Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32714 |
Resumo: | O estudo da Geografia a partir das suas categorias de análise é fundamental para se construir a leitura espacial dos fenômenos naturais e sociais. Nossa pesquisa aborda uma das categorias geográficas importantes, que é o Lugar, analisando como ela é abordada nos livros didáticos de Geografia. Fizemos levantamentos de como o conceito de lugar está sendo interpelado nos livros didáticos de Geografia que fazem parte do PNLD 2020 e como os professores estão trabalhando com seus alunos o lugar no ensino de Geografia. A partir desse levantamento de informações, produzimos uma sequência didática, mostrando como podemos trabalhar de forma mais significativa essa categoria de análise nas aulas da referida disciplina. Foi necessário começar a pesquisa com uma revisão bibliográfica em teses e dissertações em repositórios de universidades, acerca do tema escolhido, como também uma análise dos livros de Geografia do 6º ano que fazem parte do PNLD, específicos do ano 2020. Em seguida, elaboramos um questionário que foi aplicado junto a professores das escolas das redes municipais e estaduais que foram escolhidas. Foi feito um relatório mostrando de forma quantitativa e qualitativa os resultados da pesquisa. Vale ressaltar a importância desse trabalho, pois proporcionará aos estudiosos e professores de Geografia um material, ou seja, uma sequência didática que servirá, aos docentes como apoio em suas aulas. Após todo o processo, foi produzida uma sequência didática, como já citada, com estratégias de trabalho para o professor nas aulas de Geografia, quando o conteúdo trabalhado for a categoria do lugar. |
id |
UFRN_d4ade3790ecb48aca01a59576e6d856e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32714 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Carmo Filho, José doAraújo, Sandra Kelly deFarias, Paulo Sérgio CunhaAlbano, Gleydson Pinheiro2021-06-16T16:27:43Z2021-06-16T16:27:43Z2021-03-22CARMO FILHO, José do. Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32714O estudo da Geografia a partir das suas categorias de análise é fundamental para se construir a leitura espacial dos fenômenos naturais e sociais. Nossa pesquisa aborda uma das categorias geográficas importantes, que é o Lugar, analisando como ela é abordada nos livros didáticos de Geografia. Fizemos levantamentos de como o conceito de lugar está sendo interpelado nos livros didáticos de Geografia que fazem parte do PNLD 2020 e como os professores estão trabalhando com seus alunos o lugar no ensino de Geografia. A partir desse levantamento de informações, produzimos uma sequência didática, mostrando como podemos trabalhar de forma mais significativa essa categoria de análise nas aulas da referida disciplina. Foi necessário começar a pesquisa com uma revisão bibliográfica em teses e dissertações em repositórios de universidades, acerca do tema escolhido, como também uma análise dos livros de Geografia do 6º ano que fazem parte do PNLD, específicos do ano 2020. Em seguida, elaboramos um questionário que foi aplicado junto a professores das escolas das redes municipais e estaduais que foram escolhidas. Foi feito um relatório mostrando de forma quantitativa e qualitativa os resultados da pesquisa. Vale ressaltar a importância desse trabalho, pois proporcionará aos estudiosos e professores de Geografia um material, ou seja, uma sequência didática que servirá, aos docentes como apoio em suas aulas. Após todo o processo, foi produzida uma sequência didática, como já citada, com estratégias de trabalho para o professor nas aulas de Geografia, quando o conteúdo trabalhado for a categoria do lugar.The study of Geography from its analysis categories is essential to build a spatial reading of natural and social phenomena. Our research addresses one of the geographic categories, important that is the Place, analyzing how this category is approached in Geography textbooks. We made surveys of how the concept of place is being addressed in the Geography textbooks that are part of the PNLD 2020 and how teachers are working with their students the place in the teaching of Geography and from this information survey, we produced a didactic sequence showing how we can work more significantly the place in Geography classes. It was necessary to start the research with a bibliographic review of theses and dissertations in university repositories, about the chosen theme, as well as an analysis of the 6th year Geography books that are part of PNLD, specific to the year 2020. After analyzing the books 6th year of Geography, we prepared a questionnaire that was applied to teachers from schools in the municipal and state schools that were chosen. A report was made showing the results of the research in a quantitative and qualitative way. It is worth emphasizing the importance of this work, as it will provide Geography scholars and teachers with material, that is, a didactic sequence that will serve, to the teachers as support in their classes. After the whole process, a didactic sequence was produced, as already mentioned, with work strategies for the teacher in Geography classes, when the content worked is the place.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilLivrosLugarGeografiaSequência didáticaCiência geográficaAbordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAbordagemconceitolugar_CarmoFilho_2021.pdfapplication/pdf1543894https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32714/1/Abordagemconceitolugar_CarmoFilho_2021.pdfd6e34d46db4ca10af37171e190db9b03MD51123456789/327142021-06-16 13:28:27.8oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32714Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-16T16:28:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas |
title |
Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas |
spellingShingle |
Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas Carmo Filho, José do Livros Lugar Geografia Sequência didática Ciência geográfica |
title_short |
Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas |
title_full |
Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas |
title_fullStr |
Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas |
title_full_unstemmed |
Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas |
title_sort |
Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas |
author |
Carmo Filho, José do |
author_facet |
Carmo Filho, José do |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araújo, Sandra Kelly de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Farias, Paulo Sérgio Cunha |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo Filho, José do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albano, Gleydson Pinheiro |
contributor_str_mv |
Albano, Gleydson Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros Lugar Geografia Sequência didática Ciência geográfica |
topic |
Livros Lugar Geografia Sequência didática Ciência geográfica |
description |
O estudo da Geografia a partir das suas categorias de análise é fundamental para se construir a leitura espacial dos fenômenos naturais e sociais. Nossa pesquisa aborda uma das categorias geográficas importantes, que é o Lugar, analisando como ela é abordada nos livros didáticos de Geografia. Fizemos levantamentos de como o conceito de lugar está sendo interpelado nos livros didáticos de Geografia que fazem parte do PNLD 2020 e como os professores estão trabalhando com seus alunos o lugar no ensino de Geografia. A partir desse levantamento de informações, produzimos uma sequência didática, mostrando como podemos trabalhar de forma mais significativa essa categoria de análise nas aulas da referida disciplina. Foi necessário começar a pesquisa com uma revisão bibliográfica em teses e dissertações em repositórios de universidades, acerca do tema escolhido, como também uma análise dos livros de Geografia do 6º ano que fazem parte do PNLD, específicos do ano 2020. Em seguida, elaboramos um questionário que foi aplicado junto a professores das escolas das redes municipais e estaduais que foram escolhidas. Foi feito um relatório mostrando de forma quantitativa e qualitativa os resultados da pesquisa. Vale ressaltar a importância desse trabalho, pois proporcionará aos estudiosos e professores de Geografia um material, ou seja, uma sequência didática que servirá, aos docentes como apoio em suas aulas. Após todo o processo, foi produzida uma sequência didática, como já citada, com estratégias de trabalho para o professor nas aulas de Geografia, quando o conteúdo trabalhado for a categoria do lugar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-16T16:27:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-16T16:27:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARMO FILHO, José do. Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32714 |
identifier_str_mv |
CARMO FILHO, José do. Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32714/1/Abordagemconceitolugar_CarmoFilho_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6e34d46db4ca10af37171e190db9b03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832623789277184 |