Nexus: da relacionalidade do princípio à "Metafísica do Inominável" em Nicolau de Cusa
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Livro |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24160 |
Resumo: | O estudo em questão é o resultado da pesquisa desenvolvida durante o Doutorado em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, sob a orientação do Prof. Dr. Oscar Federico Bauchwitz, com Estágio de Doutorando no Exterior (com Bolsa da CAPES) na Universidade de Coimbra – Portugal sob a orientação do Prof. Dr. João Maria André. O título do livro, “Nexus: da Relacionalidade do Princípio à ‘Metafísica do Inominável’ em Nicolau de Cusa”, procura dar conta da tentativa de se interpretar a especulação cusana a partir da busca pelo nome inominável do princípio primeiro que transparece em todas as fases do pensamento do Cardeal alemão, embora com nuanças diversas. A leitura das obras do chamado “período tardio”, mostrou a necessidade de se pensar o modo intenso e decisivo com o qual Nicolau de Cusa (1401-1464) se propusera em suas últimas obras a buscar um nome para nomear o princípio divino. Contudo, o presente texto não pretende apenas destacar nessa questão quais os modos do discurso humano ou quais os nomes divinos são os mais adequados para dizer e nomear o princípio inominável entre aqueles que Nicolau de Cusa ou retomou da tradição ou concebeu tendo em vista o seu próprio caminho especulativo. Mais do que isso, é necessário perguntarmo-nos fundamentalmente pela compreensão cusana do princípio primeiro e como essa compreensão funda a possibilidade de se conhecer e de se nomear, mesmo que inadequadamente, o princípio de todas as coisas. |
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O título do livro, “Nexus: da Relacionalidade do Princípio à ‘Metafísica do Inominável’ em Nicolau de Cusa”, procura dar conta da tentativa de se interpretar a especulação cusana a partir da busca pelo nome inominável do princípio primeiro que transparece em todas as fases do pensamento do Cardeal alemão, embora com nuanças diversas. A leitura das obras do chamado “período tardio”, mostrou a necessidade de se pensar o modo intenso e decisivo com o qual Nicolau de Cusa (1401-1464) se propusera em suas últimas obras a buscar um nome para nomear o princípio divino. Contudo, o presente texto não pretende apenas destacar nessa questão quais os modos do discurso humano ou quais os nomes divinos são os mais adequados para dizer e nomear o princípio inominável entre aqueles que Nicolau de Cusa ou retomou da tradição ou concebeu tendo em vista o seu próprio caminho especulativo. 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