, essencialmente, abordagens qualitativas para analisar textos e imagens coletados na amostra. No entanto, abordagens quantitativas também foram levadas a cabo. Os resultados apontam que a imagem do Brasil como destino turístico, divulgada na internet, está ligada, em sua maior parte, a aspectos naturais, como sol, praias, florestas, cachoeiras e a algumas manifestações culturais. Desse modo, as palavras mais mencionadas nas descrições acerca do País estão relacionadas com sol, praia, fauna, flora, belezas naturais, no geral, e com o tão famoso jeitinho brasileiro de ser. A pesquisa demonstra que a imagem do Brasil está focada em poucos aspectos do enorme potencial atrativo do País. Nesse sentido, evidencia-se que outros atrativos poderiam ser mostrados ao mercado europeu, por meio dos websites das operadoras; mas não são contemplados ou o são de maneira insignificanteFundação Getúlio VargasImagem de destinosInternetCompetitividadeOperadoras de turismoA imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeiasThe image of Brazil as tourism destination on the european tour operators' websitesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALImagemBrasilDestino_2009.pdfImagemBrasilDestino_2009.pdfapplication/pdf422201https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19038/1/ImagemBrasilDestino_2009.pdfbaf57bd5c343510e5b213ba3d785bb87MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19038/2/license.txt2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499MD52TEXTImagemBrasilDestino_2009.pdf.txtImagemBrasilDestino_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain67034https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19038/7/ImagemBrasilDestino_2009.pdf.txtecd4dcd3febec02c61b59017ac2b7eb5MD57THUMBNAILImagemBrasilDestino_2009.pdf.jpgImagemBrasilDestino_2009.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8217https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19038/8/ImagemBrasilDestino_2009.pdf.jpgf69b1950dcf68ed20ea07dbfe29b4655MD58123456789/190382017-11-02 21:37:29.725oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T00:37:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The image of Brazil as tourism destination on the european tour operators' websites
title A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias
spellingShingle A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias
Dantas, Andréa Virgínia Sousa
Imagem de destinos
Internet
Competitividade
Operadoras de turismo
title_short A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias
title_full A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias
title_fullStr A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias
title_full_unstemmed A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias
title_sort A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias
author Dantas, Andréa Virgínia Sousa
author_facet Dantas, Andréa Virgínia Sousa
Chagas, Marcio Marreiro das
author_role author
author2 Chagas, Marcio Marreiro das
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Andréa Virgínia Sousa
Chagas, Marcio Marreiro das
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem de destinos
Internet
Competitividade
Operadoras de turismo
topic Imagem de destinos
Internet
Competitividade
Operadoras de turismo
description Este artigo busca discutir e analisar a imagem do Brasil como destino turístico, veiculada nos websites das principais operadoras de turismo europeias e as possíveis implicações no desenvolvimento turístico do País. A imagem de destinos turísticos é reconhecida internacionalmente, tanto por acadêmicos como por profissionais da área, como um dos aspectos mais importantes no processo de escolha de uma destinação, assim como na satisfação e possível repetição dela. No desenvolvimento deste estudo, foram utilizadas, essencialmente, abordagens qualitativas para analisar textos e imagens coletados na amostra. No entanto, abordagens quantitativas também foram levadas a cabo. Os resultados apontam que a imagem do Brasil como destino turístico, divulgada na internet, está ligada, em sua maior parte, a aspectos naturais, como sol, praias, florestas, cachoeiras e a algumas manifestações culturais. Desse modo, as palavras mais mencionadas nas descrições acerca do País estão relacionadas com sol, praia, fauna, flora, belezas naturais, no geral, e com o tão famoso jeitinho brasileiro de ser. A pesquisa demonstra que a imagem do Brasil está focada em poucos aspectos do enorme potencial atrativo do País. Nesse sentido, evidencia-se que outros atrativos poderiam ser mostrados ao mercado europeu, por meio dos websites das operadoras; mas não são contemplados ou o são de maneira insignificante
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-19T18:41:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-19T18:41:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAGAS, Marcio Marreiro das; DANTAS, Andréa Virgínia Sousa. A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias. Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 4, n.º 2, P. 1-19, jun. 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19038
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1980-6965
identifier_str_mv CHAGAS, Marcio Marreiro das; DANTAS, Andréa Virgínia Sousa. A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias. Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 4, n.º 2, P. 1-19, jun. 2009.
1980-6965
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getúlio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19038/1/ImagemBrasilDestino_2009.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19038/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19038/7/ImagemBrasilDestino_2009.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19038/8/ImagemBrasilDestino_2009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv baf57bd5c343510e5b213ba3d785bb87
2fca3d993fd069474a9dfb5156c39499
ecd4dcd3febec02c61b59017ac2b7eb5
f69b1950dcf68ed20ea07dbfe29b4655
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823686558647058432