Desenhando lugares na geografia dos anos iniciais do ensino fundamental: proposição de uma sequência didática em tempos pandêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Buena Bruna Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46941
Resumo: O presente estudo desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF/UFRN) se propõe a partir do conceito geográfico de lugar, empreender uma análise crítica da utilização do desenho enquanto linguagem que contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este pensamento, o presente trabalho assume o objetivo de elaborar e apresentar um produto educacional no formato de sequência didática contendo orientações teórico-metodológicas para o estudo do conceito de lugar, mediado pela linguagem do desenho, a fim de nortear professores em suas futuras atuações no âmbito da Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o conceito de lugar na perspectiva humanista fenomenológica e sua reverberação na Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); compreender as potencialidades da linguagem do desenho para a Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental; e identificar as percepções dos professores acerca do papel do desenho nas aulas de Geografia. Diante do exposto, a pesquisa alicerçou-se na utilização da abordagem qualitativa em educação de acordo com Bogdan e Biklen (1994), no que tange aos procedimentos metodológicos o estudo se baseia em três fontes: bibliográfica, documental e empírica. A informação coletada foi sistematizada e analisada através da análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico no âmbito do pensamento geográfico, evidencia o lugar a partir de Dardel (2011) e de Tuan (2013); a respeito do lugar enquanto conteúdo escolar buscamos subsídios nos PCNs (BRASIL, 1997) e na BNCC (BRASIL, 2018); a respeito do desenho infantil são explanados os estudos de Luquet (1969), Mèredieu (2006), Piaget (1975; 1994) e Vygotsky (1991; 2009) e no que se refere ao desenho como linguagem para o ensino da Geografia são tomados para análise os estudos de Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Almeida (2011), Miranda (2005), Oliveira Jr (1994; 2011) e Theves (2017; 2018). O aporte teórico auxilia na validação das potencialidades do desenho como linguagem e estratégia para o ensino da Geografia. Os desdobramentos das análises empreendidas e o contexto da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), fundamentaram a elaboração do material textual, ou seja, da proposta de sequência didática, que contém orientações básicas para elaboração de planos de aulas (no formato remoto ou presencial). O produto educacional pensado para ser desenvolvido com turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, tem o enfoque no estudo dos lugares de vivências das crianças, servirá de elemento norteador da organização das aulas, podendo ser aplicado e adaptado pelo professor no decurso de sua práxis nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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Com este pensamento, o presente trabalho assume o objetivo de elaborar e apresentar um produto educacional no formato de sequência didática contendo orientações teórico-metodológicas para o estudo do conceito de lugar, mediado pela linguagem do desenho, a fim de nortear professores em suas futuras atuações no âmbito da Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o conceito de lugar na perspectiva humanista fenomenológica e sua reverberação na Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); compreender as potencialidades da linguagem do desenho para a Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental; e identificar as percepções dos professores acerca do papel do desenho nas aulas de Geografia. Diante do exposto, a pesquisa alicerçou-se na utilização da abordagem qualitativa em educação de acordo com Bogdan e Biklen (1994), no que tange aos procedimentos metodológicos o estudo se baseia em três fontes: bibliográfica, documental e empírica. A informação coletada foi sistematizada e analisada através da análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico no âmbito do pensamento geográfico, evidencia o lugar a partir de Dardel (2011) e de Tuan (2013); a respeito do lugar enquanto conteúdo escolar buscamos subsídios nos PCNs (BRASIL, 1997) e na BNCC (BRASIL, 2018); a respeito do desenho infantil são explanados os estudos de Luquet (1969), Mèredieu (2006), Piaget (1975; 1994) e Vygotsky (1991; 2009) e no que se refere ao desenho como linguagem para o ensino da Geografia são tomados para análise os estudos de Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Almeida (2011), Miranda (2005), Oliveira Jr (1994; 2011) e Theves (2017; 2018). O aporte teórico auxilia na validação das potencialidades do desenho como linguagem e estratégia para o ensino da Geografia. Os desdobramentos das análises empreendidas e o contexto da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), fundamentaram a elaboração do material textual, ou seja, da proposta de sequência didática, que contém orientações básicas para elaboração de planos de aulas (no formato remoto ou presencial). O produto educacional pensado para ser desenvolvido com turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, tem o enfoque no estudo dos lugares de vivências das crianças, servirá de elemento norteador da organização das aulas, podendo ser aplicado e adaptado pelo professor no decurso de sua práxis nos anos iniciais do Ensino Fundamental.The present study, developed in the scope of the Professional Master in Geography (GEOPROF/UFRN), proposes, based on the geographic concept of place, to undertake a critical analysis of the use of drawing as a language that contributes to the development of geographic reasoning in the early years of elementary education. With this thought, the present work aims to elaborate and present an educational product in the format of a didactic sequence containing theoretical and methodological guidelines for the study of the concept of place, mediated by the language of drawing, in order to guide teachers in their future work in Geography in the early years of elementary school. In addition to this general objective, three specific objectives were established: to highlight the concept of place from a humanistic phenomenological perspective and its reverberation in the Geography of the early years of elementary education based on the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1997) and the Common National Curricular Base (BRASIL, 2018); to understand the potential of the language of drawing for the Geography of the early years of elementary education; and to identify the perceptions of teachers about the role of drawing in Geography classes. Given the above, the research was based on the use of the qualitative approach in education according to Bogdan and Biklen (1994), regarding the methodological procedures the study is based on three sources: bibliographic, documentary and empirical. The information collected was systematized and analyzed through Bardin's content analysis (2011). The theoretical framework in the context of geographical thought, highlights the place from Dardel (2011) and Tuan (2013); regarding the place as school content we seek subsidies in the PCNs (BRASIL, 1997) and the BNCC (BRASIL, 2018); regarding the children's drawing are explained the studies of Luquet (1969), Mèredieu (2006), Piaget (1975; 1994) and Vygotsky (1991; 2009) and regarding drawing as a language for Geography teaching, the studies of Pontuschka, Paganelli and Cacete (2007), Almeida (2011), Miranda (2005), Oliveira Jr (1994; 2011) and Theves (2017; 2018) are taken for analysis. The theoretical contribution helps in the validation of the potential of drawing as a language and strategy for teaching Geography. The unfoldings of the analyses undertaken and the context of the Pandemic caused by the New Coronavirus (SARS-CoV-2) were the basis for the elaboration of the textual material, i.e., the didactic sequence proposal, which contains basic guidelines for the elaboration of lesson plans (in remote or face-to-face format). The educational product, designed to be developed with 1st and 2nd grade classes of elementary school, is focused on the study of the places where children live, and will serve as a guiding element for the organization of classes, which can be applied and adapted by teachers during their practice in the early years of elementary school.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilEnsinoGeografiaLugarDesenhoDesenhando lugares na geografia dos anos iniciais do ensino fundamental: proposição de uma sequência didática em tempos pandêmicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenhandolugaresgeografia_Macedo_2022.pdfapplication/pdf4310715https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46941/1/Desenhandolugaresgeografia_Macedo_2022.pdfd167b110be4218ad968920d2df6201c2MD51123456789/469412022-05-02 12:44:26.36oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46941Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:44:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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