Entre cinema e pintura: o hibridismo no cinema de Jean-Luc Godard
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25002 |
Resumo: | Essa dissertação investiga como se dá a forma simbólica atuante no hibridismo estético presente nos filmes de Jean-Luc Godard, especificamente em O Demônio das Onze Horas (Pierrot Le Fou, 1965), Paixão (Passion, 1982) e Adeus à Linguagem (Adieu Au Langage, 2014), no que toca a relação entre cinema e pintura. Duas questões centrais nortearam o foco desta investigação: como se dá a construção simbólica da maneira pictórica de Godard? Os elementos pictóricos presentes na narrativa fílmica se propõem realmente a construir significados e transmitir sensações reais como as do movimento impressionista nas pinturas? A relação entre cinema e pintura na obra de Godard é trabalhada aqui no contexto de promover um diálogo entre as artes e a comunicação. Partindo do pressuposto de que filmes são objetos artísticos que comunicam por meio de elementos simbólicos, este trabalho busca identificar a forma simbólica de Godard dentro de uma linguagem híbrida por meio da análise de elementos como a cor e a luz. |
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Ferreira, Veruza de MoraisDantas, Daiany FerreiraMendes, Marcilia Luzia Gomes da CostaKneipp, Valquiria Aparecida PassosCosta, Maria Helena Braga e Vaz da2018-04-06T14:02:30Z2018-04-06T14:02:30Z2018-02-07FERREIRA, Veruza de Morais. Entre cinema e pintura: o hibridismo no cinema de Jean-Luc Godard. 2018. 153f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25002Essa dissertação investiga como se dá a forma simbólica atuante no hibridismo estético presente nos filmes de Jean-Luc Godard, especificamente em O Demônio das Onze Horas (Pierrot Le Fou, 1965), Paixão (Passion, 1982) e Adeus à Linguagem (Adieu Au Langage, 2014), no que toca a relação entre cinema e pintura. Duas questões centrais nortearam o foco desta investigação: como se dá a construção simbólica da maneira pictórica de Godard? Os elementos pictóricos presentes na narrativa fílmica se propõem realmente a construir significados e transmitir sensações reais como as do movimento impressionista nas pinturas? A relação entre cinema e pintura na obra de Godard é trabalhada aqui no contexto de promover um diálogo entre as artes e a comunicação. Partindo do pressuposto de que filmes são objetos artísticos que comunicam por meio de elementos simbólicos, este trabalho busca identificar a forma simbólica de Godard dentro de uma linguagem híbrida por meio da análise de elementos como a cor e a luz.This research aimed to expand the existing studies regarding the relationship between cinema and painting, investigating how the symbolic form acting in the hybridism present in the films of French film director Jean-Luc Godard. The dissertation is developed in two chapters. The first chapter, entitled "From pictorial to cinematographic", focuses on cinema and its transformations concerning the ways to represent the "real", emphasizing the French New Wave and Godard’s cinema. In the second chapter, entitled “Cinema, painting and hybrid language in Jean-Luc Godard”, after defining the concept of hybridism and its applicability, regarding the use of color, to the aspects of symbolic, hybrid and intertextual representation in the cinema, the films Pierrot Le Fou (1965), Passion (1982) e Goodbye to Language (2014) are analyzed in light of Vanoye and Goliot-Lété (1994), Penafria (2009) and Rose (2003). Throughout the text, the relationship between cinema and painting in Godard's work is carried out with a view to promoting a dialogue between art and communication. Two questions guided the investigation: how does the symbolic construction of Godard's pictorial way take place? Do the pictorial elements present in the filmic narrative really propose to construct meanings and transmit real sensations like those of the Impressionist movement in the paintings? In the understanding achieved by the research, it is affirmed that symbolism and poetics are inherent in cinema and painting in the film production of Jean-Luc Godard.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIAHibridismoCinemaPinturaCorJ ean-Luc GodardEntre cinema e pintura: o hibridismo no cinema de Jean-Luc Godardinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf.txtVeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain336506https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25002/3/VeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf.txt8f9577b0705f31be27c8fa1ce611a23dMD53THUMBNAILVeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf.jpgVeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg16001https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25002/2/VeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf.jpgcfcdbaa343e2a7fcd5afd550215e9c2fMD52THUMBNAILVeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf.jpgVeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg16001https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25002/2/VeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf.jpgcfcdbaa343e2a7fcd5afd550215e9c2fMD52ORIGINALVeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdfapplication/pdf2039251https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25002/1/VeruzaDeMoraisFerreira_DISSERT.pdf59b1e0bc8c55d3b114594792431681adMD51123456789/250022019-05-26 03:23:54.561oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25002Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:23:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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