Modelo de maturidade para avaliação de sustentabilidade de laboratórios de análises químicas em instituições públicas de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marco Antônio Dantas de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58228
Resumo: A crescente demanda por produtos e serviços sustentáveis tem se tornado uma exigência constante pelas diversas partes interessadas de uma organização. Os Institutos de Ensino Superior (IES) possuem um papel fundamental na formação de profissionais conscientes e competentes para condução dessas mudanças. Os laboratórios de análises químicas congregam características onde a adoção de sistemas de gestão maduros e eficientes mostra-se essencial não só para a melhor formação dos recursos humanos da instituição, como podem ainda corroborar com a captação de projetos de pesquisa e outros serviços destinados à sociedade. Os modelos de maturidade auxiliam nas etapas necessárias para este crescimento de modo sustentável. Este trabalho teve como objetivo propor um Modelo de Maturidade (framework) baseado em normas padronizadas para guiar as adequações em qualidade, riscos, segurança e meio ambiente dos laboratórios de análises químicas inseridos nas instituições públicas de ensino superior. O procedimento da pesquisa contemplou quatro etapas: pesquisa teórica sobre os temas Modelo de Maturidade, Sistemas de Gestão Integrados e Sustentabilidade; pesquisa tipo survey com laboratórios; estudo de caso em um laboratório de análises químicas de uma IES; e estruturação e validação do modelo de maturidade. O Modelo de Maturidade contempla 8 dimensões (Estratégia, Liderança, Gestão, Operações, Melhoria Contínua, Sustentabilidade, Cultura e Integração), 31 subdimensões e 204 práticas de gestão para avaliação e condução dos laboratórios de análises químicas à níveis sustentáveis de maturidade.
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Os Institutos de Ensino Superior (IES) possuem um papel fundamental na formação de profissionais conscientes e competentes para condução dessas mudanças. Os laboratórios de análises químicas congregam características onde a adoção de sistemas de gestão maduros e eficientes mostra-se essencial não só para a melhor formação dos recursos humanos da instituição, como podem ainda corroborar com a captação de projetos de pesquisa e outros serviços destinados à sociedade. Os modelos de maturidade auxiliam nas etapas necessárias para este crescimento de modo sustentável. Este trabalho teve como objetivo propor um Modelo de Maturidade (framework) baseado em normas padronizadas para guiar as adequações em qualidade, riscos, segurança e meio ambiente dos laboratórios de análises químicas inseridos nas instituições públicas de ensino superior. O procedimento da pesquisa contemplou quatro etapas: pesquisa teórica sobre os temas Modelo de Maturidade, Sistemas de Gestão Integrados e Sustentabilidade; pesquisa tipo survey com laboratórios; estudo de caso em um laboratório de análises químicas de uma IES; e estruturação e validação do modelo de maturidade. O Modelo de Maturidade contempla 8 dimensões (Estratégia, Liderança, Gestão, Operações, Melhoria Contínua, Sustentabilidade, Cultura e Integração), 31 subdimensões e 204 práticas de gestão para avaliação e condução dos laboratórios de análises químicas à níveis sustentáveis de maturidade.The growing demand for sustainable products and services has become a constant requirement for the various stakeholders of an organization. Higher education institutes (HEIs) play a fundamental role in training conscious and competent professionals to lead these changes. Chemical analysis laboratories bring together characteristics where the adoption of mature and efficient management systems proves to be essential not only for the better training of the institution's human resources but can also corroborate with the capture of research projects and other services intended for society. Maturity models help in the necessary steps for this growth in a sustainable way. This work propose a Maturity Model (framework) based on standardized norms to guide adjustments in quality, risks, safety and environment of chemical analysis laboratories inserted in public institutions of higher education. For that, a survey was developed, with the aim of evaluating the relevance of management systems and maturity models for the managers of HEI laboratories. The research procedure included four stages: theoretical research on the themes Maturity Model, Integrated Management Systems and Sustainability; survey research with laboratories; case study in a chemical analysis laboratory of an HEI; and structuring and validation of the maturity model. The Maturity Model includes 8 dimensions (Strategy, Leadership, Management, Operations, Continuous Improvement, Sustainability, Culture and Integration), 31 sub-dimensions and 204 management practices for evaluating and conducting chemical analysis laboratories at sustainable levels of maturity.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE PETRÓLEOUFRNBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICAModelo de maturidadeSustentabilidadeSistemas de gestão integradosISO 17025Modelo de maturidade para avaliação de sustentabilidade de laboratórios de análises químicas em instituições públicas de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALModelomaturidadeavaliacao_Souza_2023.pdfapplication/pdf11402423https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58228/1/Modelomaturidadeavaliacao_Souza_2023.pdfcc43d7bc8831648efdaed81065aac550MD51123456789/582282024-04-23 17:28:02.035oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58228Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-23T20:28:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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