Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966
Resumo: Este estudo relata uma pesquisa-ação de uma intervenção pedagógica voltada para a produção escrita, a partir da perspectiva da Pedagogia do Gênero (ROSE; MARTIN, 2012) no ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Adicional (ILA), no contexto de uma turma de 9º ano da Escola Municipal Francisca de Oliveira, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação (TRIPP, 2005), qualitativa e baseia-se na Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), que, por sua vez, é baseada nas premissas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004) A metodologia da intervenção pedagógica baseia-se nas estratégias do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA-R2L) do programa Ler para Aprender (Reading to Learn - R2L) (ROSE, 2013), que constituem uma série de oficinas de estratégias de ensino da compreensão e produção escrita, as quais aplicamos por um período de 9 semanas. Adaptamos essas estratégias, que visam nivelar as salas de aula de forma acelerada, através da aprendizagem explícita, para que todos os alunos leiam e escrevam no nível apropriado. Assim, estabelecemos como objetivo geral a investigação do impacto da utilização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem em um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados mostraram que todos os colaboradores obtiveram acréscimo em suas pontuações de, no mínimo, um semestre e que as impressões dos estudantes que foram caracterizadas dentro do sistema de Avaliatividade sob o subsistema de Atitude, foram classificadas amplamente na categoria de Apreciação e avaliadas positivamente. Assim, esperamos que os resultados possam promover reflexões sobre práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a pesquisa em LA no ensino de Inglês como língua adicional (ILA) nas escolas públicas do Nordeste.
id UFRN_b5bac768e7e4771dccae500e6b1ef265
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27966
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Lúcia de Fátima MedeirosWeissheimer, JanainaFaria, Marilia Varella Bezerra deVian Júnior, OrlandoCooper, Jennifer Sarah2019-11-22T23:04:17Z2019-11-22T23:04:17Z2019-06-17SILVA, Lúcia de Fátima Medeiros. Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN. 2019. 186f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966Este estudo relata uma pesquisa-ação de uma intervenção pedagógica voltada para a produção escrita, a partir da perspectiva da Pedagogia do Gênero (ROSE; MARTIN, 2012) no ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Adicional (ILA), no contexto de uma turma de 9º ano da Escola Municipal Francisca de Oliveira, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação (TRIPP, 2005), qualitativa e baseia-se na Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), que, por sua vez, é baseada nas premissas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004) A metodologia da intervenção pedagógica baseia-se nas estratégias do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA-R2L) do programa Ler para Aprender (Reading to Learn - R2L) (ROSE, 2013), que constituem uma série de oficinas de estratégias de ensino da compreensão e produção escrita, as quais aplicamos por um período de 9 semanas. Adaptamos essas estratégias, que visam nivelar as salas de aula de forma acelerada, através da aprendizagem explícita, para que todos os alunos leiam e escrevam no nível apropriado. Assim, estabelecemos como objetivo geral a investigação do impacto da utilização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem em um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados mostraram que todos os colaboradores obtiveram acréscimo em suas pontuações de, no mínimo, um semestre e que as impressões dos estudantes que foram caracterizadas dentro do sistema de Avaliatividade sob o subsistema de Atitude, foram classificadas amplamente na categoria de Apreciação e avaliadas positivamente. Assim, esperamos que os resultados possam promover reflexões sobre práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a pesquisa em LA no ensino de Inglês como língua adicional (ILA) nas escolas públicas do Nordeste.This study reports on an action research of a pedagogical intervention focused on written production from the perspective of Genre Pedagogy (ROSE;MARTIN, 2012) in the teaching/learning of English as an Additional Language (EAL), in the context of a 9th grade class of a Municipal Junior High School in Natal, Rio Grande do Norte. This research is characterized as action research (TRIPP, 2005), qualitative and is based on the Theory of Genre and Registration (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), which, in turn, is based on the premises of Systemic-Functional Linguistics (SFL) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004). The methodology of the pedagogical intervention is based on the strategies (Teaching and Learning Cycle - TLC) in the Reading to Learn program (R2L) (ROSE, 2013), which constitute a series of workshops of teaching strategies of written comprehension and production, some of which we applied over a 9-week period. We adapted these strategies, which aim to even out the levels in classrooms in an accelerated way through explicit learning so that all students read and write at the appropriate level. Thus, we established as general objective the investigation of the impact of the use of the Teaching and Learning Cycle in a group of students of the 9th grade of Elementary School. Results showed that all participants increased their scores at least one semester level and that the impressions of the student participants can be characterized within the Appraisal system under the subtype Attitude, largely falling in the category of appreciation, were evaluated positively. We expect the results to promote reflections on pedagogical practices and at the same time contribute to the research in LA with regard to teaching English as an Additional language (EAL) in the public schools of the Northeast.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPrograma Ler para aprenderEnsino fundamentalEscola públicaPesquisa-açãoTeoria de gênero e registroEnsino/aprendizagem da Língua InglesaPedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdfapplication/pdf3969734https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/1/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf8dfb93045b50c2d52adf56ca7477a82aMD51TEXTPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdf.txtPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain374179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/2/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf.txt23f83f08f302d89d7ccd48362e451662MD52THUMBNAILPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdf.jpgPedagogiagêneroensino_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/3/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf.jpgd1fc0b9a7d3d61ebae69b66b86f4946eMD53123456789/279662019-11-24 02:18:33.154oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27966Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:18:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
spellingShingle Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Programa Ler para aprender
Ensino fundamental
Escola pública
Pesquisa-ação
Teoria de gênero e registro
Ensino/aprendizagem da Língua Inglesa
title_short Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title_full Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title_fullStr Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title_full_unstemmed Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
title_sort Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN
author Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
author_facet Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Weissheimer, Janaina
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Vian Júnior, Orlando
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lúcia de Fátima Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cooper, Jennifer Sarah
contributor_str_mv Cooper, Jennifer Sarah
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Programa Ler para aprender
Ensino fundamental
Escola pública
Pesquisa-ação
Teoria de gênero e registro
Ensino/aprendizagem da Língua Inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Ler para aprender
Ensino fundamental
Escola pública
Pesquisa-ação
Teoria de gênero e registro
Ensino/aprendizagem da Língua Inglesa
description Este estudo relata uma pesquisa-ação de uma intervenção pedagógica voltada para a produção escrita, a partir da perspectiva da Pedagogia do Gênero (ROSE; MARTIN, 2012) no ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Adicional (ILA), no contexto de uma turma de 9º ano da Escola Municipal Francisca de Oliveira, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação (TRIPP, 2005), qualitativa e baseia-se na Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN, ROSE, 2008), que, por sua vez, é baseada nas premissas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004) A metodologia da intervenção pedagógica baseia-se nas estratégias do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA-R2L) do programa Ler para Aprender (Reading to Learn - R2L) (ROSE, 2013), que constituem uma série de oficinas de estratégias de ensino da compreensão e produção escrita, as quais aplicamos por um período de 9 semanas. Adaptamos essas estratégias, que visam nivelar as salas de aula de forma acelerada, através da aprendizagem explícita, para que todos os alunos leiam e escrevam no nível apropriado. Assim, estabelecemos como objetivo geral a investigação do impacto da utilização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem em um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados mostraram que todos os colaboradores obtiveram acréscimo em suas pontuações de, no mínimo, um semestre e que as impressões dos estudantes que foram caracterizadas dentro do sistema de Avaliatividade sob o subsistema de Atitude, foram classificadas amplamente na categoria de Apreciação e avaliadas positivamente. Assim, esperamos que os resultados possam promover reflexões sobre práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a pesquisa em LA no ensino de Inglês como língua adicional (ILA) nas escolas públicas do Nordeste.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-22T23:04:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-22T23:04:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Lúcia de Fátima Medeiros. Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN. 2019. 186f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966
identifier_str_mv SILVA, Lúcia de Fátima Medeiros. Pedagogia de gênero no ensino da língua inglesa como língua adicional: pesquisa-ação no ensino fundamental da rede pública no RN. 2019. 186f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/1/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/2/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27966/3/Pedagogiag%c3%aaneroensino_Silva_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8dfb93045b50c2d52adf56ca7477a82a
23f83f08f302d89d7ccd48362e451662
d1fc0b9a7d3d61ebae69b66b86f4946e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832908024676352