O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31258 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre o uso da Lousa Digital Interativa (LDI), recurso tecnológico presente nas escolas da rede pública de Natal, tendo como objetivo compreender os fatores que tornam o referido instrumento metodológico pouco utilizável nas aulas de Língua Inglesa. Para tanto, foi feito um estudo exploratório a fim de averiguar o objetivo proposto nesta pesquisa. A referência empírica deste estudo contou com a participação de 21 professores do componente curricular de Língua Inglesa, atuantes na formação continuada dos anos finais do ensino fundamental, na qual, buscou-se averiguar as dificuldades que impactam na inserção dessa tecnologia no planejamento-didático pedagógico. Também é propósito deste trabalho apontar estratégias metodológicas para o uso e aproveitamento do referido recurso para a sala de aula. A partir deste estudo, foi possível interferir na atuação docente, através da realização de oficinas no sentido de mediar as práticas educativas com estratégias de ensino que integram o currículo escolar com o uso das tecnologias e das metodologias ativas, de acordo com Bacich e Moran (2018). A pesquisa enfatiza que uma das possibilidades de intensificar o uso das TICs, na prática, é investir na formação de professores, apontando, nas metodologias modernas, instrumentos possíveis de interação e engajamento para a compreensão dos conteúdos que favoreçam a aquisição da autonomia no ato de aprender, como nos aponta Freire (1996). Desse modo, foi feito o uso da pesquisaação enquanto metodologia deste instrumento investigativo, de acordo com Gil (2002) e Severino (2007). Como resultados, foram elaboradas estratégias metodológicas e um guia de uso da LDI para os docentes, com o intuito de trazer contribuições relevantes ao fazer pedagógico, em atividades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). |
id |
UFRN_b64368bfc4f42595e8f8474a08fdfae0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31258 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Maria da Conceição Limahttp://lattes.cnpq.br/9485786945854440http://lattes.cnpq.br/3992106322474895Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9702206935610428Aquino, Lucelio Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/9585462037655988Souza, Fernanda Sumika Hojo dehttp://lattes.cnpq.br/4753402114906101Andrade, Adja Ferreira de2021-01-11T17:55:19Z2021-01-11T17:55:19Z2020-08-14VIEIRA, Maria da Conceição Lima. O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas. 2020. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31258Este trabalho versa sobre o uso da Lousa Digital Interativa (LDI), recurso tecnológico presente nas escolas da rede pública de Natal, tendo como objetivo compreender os fatores que tornam o referido instrumento metodológico pouco utilizável nas aulas de Língua Inglesa. Para tanto, foi feito um estudo exploratório a fim de averiguar o objetivo proposto nesta pesquisa. A referência empírica deste estudo contou com a participação de 21 professores do componente curricular de Língua Inglesa, atuantes na formação continuada dos anos finais do ensino fundamental, na qual, buscou-se averiguar as dificuldades que impactam na inserção dessa tecnologia no planejamento-didático pedagógico. Também é propósito deste trabalho apontar estratégias metodológicas para o uso e aproveitamento do referido recurso para a sala de aula. A partir deste estudo, foi possível interferir na atuação docente, através da realização de oficinas no sentido de mediar as práticas educativas com estratégias de ensino que integram o currículo escolar com o uso das tecnologias e das metodologias ativas, de acordo com Bacich e Moran (2018). A pesquisa enfatiza que uma das possibilidades de intensificar o uso das TICs, na prática, é investir na formação de professores, apontando, nas metodologias modernas, instrumentos possíveis de interação e engajamento para a compreensão dos conteúdos que favoreçam a aquisição da autonomia no ato de aprender, como nos aponta Freire (1996). Desse modo, foi feito o uso da pesquisaação enquanto metodologia deste instrumento investigativo, de acordo com Gil (2002) e Severino (2007). Como resultados, foram elaboradas estratégias metodológicas e um guia de uso da LDI para os docentes, com o intuito de trazer contribuições relevantes ao fazer pedagógico, em atividades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).This work deals with the use of the Interactive Digital Whiteboard (IDW), a technological resource present in public school in Natal, with the objective of understanding the factors that make the referred methodological instrument little usable in English language classes. To this end, an exploratory study was carried out to ascertain the objective proposed in this research. The empirical reference of this study counted with the participation of 21 teachers of the English language curriculum component, active in the continuing education of the final years of elementary school, in which, it was sought to ascertain the difficulties that impact the insertion of this technology in the pedagogical didactic planning. It is also the purpose of this work to point out methodological strategies for the use and use of this resource for the classroom. From this study, it was possible to interfere in the teaching performance, through the realization of workshops in order to mediate educational practices with teaching strategies that integrate the school curriculum with the use of technologies and active methodologies, according to Bacich and Moran (2018). The research emphasizes that one of the possibilities of intensifying the use of ICTs, in practice, is to invest in teacher training, pointing out, in modern methodologies, possible instruments of interaction and engagement to understand the contents that favor the acquisition of autonomy in the act of learn, as Freire (1996) points out. Thus, action research was used as a methodology for this investigative instrument, according to Gil (2002) and Severino (2007). As a result, methodological strategies, and a guide for the use of IDW were developed for teachers, with the aim of bringing relevant contributions to teaching, in activities with the use of Information and Communication Technologies (ICTs).Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilLousa digital interativaFormação de professorMetodologias ativasEstratégias metodológicas de ensinoO uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsolousadigital_Vieira_2020.pdfapplication/pdf3955188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/1/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf63e5bcdfe75e8f77a4178deb5046aa3cMD51TEXTUsolousadigital_Vieira_2020.pdf.txtUsolousadigital_Vieira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain208911https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/2/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf.txtf03dfaf2110f3493052d88677ff43739MD52THUMBNAILUsolousadigital_Vieira_2020.pdf.jpgUsolousadigital_Vieira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/3/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf.jpgd276c00c94fe50403bc6c0113f4deee1MD53123456789/312582021-01-17 05:25:16.853oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31258Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-17T08:25:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas |
title |
O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas |
spellingShingle |
O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas Vieira, Maria da Conceição Lima Lousa digital interativa Formação de professor Metodologias ativas Estratégias metodológicas de ensino |
title_short |
O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas |
title_full |
O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas |
title_fullStr |
O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas |
title_full_unstemmed |
O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas |
title_sort |
O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas |
author |
Vieira, Maria da Conceição Lima |
author_facet |
Vieira, Maria da Conceição Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9485786945854440 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3992106322474895 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9702206935610428 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Aquino, Lucelio Dantas de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9585462037655988 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Souza, Fernanda Sumika Hojo de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4753402114906101 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria da Conceição Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
contributor_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lousa digital interativa Formação de professor Metodologias ativas Estratégias metodológicas de ensino |
topic |
Lousa digital interativa Formação de professor Metodologias ativas Estratégias metodológicas de ensino |
description |
Este trabalho versa sobre o uso da Lousa Digital Interativa (LDI), recurso tecnológico presente nas escolas da rede pública de Natal, tendo como objetivo compreender os fatores que tornam o referido instrumento metodológico pouco utilizável nas aulas de Língua Inglesa. Para tanto, foi feito um estudo exploratório a fim de averiguar o objetivo proposto nesta pesquisa. A referência empírica deste estudo contou com a participação de 21 professores do componente curricular de Língua Inglesa, atuantes na formação continuada dos anos finais do ensino fundamental, na qual, buscou-se averiguar as dificuldades que impactam na inserção dessa tecnologia no planejamento-didático pedagógico. Também é propósito deste trabalho apontar estratégias metodológicas para o uso e aproveitamento do referido recurso para a sala de aula. A partir deste estudo, foi possível interferir na atuação docente, através da realização de oficinas no sentido de mediar as práticas educativas com estratégias de ensino que integram o currículo escolar com o uso das tecnologias e das metodologias ativas, de acordo com Bacich e Moran (2018). A pesquisa enfatiza que uma das possibilidades de intensificar o uso das TICs, na prática, é investir na formação de professores, apontando, nas metodologias modernas, instrumentos possíveis de interação e engajamento para a compreensão dos conteúdos que favoreçam a aquisição da autonomia no ato de aprender, como nos aponta Freire (1996). Desse modo, foi feito o uso da pesquisaação enquanto metodologia deste instrumento investigativo, de acordo com Gil (2002) e Severino (2007). Como resultados, foram elaboradas estratégias metodológicas e um guia de uso da LDI para os docentes, com o intuito de trazer contribuições relevantes ao fazer pedagógico, em atividades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-11T17:55:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-11T17:55:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Maria da Conceição Lima. O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas. 2020. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31258 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Maria da Conceição Lima. O uso da lousa digital interativa na formação do professor de Língua Inglesa: limites e perspectivas. 2020. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/1/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/2/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31258/3/Usolousadigital_Vieira_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63e5bcdfe75e8f77a4178deb5046aa3c f03dfaf2110f3493052d88677ff43739 d276c00c94fe50403bc6c0113f4deee1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117876700676096 |