A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Pedro Alexandre Cordeiro Pimentel Lopes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4301
Resumo: Este projecto de investigação tem como objectivo essencial avaliar a importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos. Para tal, um ano antes do Euro 2004, foi aplicado um inquérito aos turistas estrangeiros (actuais e potenciais do destino) de forma a analisar a imagem percepcionada de Portugal, enquanto país organizador do evento, no contexto da imagem global de Portugal enquanto destino turístico. Tendo como base de análise Portugal, pretende-se averiguar nomeadamente o potencial impacto dos grandes eventos na alteração e melhoria da imagem do país, quais as principais vantagens e desvantagens resultantes, bem como o papel que terá o Euro 2004 em todo este processo. Desde os anos 90, Portugal já teve a oportunidade e a capacidade de realizar alguns eventos de grande dimensão, que marcam decididamente uma era e proporcionam uma grande auto-estima e visibilidade internacional. Exemplos disso são a Lisboa 1994, Expo 98, Porto 2001, o campeonato do Mundo de andebol e de ciclismo e o Masters de ténis. O Euro 2004 será mais um importante passo na afirmação de Portugal no Mundo e na demonstração da vitalidade, capacidade de realização e maturidade do país, contribuindo para um reposicionamento da imagem de Portugal com potenciais reflexos positivos em todos os sectores da actividade económica, especialmente no turismo. Isto, directamente, através do acréscimo do número de visitantes e receitas turísticas, e indirectamente, pela projecção, visibilidade mediática, notoriedade e efeito catalisador de desenvolvimento. Os resultados finais do estudo confirmam a importância do evento no “upgrade” da imagem do país, apesar da existência de outros atributos da imagem de Portugal desempenharem um papel mais decisivo na atractividade do país enquanto destino turístico, sendo o evento encarado mais como uma atracção complementar do destino.
id RCAP_1807faccfbf7db50ba84610a0321f0ed
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em PortugalTurismoDestinos turísticosMarketingPromoção turísticaEste projecto de investigação tem como objectivo essencial avaliar a importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos. Para tal, um ano antes do Euro 2004, foi aplicado um inquérito aos turistas estrangeiros (actuais e potenciais do destino) de forma a analisar a imagem percepcionada de Portugal, enquanto país organizador do evento, no contexto da imagem global de Portugal enquanto destino turístico. Tendo como base de análise Portugal, pretende-se averiguar nomeadamente o potencial impacto dos grandes eventos na alteração e melhoria da imagem do país, quais as principais vantagens e desvantagens resultantes, bem como o papel que terá o Euro 2004 em todo este processo. Desde os anos 90, Portugal já teve a oportunidade e a capacidade de realizar alguns eventos de grande dimensão, que marcam decididamente uma era e proporcionam uma grande auto-estima e visibilidade internacional. Exemplos disso são a Lisboa 1994, Expo 98, Porto 2001, o campeonato do Mundo de andebol e de ciclismo e o Masters de ténis. O Euro 2004 será mais um importante passo na afirmação de Portugal no Mundo e na demonstração da vitalidade, capacidade de realização e maturidade do país, contribuindo para um reposicionamento da imagem de Portugal com potenciais reflexos positivos em todos os sectores da actividade económica, especialmente no turismo. Isto, directamente, através do acréscimo do número de visitantes e receitas turísticas, e indirectamente, pela projecção, visibilidade mediática, notoriedade e efeito catalisador de desenvolvimento. Os resultados finais do estudo confirmam a importância do evento no “upgrade” da imagem do país, apesar da existência de outros atributos da imagem de Portugal desempenharem um papel mais decisivo na atractividade do país enquanto destino turístico, sendo o evento encarado mais como uma atracção complementar do destino.The main goal of this research paper is to measure the importance that major events have both in promoting and solidifying the image of a tourist destination. Focusing on the year prior to Euro 2004 and the opinions expressed by tourists, this paper specifically analyzes the image of Portugal as the host country of this event, in the context of the broader image of Portugal as a tourist destination. Portugal was the country chosen as the subject of the research, which will show what the advantages of hosting major events are, and whether they have the ability to change and/or improve the image of the country. This paper also aims at anticipate the role that the EURO 2004 will play in this process. Since the 90s, Portugal has had the opportunity to host a variety of events, whose importance not only contributed to feed and improve its self-image, but also to increase its international exposure. Some examples are: Lisboa 1994, Expo 98, Porto 2001, World Handball Championship, World Cycling Championship and the Masters (Tennis). The EURO 2004 will be another important step towards the strengthening of the Portuguese position in the world. It will show the maturity, vitality, organization and strength of the country; and contribute to the repositioning of Portugal with its potential positive impact in all sectors of the economic activity. The Tourism Industry will be the most influenced both directly, with the increase in its revenue due to a higher influx of visitors, and indirectly through media exposure, international recognition and its overall development. As this research will show, other attributes of Portugal play a bigger role in the country’s appeal as a holiday destination than the event itself. The tournament is rather viewed as a complementary attraction; however, its relevance in the enhancement of the image of this country is clearly understood.Universidade de Aveiro2011-11-09T10:49:13Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4301porMarques, Pedro Alexandre Cordeiro Pimentel Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:04:52Zoai:ria.ua.pt:10773/4301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:20.339614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em Portugal
title A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em Portugal
spellingShingle A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em Portugal
Marques, Pedro Alexandre Cordeiro Pimentel Lopes
Turismo
Destinos turísticos
Marketing
Promoção turística
title_short A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em Portugal
title_full A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em Portugal
title_fullStr A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em Portugal
title_full_unstemmed A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em Portugal
title_sort A importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos: o Euro 2004 em Portugal
author Marques, Pedro Alexandre Cordeiro Pimentel Lopes
author_facet Marques, Pedro Alexandre Cordeiro Pimentel Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Pedro Alexandre Cordeiro Pimentel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Destinos turísticos
Marketing
Promoção turística
topic Turismo
Destinos turísticos
Marketing
Promoção turística
description Este projecto de investigação tem como objectivo essencial avaliar a importância dos grandes eventos na promoção da imagem e consolidação dos destinos turísticos. Para tal, um ano antes do Euro 2004, foi aplicado um inquérito aos turistas estrangeiros (actuais e potenciais do destino) de forma a analisar a imagem percepcionada de Portugal, enquanto país organizador do evento, no contexto da imagem global de Portugal enquanto destino turístico. Tendo como base de análise Portugal, pretende-se averiguar nomeadamente o potencial impacto dos grandes eventos na alteração e melhoria da imagem do país, quais as principais vantagens e desvantagens resultantes, bem como o papel que terá o Euro 2004 em todo este processo. Desde os anos 90, Portugal já teve a oportunidade e a capacidade de realizar alguns eventos de grande dimensão, que marcam decididamente uma era e proporcionam uma grande auto-estima e visibilidade internacional. Exemplos disso são a Lisboa 1994, Expo 98, Porto 2001, o campeonato do Mundo de andebol e de ciclismo e o Masters de ténis. O Euro 2004 será mais um importante passo na afirmação de Portugal no Mundo e na demonstração da vitalidade, capacidade de realização e maturidade do país, contribuindo para um reposicionamento da imagem de Portugal com potenciais reflexos positivos em todos os sectores da actividade económica, especialmente no turismo. Isto, directamente, através do acréscimo do número de visitantes e receitas turísticas, e indirectamente, pela projecção, visibilidade mediática, notoriedade e efeito catalisador de desenvolvimento. Os resultados finais do estudo confirmam a importância do evento no “upgrade” da imagem do país, apesar da existência de outros atributos da imagem de Portugal desempenharem um papel mais decisivo na atractividade do país enquanto destino turístico, sendo o evento encarado mais como uma atracção complementar do destino.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2011-11-09T10:49:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4301
url http://hdl.handle.net/10773/4301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137471509823488