Serviço social, competências e atribuições privativas: um debate necessário a partir da realidade de hospitais de alta complexidade de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elaynne Albino da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36270
Resumo: A presente monografia tem por objetivo geral analisar as competências e atribuições privativas na intervenção dos/das Assistentes Sociais em hospitais de alta complexidade de Natal-RN, no intuito de fortalecer o reconhecimento do Projeto Ético-Político Profissional. Os objetivos específicos consistem em evidenciar quem são os profissionais de Serviço Social e suas experiências na saúde; quem são os usuários do Serviço Social, a fim de verificar os determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença; quais as principais demandas do setor que refletem as expressões da questão social; e quais as dificuldades e estratégias para a materialização das atribuições privativas e competências profissionais. A contextualização da temática consiste nas particularidades da atuação dos/das Assistentes Sociais em hospitais de alta complexidade. Tal discussão perpassa a trajetória da saúde pública no Brasil, os modelos de atenção em disputa na sociedade e a inserção do Serviço Social na saúde. Do mesmo modo, a caracterização dos/das profissionais Assistentes Sociais e dos usuários de Serviço Social, as condições de trabalho em ambas as instituições e as particularidades no desenvolvimento das atribuições privativas e das competências profissionais no âmbito hospitalar. Assim, a relevância deste estudo consiste em contribuir para a qualificação do trabalho dos/das profissionais de Serviço Social na saúde; para os usuários do Sistema Público de Saúde, já que problematiza a forma como os serviços tem sido prestados; e para a academia, visto que a pesquisa propicia uma leitura crítica da realidade cotidiana apontando formas de enfrentamento às dificuldades. Este estudo foi orientado pelo método dialético crítico e desenvolvido por meio de enfoque misto quanti-qualitativo, que se complementam. Nesse sentido, essa pesquisa se constituiu como pesquisa de campo e documental. Foi desenvolvido em dois espaços ocupacionais de Assistentes Sociais, de alta complexidade, o Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes-HMAF e o Hospital Universitário Onofre Lopes-HUOL, em ambos foram realizadas entrevistas do tipo semiestruturada, com Assistentes Sociais, totalizando 5 (cinco) sujeitos de pesquisa. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Além disso, foi realizada pesquisa documental nos livros de ocorrência e nas entrevistas sociais do departamento de Serviço Social do HMAF. Portanto, esse estudo apontou como resultados muitos limites para a efetivação das atribuições privativas e competências profissionais devido às precárias condições de trabalho, que inviabilizam a operacionalização das atividades que são inerentes à profissão. Como também apontou a prática da educação permanente como desafio, tendo em vista o papel central e estratégico que possui para a qualificação do fazer profissional na perspectiva da materialização do Projeto Ético-Político Profissional e dos preceitos da Reforma Sanitária.
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