O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria da Conceição Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31258
Resumo: Este trabalho versa sobre o uso da Lousa Digital Interativa (LDI), recurso tecnológico presente nas escolas da rede pública de Natal, tendo como objetivo compreender os fatores que tornam o referido instrumento metodológico pouco utilizável nas aulas de Língua Inglesa. Para tanto, foi feito um estudo exploratório a fim de averiguar o objetivo proposto nesta pesquisa. A referência empírica deste estudo contou com a participação de 21 professores do componente curricular de Língua Inglesa, atuantes na formação continuada dos anos finais do ensino fundamental, na qual, buscou-se averiguar as dificuldades que impactam na inserção dessa tecnologia no planejamento-didático pedagógico. Também é propósito deste trabalho apontar estratégias metodológicas para o uso e aproveitamento do referido recurso para a sala de aula. A partir deste estudo, foi possível interferir na atuação docente, através da realização de oficinas no sentido de mediar as práticas educativas com estratégias de ensino que integram o currículo escolar com o uso das tecnologias e das metodologias ativas, de acordo com Bacich e Moran (2018). A pesquisa enfatiza que uma das possibilidades de intensificar o uso das TICs, na prática, é investir na formação de professores, apontando, nas metodologias modernas, instrumentos possíveis de interação e engajamento para a compreensão dos conteúdos que favoreçam a aquisição da autonomia no ato de aprender, como nos aponta Freire (1996). Desse modo, foi feito o uso da pesquisaação enquanto metodologia deste instrumento investigativo, de acordo com Gil (2002) e Severino (2007). Como resultados, foram elaboradas estratégias metodológicas e um guia de uso da LDI para os docentes, com o intuito de trazer contribuições relevantes ao fazer pedagógico, em atividades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
id UFRN_b64368bfc4f42595e8f8474a08fdfae0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31258
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vieira, Maria da Conceição Limahttp://lattes.cnpq.br/9485786945854440http://lattes.cnpq.br/3992106322474895Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9702206935610428Aquino, Lucelio Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/9585462037655988Souza, Fernanda Sumika Hojo dehttp://lattes.cnpq.br/4753402114906101Andrade, Adja Ferreira de2021-01-11T17:55:19Z2021-01-11T17:55:19Z2020-08-14VIEIRA, Maria da Conceição Lima. O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas. 2020. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31258Este trabalho versa sobre o uso da Lousa Digital Interativa (LDI), recurso tecnológico presente nas escolas da rede pública de Natal, tendo como objetivo compreender os fatores que tornam o referido instrumento metodológico pouco utilizável nas aulas de Língua Inglesa. Para tanto, foi feito um estudo exploratório a fim de averiguar o objetivo proposto nesta pesquisa. A referência empírica deste estudo contou com a participação de 21 professores do componente curricular de Língua Inglesa, atuantes na formação continuada dos anos finais do ensino fundamental, na qual, buscou-se averiguar as dificuldades que impactam na inserção dessa tecnologia no planejamento-didático pedagógico. Também é propósito deste trabalho apontar estratégias metodológicas para o uso e aproveitamento do referido recurso para a sala de aula. A partir deste estudo, foi possível interferir na atuação docente, através da realização de oficinas no sentido de mediar as práticas educativas com estratégias de ensino que integram o currículo escolar com o uso das tecnologias e das metodologias ativas, de acordo com Bacich e Moran (2018). A pesquisa enfatiza que uma das possibilidades de intensificar o uso das TICs, na prática, é investir na formação de professores, apontando, nas metodologias modernas, instrumentos possíveis de interação e engajamento para a compreensão dos conteúdos que favoreçam a aquisição da autonomia no ato de aprender, como nos aponta Freire (1996). Desse modo, foi feito o uso da pesquisaação enquanto metodologia deste instrumento investigativo, de acordo com Gil (2002) e Severino (2007). Como resultados, foram elaboradas estratégias metodológicas e um guia de uso da LDI para os docentes, com o intuito de trazer contribuições relevantes ao fazer pedagógico, em atividades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).This work deals with the use of the Interactive Digital Whiteboard (IDW), a technological resource present in public school in Natal, with the objective of understanding the factors that make the referred methodological instrument little usable in English language classes. To this end, an exploratory study was carried out to ascertain the objective proposed in this research. The empirical reference of this study counted with the participation of 21 teachers of the English language curriculum component, active in the continuing education of the final years of elementary school, in which, it was sought to ascertain the difficulties that impact the insertion of this technology in the pedagogical didactic planning. It is also the purpose of this work to point out methodological strategies for the use and use of this resource for the classroom. From this study, it was possible to interfere in the teaching performance, through the realization of workshops in order to mediate educational practices with teaching strategies that integrate the school curriculum with the use of technologies and active methodologies, according to Bacich and Moran (2018). The research emphasizes that one of the possibilities of intensifying the use of ICTs, in practice, is to invest in teacher training, pointing out, in modern methodologies, possible instruments of interaction and engagement to understand the contents that favor the acquisition of autonomy in the act of learn, as Freire (1996) points out. Thus, action research was used as a methodology for this investigative instrument, according to Gil (2002) and Severino (2007). As a result, methodological strategies, and a guide for the use of IDW were developed for teachers, with the aim of bringing relevant contributions to teaching, in activities with the use of Information and Communication Technologies (ICTs).Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilLousa digital interativaFormação de professorMetodologias ativasEstratégias metodológicas de ensinoO uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsolousadigital_Vieira_2020.pdfapplication/pdf3955188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/1/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf63e5bcdfe75e8f77a4178deb5046aa3cMD51TEXTUsolousadigital_Vieira_2020.pdf.txtUsolousadigital_Vieira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain208911https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/2/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf.txtf03dfaf2110f3493052d88677ff43739MD52THUMBNAILUsolousadigital_Vieira_2020.pdf.jpgUsolousadigital_Vieira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/3/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf.jpgd276c00c94fe50403bc6c0113f4deee1MD53123456789/312582021-01-17 05:25:16.853oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31258Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-17T08:25:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas
title O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas
spellingShingle O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas
Vieira, Maria da Conceição Lima
Lousa digital interativa
Formação de professor
Metodologias ativas
Estratégias metodológicas de ensino
title_short O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas
title_full O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas
title_fullStr O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas
title_full_unstemmed O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas
title_sort O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas
author Vieira, Maria da Conceição Lima
author_facet Vieira, Maria da Conceição Lima
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9485786945854440
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3992106322474895
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9702206935610428
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Aquino, Lucelio Dantas de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9585462037655988
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Souza, Fernanda Sumika Hojo de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4753402114906101
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria da Conceição Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
contributor_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Lousa digital interativa
Formação de professor
Metodologias ativas
Estratégias metodológicas de ensino
topic Lousa digital interativa
Formação de professor
Metodologias ativas
Estratégias metodológicas de ensino
description Este trabalho versa sobre o uso da Lousa Digital Interativa (LDI), recurso tecnológico presente nas escolas da rede pública de Natal, tendo como objetivo compreender os fatores que tornam o referido instrumento metodológico pouco utilizável nas aulas de Língua Inglesa. Para tanto, foi feito um estudo exploratório a fim de averiguar o objetivo proposto nesta pesquisa. A referência empírica deste estudo contou com a participação de 21 professores do componente curricular de Língua Inglesa, atuantes na formação continuada dos anos finais do ensino fundamental, na qual, buscou-se averiguar as dificuldades que impactam na inserção dessa tecnologia no planejamento-didático pedagógico. Também é propósito deste trabalho apontar estratégias metodológicas para o uso e aproveitamento do referido recurso para a sala de aula. A partir deste estudo, foi possível interferir na atuação docente, através da realização de oficinas no sentido de mediar as práticas educativas com estratégias de ensino que integram o currículo escolar com o uso das tecnologias e das metodologias ativas, de acordo com Bacich e Moran (2018). A pesquisa enfatiza que uma das possibilidades de intensificar o uso das TICs, na prática, é investir na formação de professores, apontando, nas metodologias modernas, instrumentos possíveis de interação e engajamento para a compreensão dos conteúdos que favoreçam a aquisição da autonomia no ato de aprender, como nos aponta Freire (1996). Desse modo, foi feito o uso da pesquisaação enquanto metodologia deste instrumento investigativo, de acordo com Gil (2002) e Severino (2007). Como resultados, foram elaboradas estratégias metodológicas e um guia de uso da LDI para os docentes, com o intuito de trazer contribuições relevantes ao fazer pedagógico, em atividades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-11T17:55:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-11T17:55:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Maria da Conceição Lima. O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas. 2020. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31258
identifier_str_mv VIEIRA, Maria da Conceição Lima. O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas. 2020. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/1/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/2/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/3/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63e5bcdfe75e8f77a4178deb5046aa3c
f03dfaf2110f3493052d88677ff43739
d276c00c94fe50403bc6c0113f4deee1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117876700676096