Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ailton Pacheco de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37537
Resumo: Cada vez mais o marketing vem se tornando uma estratégia de grande influência para o sucesso de um produto ou serviço oferecido por empresas, órgãos e até mesmo em destinações turísticas. Estando dentro de um processo de planejamento, as estratégias de marketing e divulgação utilizam de várias ações e ferramentas para se obter um resultado previamente delineado. Com base neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de marketing utilizadas para a divulgação de Natal como um dos destinos presentes no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa e obtenção de dados deu-se por meio de um levantamento bibliográfico bem como aplicação de entrevista com o representante do órgão gestor responsável pelo fomento do turismo local. O trabalho classifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A partir da pesquisa foi possível observar como ocorre o processo de planejamento de marketing turístico de Natal e onde o mesmo é implantado, bem como quais os resultados que este planejamento pode trazer para a cidade, como emprego e renda para a população, além do aumento de turistas anualmente, turistas estes nacionais e internacionais. Além do crescimento da demanda, as estratégias de marketing e divulgação elaboradas e aplicadas em Natal acabam atraindo investimentos de empresas privadas bem como de órgão públicos de fomento ao turismo. Como foi possível identificar, estes investimentos ajudam no fomento do turismo e na criação de uma infraestrutura turística adequada para a cidade, além de oferecer emprego e renda à população local. Portanto, sendo de grande importância, as estratégias de marketing bem como o seu planejamento trazem de forma positiva benefícios para o turismo na localidade, sendo estes de modo econômico e social como ocorre no destino de Natal/RN.
id UFRN_b7fb71747765da6ea61c1c3fea51b9ed
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37537
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Ailton Pacheco deFerreira, Lissa Valéria FernandesVirginio, Darlyne FontesTrigueiro, Renata Paula Costa2017-09-15T17:07:12Z2021-09-22T13:53:19Z2017-09-15T17:07:12Z2021-09-22T13:53:19Z20132010017188SOUZA, Ailton Pacheco de. Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37537Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoMarketingDestinos turísticosPromoçãoEstratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCada vez mais o marketing vem se tornando uma estratégia de grande influência para o sucesso de um produto ou serviço oferecido por empresas, órgãos e até mesmo em destinações turísticas. Estando dentro de um processo de planejamento, as estratégias de marketing e divulgação utilizam de várias ações e ferramentas para se obter um resultado previamente delineado. Com base neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de marketing utilizadas para a divulgação de Natal como um dos destinos presentes no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa e obtenção de dados deu-se por meio de um levantamento bibliográfico bem como aplicação de entrevista com o representante do órgão gestor responsável pelo fomento do turismo local. O trabalho classifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A partir da pesquisa foi possível observar como ocorre o processo de planejamento de marketing turístico de Natal e onde o mesmo é implantado, bem como quais os resultados que este planejamento pode trazer para a cidade, como emprego e renda para a população, além do aumento de turistas anualmente, turistas estes nacionais e internacionais. Além do crescimento da demanda, as estratégias de marketing e divulgação elaboradas e aplicadas em Natal acabam atraindo investimentos de empresas privadas bem como de órgão públicos de fomento ao turismo. Como foi possível identificar, estes investimentos ajudam no fomento do turismo e na criação de uma infraestrutura turística adequada para a cidade, além de oferecer emprego e renda à população local. Portanto, sendo de grande importância, as estratégias de marketing bem como o seu planejamento trazem de forma positiva benefícios para o turismo na localidade, sendo estes de modo econômico e social como ocorre no destino de Natal/RN.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAiltonPS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain127209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/1/AiltonPS_Monografia.pdf.txt42adea0a37b666ed8cec71363b87b8fdMD51ORIGINALAiltonPS_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf1091817https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/2/AiltonPS_Monografia.pdfda3bcfaa928a7e514d0b0ae4f9ec9cf3MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/375372021-09-22 10:53:19.71oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:53:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN
title Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN
spellingShingle Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN
Souza, Ailton Pacheco de
Marketing
Destinos turísticos
Promoção
title_short Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN
title_full Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN
title_fullStr Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN
title_full_unstemmed Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN
title_sort Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN
author Souza, Ailton Pacheco de
author_facet Souza, Ailton Pacheco de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Virginio, Darlyne Fontes
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ailton Pacheco de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trigueiro, Renata Paula Costa
contributor_str_mv Trigueiro, Renata Paula Costa
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Marketing
Destinos turísticos
Promoção
topic Marketing
Destinos turísticos
Promoção
description Cada vez mais o marketing vem se tornando uma estratégia de grande influência para o sucesso de um produto ou serviço oferecido por empresas, órgãos e até mesmo em destinações turísticas. Estando dentro de um processo de planejamento, as estratégias de marketing e divulgação utilizam de várias ações e ferramentas para se obter um resultado previamente delineado. Com base neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de marketing utilizadas para a divulgação de Natal como um dos destinos presentes no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa e obtenção de dados deu-se por meio de um levantamento bibliográfico bem como aplicação de entrevista com o representante do órgão gestor responsável pelo fomento do turismo local. O trabalho classifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A partir da pesquisa foi possível observar como ocorre o processo de planejamento de marketing turístico de Natal e onde o mesmo é implantado, bem como quais os resultados que este planejamento pode trazer para a cidade, como emprego e renda para a população, além do aumento de turistas anualmente, turistas estes nacionais e internacionais. Além do crescimento da demanda, as estratégias de marketing e divulgação elaboradas e aplicadas em Natal acabam atraindo investimentos de empresas privadas bem como de órgão públicos de fomento ao turismo. Como foi possível identificar, estes investimentos ajudam no fomento do turismo e na criação de uma infraestrutura turística adequada para a cidade, além de oferecer emprego e renda à população local. Portanto, sendo de grande importância, as estratégias de marketing bem como o seu planejamento trazem de forma positiva benefícios para o turismo na localidade, sendo estes de modo econômico e social como ocorre no destino de Natal/RN.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-15T17:07:12Z
2021-09-22T13:53:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-15T17:07:12Z
2021-09-22T13:53:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2010017188
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Ailton Pacheco de. Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37537
identifier_str_mv 2010017188
SOUZA, Ailton Pacheco de. Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/1/AiltonPS_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/2/AiltonPS_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 42adea0a37b666ed8cec71363b87b8fd
da3bcfaa928a7e514d0b0ae4f9ec9cf3
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832632931811328