Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitor Galvão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35144
Resumo: O futebol é uma das maiores paixões do brasileiro, entretanto, sofre com a má gestão de um de seus protagonistas: os clubes. Esse plano de negócios especifica a criação de uma empresa que pretende mudar o panorama desse mercado, através de soluções tecnológicas aplicadas à administração de uma das principais fontes de receita, o programa de sócio torcedor, dessas instituições que vem acumulando dividas insustentáveis. Todas as análises das dimensões do plano são embasadas em pesquisas feitas pelo autor que aplicou conceitos como design thinking, startup enxuta e sempre buscou a imparcialidade, priorizando o relato de fatos acima de argumentações. O trabalho foi realizado com o envolvimento de pessoas ligadas ao futebol do estado do Rio Grande do Norte, os quais tiveram participação ativa no desenvolvimento das soluções aqui propostas. A metodologia adotada foi o estudo de caso e pesquisa exploratória desenvolvida a partir dos materiais disponibilizados pela coordenação do curso de administração da UFRN e do software ‘Plano de Negócios 3.0’ criado pelo SEBRAE/MG. Foram descritos e analisados, dentre os aspectos do negócio, a parte legal, como a especificação da estrutura organizacional e enquadramento tributário, as noções mercadológicas, descrevendo o mercado consumidor, concorrentes e parceiros, quanto a apresentação das operações que caminham pelo dia-a-dia, o percurso vai do processo produtivo até a necessidade de pessoal, culminando, enfim, na análise de viabilidade financeira de todo o trabalho.
id UFRN_b929f759de6cd2780383e7c82ff72e76
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35144
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Vitor GalvãoCarício, Marcelo RiqueSantos, João Heitor de ÁvilaMelo, Carolina de Sousa MartinsCarício, Marcelo Rique2018-05-08T13:20:00Z2021-09-20T14:58:38Z2018-05-08T13:20:00Z2021-09-20T14:58:38Z20172013033405SANTOS, Vitor Galvão. Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35144Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoPlano de negócioEmpreendedorismoTecnologia da InformaçãoStartupFutebolPlano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinkinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO futebol é uma das maiores paixões do brasileiro, entretanto, sofre com a má gestão de um de seus protagonistas: os clubes. Esse plano de negócios especifica a criação de uma empresa que pretende mudar o panorama desse mercado, através de soluções tecnológicas aplicadas à administração de uma das principais fontes de receita, o programa de sócio torcedor, dessas instituições que vem acumulando dividas insustentáveis. Todas as análises das dimensões do plano são embasadas em pesquisas feitas pelo autor que aplicou conceitos como design thinking, startup enxuta e sempre buscou a imparcialidade, priorizando o relato de fatos acima de argumentações. O trabalho foi realizado com o envolvimento de pessoas ligadas ao futebol do estado do Rio Grande do Norte, os quais tiveram participação ativa no desenvolvimento das soluções aqui propostas. A metodologia adotada foi o estudo de caso e pesquisa exploratória desenvolvida a partir dos materiais disponibilizados pela coordenação do curso de administração da UFRN e do software ‘Plano de Negócios 3.0’ criado pelo SEBRAE/MG. Foram descritos e analisados, dentre os aspectos do negócio, a parte legal, como a especificação da estrutura organizacional e enquadramento tributário, as noções mercadológicas, descrevendo o mercado consumidor, concorrentes e parceiros, quanto a apresentação das operações que caminham pelo dia-a-dia, o percurso vai do processo produtivo até a necessidade de pessoal, culminando, enfim, na análise de viabilidade financeira de todo o trabalho.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVitorGS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain59707https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35144/1/VitorGS_Monografia.pdf.txt3ac577261ed9a80d1320abe1f0c71c18MD51ORIGINALVitorGS_Monografia.pdfMonografiaapplication/pdf1426273https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35144/2/VitorGS_Monografia.pdfdbe67f2f0b822efdab32562b3574c2b3MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35144/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/351442021-09-20 11:58:38.162oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35144PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPlVOSVZFUlNJREFERSBGRURFUkFMIERPIFJJTyBHUkFOREUgRE8gTk9SVEU8L3N0cm9uZz48L2NlbnRlcj4KPGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkJJQkxJT1RFQ0EgRElHSVRBTCBERSBNT05PR1JBRklBUzwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5UZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgZGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbyBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGUgTW9ub2dyYWZpYXMgKEJETSk8L2NlbnRlcj4KCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBtb25vZ3JhZmlhLCBhdXRvcml6byBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRvIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgKFVGUk4pIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgYXRyYXbDqXMgZGEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRhIFVGUk4sIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBuwrAgOTYxMC85OCwgbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCBkYSBvYnJhIHN1Ym1ldGlkYSBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCBhIHTDrXR1bG8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgYnJhc2lsZWlyYSwgYSBwYXJ0aXIgZGEgZGF0YSBkZXN0YSBzdWJtaXNzw6NvLiAKRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:58:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking
title Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking
spellingShingle Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking
Santos, Vitor Galvão
Plano de negócio
Empreendedorismo
Tecnologia da Informação
Startup
Futebol
title_short Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking
title_full Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking
title_fullStr Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking
title_full_unstemmed Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking
title_sort Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking
author Santos, Vitor Galvão
author_facet Santos, Vitor Galvão
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carício, Marcelo Rique
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, João Heitor de Ávila
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Melo, Carolina de Sousa Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vitor Galvão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carício, Marcelo Rique
contributor_str_mv Carício, Marcelo Rique
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Plano de negócio
Empreendedorismo
Tecnologia da Informação
Startup
Futebol
topic Plano de negócio
Empreendedorismo
Tecnologia da Informação
Startup
Futebol
description O futebol é uma das maiores paixões do brasileiro, entretanto, sofre com a má gestão de um de seus protagonistas: os clubes. Esse plano de negócios especifica a criação de uma empresa que pretende mudar o panorama desse mercado, através de soluções tecnológicas aplicadas à administração de uma das principais fontes de receita, o programa de sócio torcedor, dessas instituições que vem acumulando dividas insustentáveis. Todas as análises das dimensões do plano são embasadas em pesquisas feitas pelo autor que aplicou conceitos como design thinking, startup enxuta e sempre buscou a imparcialidade, priorizando o relato de fatos acima de argumentações. O trabalho foi realizado com o envolvimento de pessoas ligadas ao futebol do estado do Rio Grande do Norte, os quais tiveram participação ativa no desenvolvimento das soluções aqui propostas. A metodologia adotada foi o estudo de caso e pesquisa exploratória desenvolvida a partir dos materiais disponibilizados pela coordenação do curso de administração da UFRN e do software ‘Plano de Negócios 3.0’ criado pelo SEBRAE/MG. Foram descritos e analisados, dentre os aspectos do negócio, a parte legal, como a especificação da estrutura organizacional e enquadramento tributário, as noções mercadológicas, descrevendo o mercado consumidor, concorrentes e parceiros, quanto a apresentação das operações que caminham pelo dia-a-dia, o percurso vai do processo produtivo até a necessidade de pessoal, culminando, enfim, na análise de viabilidade financeira de todo o trabalho.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T13:20:00Z
2021-09-20T14:58:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-08T13:20:00Z
2021-09-20T14:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2013033405
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Vitor Galvão. Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35144
identifier_str_mv 2013033405
SANTOS, Vitor Galvão. Plano de negócios da Startup Doze – tecnologia e futebol com design thinking. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35144/1/VitorGS_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35144/2/VitorGS_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35144/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ac577261ed9a80d1320abe1f0c71c18
dbe67f2f0b822efdab32562b3574c2b3
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117554045452288