Análise do assento e encosto de cadeira de rodas dobráveis, na perspectiva tribológica de materiais têxteis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limão, Ilmara Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23784
Resumo: A tribologia aplicada em materiais têxteis apresenta uma significativa conexão com o conforto da roupa, já que as propriedades físicas dos tecidos estão intimamente relacionadas à sua superfície e propriedades de desgaste. De igual modo, o atrito na interface cadeira de rodas-têxteis é um fator crítico, para avarias das roupas e lesões de pele, causadas por cargas mecânicas cíclicas, pelas pressões de contato e por forças de cisalhamento, mediante contínuo e longo período de tempo. Como os contatos mecânicos podem ser especialmente problemáticos, para usuários de cadeira de rodas, é relevante conhecer as características de fricção dos têxteis, direcionada para pessoas com mobilidade reduzida. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo, analisar o material do assento e encosto de cadeiras de rodas dobráveis, no que tange a tribologia. E propor novas rotas tecnológicas para a fabricação personalizada destes materiais. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando dos procedimentos técnicos bibliográficos e experimental, para descrever e explicar os ensaios mecânicos, de resistência à tração e rasgo, formação de pilling, solidez à cor por fricção, além dos ensaios no abrasímetro martindale e no tribômetro, pino sobre disco. Os materiais têxteis analisados são de caráter representativo, baseado nas características e propriedades da sua composição. As variáveis analisadas são desgaste, coeficiente de atrito, força de atrito e temperatura. A análise e interpretação dos dados, é auxiliada pela ferramenta de mineração de dados Waikato Environment for Knowledge Analysis – WEKA, utilizando o algoritmo de classificação J48. Resultou-se com o estudo, o mapeamento das avarias, elencando em ordem decrescente os materiais têxteis mais adequados em contato com o assento de encosto de cadeira de rodas. Os resultados apresentaram: o tecido plano sarja, com maior resistência em todos os ensaios; o tecido de malha jersey, com maior temperatura e formação de pilling; o tecido jeans, com maior desgaste abrasivo; o tecido tricoline, com maior coeficiente de atrito dinâmico; o tecido tecnosport, com menor desgaste abrasivo. Sendo possível traçar por meio do trabalho, novas rotas para fabricação de materiais têxteis, voltadas para cadeirantes.
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De igual modo, o atrito na interface cadeira de rodas-têxteis é um fator crítico, para avarias das roupas e lesões de pele, causadas por cargas mecânicas cíclicas, pelas pressões de contato e por forças de cisalhamento, mediante contínuo e longo período de tempo. Como os contatos mecânicos podem ser especialmente problemáticos, para usuários de cadeira de rodas, é relevante conhecer as características de fricção dos têxteis, direcionada para pessoas com mobilidade reduzida. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo, analisar o material do assento e encosto de cadeiras de rodas dobráveis, no que tange a tribologia. E propor novas rotas tecnológicas para a fabricação personalizada destes materiais. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando dos procedimentos técnicos bibliográficos e experimental, para descrever e explicar os ensaios mecânicos, de resistência à tração e rasgo, formação de pilling, solidez à cor por fricção, além dos ensaios no abrasímetro martindale e no tribômetro, pino sobre disco. Os materiais têxteis analisados são de caráter representativo, baseado nas características e propriedades da sua composição. As variáveis analisadas são desgaste, coeficiente de atrito, força de atrito e temperatura. A análise e interpretação dos dados, é auxiliada pela ferramenta de mineração de dados Waikato Environment for Knowledge Analysis – WEKA, utilizando o algoritmo de classificação J48. Resultou-se com o estudo, o mapeamento das avarias, elencando em ordem decrescente os materiais têxteis mais adequados em contato com o assento de encosto de cadeira de rodas. Os resultados apresentaram: o tecido plano sarja, com maior resistência em todos os ensaios; o tecido de malha jersey, com maior temperatura e formação de pilling; o tecido jeans, com maior desgaste abrasivo; o tecido tricoline, com maior coeficiente de atrito dinâmico; o tecido tecnosport, com menor desgaste abrasivo. Sendo possível traçar por meio do trabalho, novas rotas para fabricação de materiais têxteis, voltadas para cadeirantes.The tribology applied in textile materials presents a significant connection with the comfort of the clothes, since the physical properties of the fabrics are closely related to its surface and wear properties. Similarly, the friction in the wheelchair-textile interface is a critical factor, for clothing breakdowns and skin lesions, caused by cyclic mechanical loads, contact pressures and shear forces, for a continuous and long period of time. As mechanical contacts can be especially problematic for wheelchair users, it is relevant to know the friction characteristics of textiles, aimed at people with reduced mobility. In view of the above, the present work aims to analyze the material of the seat and backrest of folding wheelchairs, regarding tribology. And propose new technological routes for the personalized manufacture of these materials. For this, a research of an applied nature was carried out, with qualitative and quantitative approaches, using the technical bibliographical and experimental procedures, to describe and explain the mechanical tests, tensile and tear resistance, pilling formation, friction fastness, besides the tests on the martindale abrasometer and the tribometer, pin on disk. The textile materials analyzed are of representative character, based on the characteristics and properties of their composition. The analyzed variables are wear, coefficient of friction, friction force and temperature. Data analysis and interpretation is aided by the Waikato Environment for Knowledge Analysis (WEKA) data mining tool using the J48 classification algorithm. The study resulted in the mapping of faults, listing in decreasing order the most appropriate textile materials in contact with the seat of the back of a wheelchair. The results showed: the flat twill fabric, with higher resistance in all the tests; Knitted jersey fabric, with higher temperature and pilling formation; Jeans fabric with higher abrasive wear; The tricoline fabric, with higher coefficient of dynamic friction; The tecnosport fabric, with less abrasive wear. Being possible to draw through the work, new routes for the manufacture of textile materials, aimed at wheelchair users.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICATribologiaMateriais têxteisCadeiras de rodasMineração de dadosAnálise do assento e encosto de cadeira de rodas dobráveis, na perspectiva tribológica de materiais têxteisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIlmaraPinheiroLimao_DISSERT.pdfIlmaraPinheiroLimao_DISSERT.pdfapplication/pdf3907455https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23784/1/IlmaraPinheiroLimao_DISSERT.pdf7171a1757a7a825ef92e221886388582MD51TEXTIlmaraPinheiroLimao_DISSERT.pdf.txtIlmaraPinheiroLimao_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain131857https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23784/4/IlmaraPinheiroLimao_DISSERT.pdf.txt7f9a6f76a5fb5073a8acf84eb831f804MD54THUMBNAILIlmaraPinheiroLimao_DISSERT.pdf.jpgIlmaraPinheiroLimao_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2690https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23784/5/IlmaraPinheiroLimao_DISSERT.pdf.jpgdbd0ca3051611cc75fa57a04db4349c4MD55123456789/237842017-11-04 23:32:11.639oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23784Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T02:32:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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