Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966 |
Resumo: | Este estudo relata uma pesquisa-ação de uma intervenção pedagógica voltada para a produção escrita, a partir da perspectiva da Pedagogia do Gênero (ROSE; MARTIN, 2012) no ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Adicional (ILA), no contexto de uma turma de 9º ano da Escola Municipal Francisca de Oliveira, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação (TRIPP, 2005), qualitativa e baseia-se na Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), que, por sua vez, é baseada nas premissas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004) A metodologia da intervenção pedagógica baseia-se nas estratégias do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA-R2L) do programa Ler para Aprender (Reading to Learn - R2L) (ROSE, 2013), que constituem uma série de oficinas de estratégias de ensino da compreensão e produção escrita, as quais aplicamos por um período de 9 semanas. Adaptamos essas estratégias, que visam nivelar as salas de aula de forma acelerada, através da aprendizagem explícita, para que todos os alunos leiam e escrevam no nível apropriado. Assim, estabelecemos como objetivo geral a investigação do impacto da utilização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem em um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados mostraram que todos os colaboradores obtiveram acréscimo em suas pontuações de, no mínimo, um semestre e que as impressões dos estudantes que foram caracterizadas dentro do sistema de Avaliatividade sob o subsistema de Atitude, foram classificadas amplamente na categoria de Apreciação e avaliadas positivamente. Assim, esperamos que os resultados possam promover reflexões sobre práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a pesquisa em LA no ensino de Inglês como língua adicional (ILA) nas escolas públicas do Nordeste. |
id |
UFRN_b5bac768e7e4771dccae500e6b1ef265 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27966 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Lúcia de Fátima MedeirosWeissheimer, JanainaFaria, Marilia Varella Bezerra deVian Júnior, OrlandoCooper, Jennifer Sarah2019-11-22T23:04:17Z2019-11-22T23:04:17Z2019-06-17SILVA, Lúcia de Fátima Medeiros. Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN. 2019. 186f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966Este estudo relata uma pesquisa-ação de uma intervenção pedagógica voltada para a produção escrita, a partir da perspectiva da Pedagogia do Gênero (ROSE; MARTIN, 2012) no ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Adicional (ILA), no contexto de uma turma de 9º ano da Escola Municipal Francisca de Oliveira, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação (TRIPP, 2005), qualitativa e baseia-se na Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), que, por sua vez, é baseada nas premissas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004) A metodologia da intervenção pedagógica baseia-se nas estratégias do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA-R2L) do programa Ler para Aprender (Reading to Learn - R2L) (ROSE, 2013), que constituem uma série de oficinas de estratégias de ensino da compreensão e produção escrita, as quais aplicamos por um período de 9 semanas. Adaptamos essas estratégias, que visam nivelar as salas de aula de forma acelerada, através da aprendizagem explícita, para que todos os alunos leiam e escrevam no nível apropriado. Assim, estabelecemos como objetivo geral a investigação do impacto da utilização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem em um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados mostraram que todos os colaboradores obtiveram acréscimo em suas pontuações de, no mínimo, um semestre e que as impressões dos estudantes que foram caracterizadas dentro do sistema de Avaliatividade sob o subsistema de Atitude, foram classificadas amplamente na categoria de Apreciação e avaliadas positivamente. Assim, esperamos que os resultados possam promover reflexões sobre práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a pesquisa em LA no ensino de Inglês como língua adicional (ILA) nas escolas públicas do Nordeste.This study reports on an action research of a pedagogical intervention focused on written production from the perspective of Genre Pedagogy (ROSE;MARTIN, 2012) in the teaching/learning of English as an Additional Language (EAL), in the context of a 9th grade class of a Municipal Junior High School in Natal, Rio Grande do Norte. This research is characterized as action research (TRIPP, 2005), qualitative and is based on the Theory of Genre and Registration (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), which, in turn, is based on the premises of Systemic-Functional Linguistics (SFL) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004). The methodology of the pedagogical intervention is based on the strategies (Teaching and Learning Cycle - TLC) in the Reading to Learn program (R2L) (ROSE, 2013), which constitute a series of workshops of teaching strategies of written comprehension and production, some of which we applied over a 9-week period. We adapted these strategies, which aim to even out the levels in classrooms in an accelerated way through explicit learning so that all students read and write at the appropriate level. Thus, we established as general objective the investigation of the impact of the use of the Teaching and Learning Cycle in a group of students of the 9th grade of Elementary School. Results showed that all participants increased their scores at least one semester level and that the impressions of the student participants can be characterized within the Appraisal system under the subtype Attitude, largely falling in the category of appreciation, were evaluated positively. We expect the results to promote reflections on pedagogical practices and at the same time contribute to the research in LA with regard to teaching English as an Additional language (EAL) in the public schools of the Northeast.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPrograma Ler para aprenderEnsino fundamentalEscola públicaPesquisa-açãoTeoria de gênero e registroEnsino/aprendizagem da Língua InglesaPedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdfapplication/pdf3969734https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/1/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf8dfb93045b50c2d52adf56ca7477a82aMD51TEXTPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdf.txtPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain374179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/2/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf.txt23f83f08f302d89d7ccd48362e451662MD52THUMBNAILPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdf.jpgPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/3/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf.jpgd1fc0b9a7d3d61ebae69b66b86f4946eMD53123456789/279662019-11-24 02:18:33.154oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27966Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:18:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN |
title |
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN |
spellingShingle |
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN Silva, Lúcia de Fátima Medeiros CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Programa Ler para aprender Ensino fundamental Escola pública Pesquisa-ação Teoria de gênero e registro Ensino/aprendizagem da Língua Inglesa |
title_short |
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN |
title_full |
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN |
title_fullStr |
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN |
title_full_unstemmed |
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN |
title_sort |
Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN |
author |
Silva, Lúcia de Fátima Medeiros |
author_facet |
Silva, Lúcia de Fátima Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Weissheimer, Janaina |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Faria, Marilia Varella Bezerra de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Vian Júnior, Orlando |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lúcia de Fátima Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cooper, Jennifer Sarah |
contributor_str_mv |
Cooper, Jennifer Sarah |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Programa Ler para aprender Ensino fundamental Escola pública Pesquisa-ação Teoria de gênero e registro Ensino/aprendizagem da Língua Inglesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Ler para aprender Ensino fundamental Escola pública Pesquisa-ação Teoria de gênero e registro Ensino/aprendizagem da Língua Inglesa |
description |
Este estudo relata uma pesquisa-ação de uma intervenção pedagógica voltada para a produção escrita, a partir da perspectiva da Pedagogia do Gênero (ROSE; MARTIN, 2012) no ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Adicional (ILA), no contexto de uma turma de 9º ano da Escola Municipal Francisca de Oliveira, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação (TRIPP, 2005), qualitativa e baseia-se na Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), que, por sua vez, é baseada nas premissas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004) A metodologia da intervenção pedagógica baseia-se nas estratégias do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA-R2L) do programa Ler para Aprender (Reading to Learn - R2L) (ROSE, 2013), que constituem uma série de oficinas de estratégias de ensino da compreensão e produção escrita, as quais aplicamos por um período de 9 semanas. Adaptamos essas estratégias, que visam nivelar as salas de aula de forma acelerada, através da aprendizagem explícita, para que todos os alunos leiam e escrevam no nível apropriado. Assim, estabelecemos como objetivo geral a investigação do impacto da utilização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem em um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados mostraram que todos os colaboradores obtiveram acréscimo em suas pontuações de, no mínimo, um semestre e que as impressões dos estudantes que foram caracterizadas dentro do sistema de Avaliatividade sob o subsistema de Atitude, foram classificadas amplamente na categoria de Apreciação e avaliadas positivamente. Assim, esperamos que os resultados possam promover reflexões sobre práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a pesquisa em LA no ensino de Inglês como língua adicional (ILA) nas escolas públicas do Nordeste. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-22T23:04:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-22T23:04:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Lúcia de Fátima Medeiros. Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN. 2019. 186f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lúcia de Fátima Medeiros. Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN. 2019. 186f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/1/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/2/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/3/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8dfb93045b50c2d52adf56ca7477a82a 23f83f08f302d89d7ccd48362e451662 d1fc0b9a7d3d61ebae69b66b86f4946e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832908024676352 |