A vantagem competitiva para as empresas de pequeno porte: análise bibliográfica da ferramenta e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire Junior, Tadeu
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35466
Resumo: A comercialização de produtos e serviços pela Internet tem apresentado resultados cada vez mais significativos desde a criação dessa modalidade de negócio (no ano de 1995) até os dias atuais. As relações de compra e venda, intermediadas pela máquina – computador/Internet – refletem uma realidade socioeconômica diferente de outrora, sendo necessário desenvolver novas formas para satisfazer os anseios de um mundo totalmente informatizado, estruturado pela Tecnologia da Informação (TI), assim como, transformações socioculturais que atravessam as empresas, marcam decisivamente a competição de mercado e o alcance de vantagens e metas por parte das organizações empresariais. Essa vantagem competitiva, nesse universo da Internet, pode ser atingida e potencializada pela ferramenta do e-commerce. Por isso, o presente trabalho buscou analisar a importância da ferramenta e-commerce utilizada pelas empresas de pequeno porte a fim de adquirir vantagens competitivas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória descritiva, para tanto o estudo foi desenvolvido com base na análise bibliográfica sobre o tema em questão, tendo sido coletado na literatura as informações mais relevantes que resultaram no referencial teórico e permitiram, por meio da apreciação crítica do conteúdo, atingir o objetivo geral do trabalho. O estudo apontou, com base na análise dos dados, as principais vantagens associadas ao uso do comércio eletrônico para as EPPs, entre as quais se destacam: o acesso a uma extensa gama de mercados; a oportunidade de alcançar clientes no mundo inteiro a baixo custo; a redução dos custos de transação; a melhoria dos serviços prestados aos consumidores; etc. Assim, conclui-se que o e-commerce é de fundamental importância para que as empresas de pequeno porte possam superar a concorrência e atingir a vantagem competitiva num cenário econômico marcado pela incerteza e disputa acirrada.
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