Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37537 |
Resumo: | Cada vez mais o marketing vem se tornando uma estratégia de grande influência para o sucesso de um produto ou serviço oferecido por empresas, órgãos e até mesmo em destinações turísticas. Estando dentro de um processo de planejamento, as estratégias de marketing e divulgação utilizam de várias ações e ferramentas para se obter um resultado previamente delineado. Com base neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de marketing utilizadas para a divulgação de Natal como um dos destinos presentes no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa e obtenção de dados deu-se por meio de um levantamento bibliográfico bem como aplicação de entrevista com o representante do órgão gestor responsável pelo fomento do turismo local. O trabalho classifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A partir da pesquisa foi possível observar como ocorre o processo de planejamento de marketing turístico de Natal e onde o mesmo é implantado, bem como quais os resultados que este planejamento pode trazer para a cidade, como emprego e renda para a população, além do aumento de turistas anualmente, turistas estes nacionais e internacionais. Além do crescimento da demanda, as estratégias de marketing e divulgação elaboradas e aplicadas em Natal acabam atraindo investimentos de empresas privadas bem como de órgão públicos de fomento ao turismo. Como foi possível identificar, estes investimentos ajudam no fomento do turismo e na criação de uma infraestrutura turística adequada para a cidade, além de oferecer emprego e renda à população local. Portanto, sendo de grande importância, as estratégias de marketing bem como o seu planejamento trazem de forma positiva benefícios para o turismo na localidade, sendo estes de modo econômico e social como ocorre no destino de Natal/RN. |
id |
UFRN_b7fb71747765da6ea61c1c3fea51b9ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37537 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Ailton Pacheco deFerreira, Lissa Valéria FernandesVirginio, Darlyne FontesTrigueiro, Renata Paula Costa2017-09-15T17:07:12Z2021-09-22T13:53:19Z2017-09-15T17:07:12Z2021-09-22T13:53:19Z20132010017188SOUZA, Ailton Pacheco de. Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37537Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoMarketingDestinos turísticosPromoçãoEstratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCada vez mais o marketing vem se tornando uma estratégia de grande influência para o sucesso de um produto ou serviço oferecido por empresas, órgãos e até mesmo em destinações turísticas. Estando dentro de um processo de planejamento, as estratégias de marketing e divulgação utilizam de várias ações e ferramentas para se obter um resultado previamente delineado. Com base neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de marketing utilizadas para a divulgação de Natal como um dos destinos presentes no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa e obtenção de dados deu-se por meio de um levantamento bibliográfico bem como aplicação de entrevista com o representante do órgão gestor responsável pelo fomento do turismo local. O trabalho classifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A partir da pesquisa foi possível observar como ocorre o processo de planejamento de marketing turístico de Natal e onde o mesmo é implantado, bem como quais os resultados que este planejamento pode trazer para a cidade, como emprego e renda para a população, além do aumento de turistas anualmente, turistas estes nacionais e internacionais. Além do crescimento da demanda, as estratégias de marketing e divulgação elaboradas e aplicadas em Natal acabam atraindo investimentos de empresas privadas bem como de órgão públicos de fomento ao turismo. Como foi possível identificar, estes investimentos ajudam no fomento do turismo e na criação de uma infraestrutura turística adequada para a cidade, além de oferecer emprego e renda à população local. Portanto, sendo de grande importância, as estratégias de marketing bem como o seu planejamento trazem de forma positiva benefícios para o turismo na localidade, sendo estes de modo econômico e social como ocorre no destino de Natal/RN.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAiltonPS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain127209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/1/AiltonPS_Monografia.pdf.txt42adea0a37b666ed8cec71363b87b8fdMD51ORIGINALAiltonPS_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf1091817https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/2/AiltonPS_Monografia.pdfda3bcfaa928a7e514d0b0ae4f9ec9cf3MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/375372021-09-22 10:53:19.71oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:53:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN |
title |
Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN |
spellingShingle |
Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN Souza, Ailton Pacheco de Marketing Destinos turísticos Promoção |
title_short |
Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN |
title_full |
Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN |
title_fullStr |
Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN |
title_sort |
Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN |
author |
Souza, Ailton Pacheco de |
author_facet |
Souza, Ailton Pacheco de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Virginio, Darlyne Fontes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ailton Pacheco de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trigueiro, Renata Paula Costa |
contributor_str_mv |
Trigueiro, Renata Paula Costa |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Marketing Destinos turísticos Promoção |
topic |
Marketing Destinos turísticos Promoção |
description |
Cada vez mais o marketing vem se tornando uma estratégia de grande influência para o sucesso de um produto ou serviço oferecido por empresas, órgãos e até mesmo em destinações turísticas. Estando dentro de um processo de planejamento, as estratégias de marketing e divulgação utilizam de várias ações e ferramentas para se obter um resultado previamente delineado. Com base neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de marketing utilizadas para a divulgação de Natal como um dos destinos presentes no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa e obtenção de dados deu-se por meio de um levantamento bibliográfico bem como aplicação de entrevista com o representante do órgão gestor responsável pelo fomento do turismo local. O trabalho classifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A partir da pesquisa foi possível observar como ocorre o processo de planejamento de marketing turístico de Natal e onde o mesmo é implantado, bem como quais os resultados que este planejamento pode trazer para a cidade, como emprego e renda para a população, além do aumento de turistas anualmente, turistas estes nacionais e internacionais. Além do crescimento da demanda, as estratégias de marketing e divulgação elaboradas e aplicadas em Natal acabam atraindo investimentos de empresas privadas bem como de órgão públicos de fomento ao turismo. Como foi possível identificar, estes investimentos ajudam no fomento do turismo e na criação de uma infraestrutura turística adequada para a cidade, além de oferecer emprego e renda à população local. Portanto, sendo de grande importância, as estratégias de marketing bem como o seu planejamento trazem de forma positiva benefícios para o turismo na localidade, sendo estes de modo econômico e social como ocorre no destino de Natal/RN. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-15T17:07:12Z 2021-09-22T13:53:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-15T17:07:12Z 2021-09-22T13:53:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2010017188 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Ailton Pacheco de. Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37537 |
identifier_str_mv |
2010017188 SOUZA, Ailton Pacheco de. Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/1/AiltonPS_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/2/AiltonPS_Monografia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37537/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42adea0a37b666ed8cec71363b87b8fd da3bcfaa928a7e514d0b0ae4f9ec9cf3 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832632931811328 |