As estatísticas do ensino de 2° grau: elemento legitimador de poder?
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54884 |
Resumo: | Esta tese tem como objeto de estudo as estatísticas de ensino de 2º grau e objetiva analisar a estatística educacional como elemento legitimador de governamentalidade nos governos ditatoriais entre os anos de 1971 e 1985 no Brasil. Temos como argumento de tese que a relação estabelecida entre as estatísticas educacionais do ensino de 2º grau e os discursos produzidos sobre elas serviram de manutenção/legitimação da governamentalidade dos presidentes do Brasil no período em foco. Para comprovarmos essa hipótese, temos como problemática central: como a relação entre as estatísticas do ensino de 2º grau, durante os anos de 1971 a 1985, e os discursos produzidos sobre elas, foram utilizados para legitimar a governamentalidade dos presidentes? E como problemáticas secundárias: como ocorreu a institucionalização das estatísticas educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e no Ministério de Educação e Cultura (MEC)? De que maneira ocorria a produção das estatísticas educacionais no MEC? Como as estatísticas sobre educação e o ensino de 2º grau são tratadas e/ou relatadas nas Mensagens Presidenciais ao Congresso Nacional? Como se dava as propagandas das estatísticas do ensino de 2º grau nos meios de comunicação impressos? Eram utilizados para justificar ações governamentais? No que concerne ao método utilizamos o método histórico e a história serial. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análises de documentos coletados em arquivos virtuais como: Portal Domínio Público no qual coletamos os Livros Sinopses; o site da Universidade de Chicago, denominado Center for Research Libraries Global Resources Network, espaço no qual encontramos as Mensagens Presidenciais ao Congresso Nacional; site da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Site da Revista Brasileira de Estatística; o site da Biblioteca Digital da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (SEADE), local onde encontramos a série Ensino no Brasil e a Hemeroteca Digital Brasileira. Este trabalho tem como referências teóricas a teoria da história, a história política, as estatísticas como elementos não neutros que compõem um conhecimento relativo sobre a sociedade, as relações entre Estado e cultura, a análise do discurso e a educação profissional, tendo como base os autores: Rusen (2010); Chaunu (1976, 1987); Bourdieu (1989, 2004); Rémond (2003); Cardoso e Vainfas (2012); Besson (1995); Desrosières (1995) Foucault (1999, 2002, 2004, 2006) e Chartier (2002). Essa pesquisa nos possibilitou concluir que as estatísticas educacionais e as do ensino de 2º grau foram usadas para justificar ações governamentais, o que demonstra o uso dessas estatísticas para a manutenção da governamentalidade. Outro ponto que identificamos é que a produção estatística, no que concerne à educação e, mais especificamente, ao ensino de 2º grau, não guardam características homogêneas no que diz respeito às categorias; os Livros Sinopses demonstraram uma grande variação das categorias e temáticas presentes, bem como também não foi possível identificar, no período estudado, uma divulgação periódica das estatísticas educacionais. No que concerne à divulgação e ao uso, podemos identificar que esses dois elementos andam entrelaçados e, muitas vezes, como no caso das Mensagens Presidenciais ao Congresso Nacional, são estratégias utilizadas nas falas dos presidentes. A análise dos Livros Sinopses demonstra o uso do discurso sobre as estatísticas educacionais, pois ao mesmo tempo em que divulgam as estatísticas também a engrandecem, tratando-a como uma verdade absoluta e não como um conhecimento relativo que manipula a sociedade. |
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Carlos, Nara Lidiana Silva Diashttps://orcid.org/0000-0001-5359-7208http://lattes.cnpq.br/3621958893761776https://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Azevedo, Crislane Barbosa dehttps://orcid.org/0000-0003-3456-0025http://lattes.cnpq.br/6943286950201331Moura, Dante HenriquePereira, Henrique Alonso de Albuquerque RodriguesCavalcante, Ilane FerreiraSilva, Lenina Lopes SoaresGil, Natalia de LacerdaMedeiros Neta, Olivia Morais de2023-09-22T23:47:05Z2023-09-22T23:47:05Z2022-05-30CARLOS, Nara Lidiana Silva Dias. As estatísticas do ensino de 2° grau: elemento legitimador de poder?. Orientador: Olívia Morais de Medeiros Neta. 2022. 199f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54884Esta tese tem como objeto de estudo as estatísticas de ensino de 2º grau e objetiva analisar a estatística educacional como elemento legitimador de governamentalidade nos governos ditatoriais entre os anos de 1971 e 1985 no Brasil. Temos como argumento de tese que a relação estabelecida entre as estatísticas educacionais do ensino de 2º grau e os discursos produzidos sobre elas serviram de manutenção/legitimação da governamentalidade dos presidentes do Brasil no período em foco. Para comprovarmos essa hipótese, temos como problemática central: como a relação entre as estatísticas do ensino de 2º grau, durante os anos de 1971 a 1985, e os discursos produzidos sobre elas, foram utilizados para legitimar a governamentalidade dos presidentes? E como problemáticas secundárias: como ocorreu a institucionalização das estatísticas educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e no Ministério de Educação e Cultura (MEC)? De que maneira ocorria a produção das estatísticas educacionais no MEC? Como as estatísticas sobre educação e o ensino de 2º grau são tratadas e/ou relatadas nas Mensagens Presidenciais ao Congresso Nacional? Como se dava as propagandas das estatísticas do ensino de 2º grau nos meios de comunicação impressos? Eram utilizados para justificar ações governamentais? No que concerne ao método utilizamos o método histórico e a história serial. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análises de documentos coletados em arquivos virtuais como: Portal Domínio Público no qual coletamos os Livros Sinopses; o site da Universidade de Chicago, denominado Center for Research Libraries Global Resources Network, espaço no qual encontramos as Mensagens Presidenciais ao Congresso Nacional; site da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Site da Revista Brasileira de Estatística; o site da Biblioteca Digital da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (SEADE), local onde encontramos a série Ensino no Brasil e a Hemeroteca Digital Brasileira. Este trabalho tem como referências teóricas a teoria da história, a história política, as estatísticas como elementos não neutros que compõem um conhecimento relativo sobre a sociedade, as relações entre Estado e cultura, a análise do discurso e a educação profissional, tendo como base os autores: Rusen (2010); Chaunu (1976, 1987); Bourdieu (1989, 2004); Rémond (2003); Cardoso e Vainfas (2012); Besson (1995); Desrosières (1995) Foucault (1999, 2002, 2004, 2006) e Chartier (2002). Essa pesquisa nos possibilitou concluir que as estatísticas educacionais e as do ensino de 2º grau foram usadas para justificar ações governamentais, o que demonstra o uso dessas estatísticas para a manutenção da governamentalidade. Outro ponto que identificamos é que a produção estatística, no que concerne à educação e, mais especificamente, ao ensino de 2º grau, não guardam características homogêneas no que diz respeito às categorias; os Livros Sinopses demonstraram uma grande variação das categorias e temáticas presentes, bem como também não foi possível identificar, no período estudado, uma divulgação periódica das estatísticas educacionais. No que concerne à divulgação e ao uso, podemos identificar que esses dois elementos andam entrelaçados e, muitas vezes, como no caso das Mensagens Presidenciais ao Congresso Nacional, são estratégias utilizadas nas falas dos presidentes. A análise dos Livros Sinopses demonstra o uso do discurso sobre as estatísticas educacionais, pois ao mesmo tempo em que divulgam as estatísticas também a engrandecem, tratando-a como uma verdade absoluta e não como um conhecimento relativo que manipula a sociedade.This thesis has as object of study the statistics of high school education and its relationship with the maintenance of governmentality of the presidents between the years 1971 to 1985 and aims to analyze, from the relationship between statistics and high school education, the educational statistics as a legitimating element of governmentality in dictatorial governments, between the years 1971 and 1985 in Brazil. In view of the above, we have as a thesis argument: the relationship established between statistics and high school education was one of the elements that justified and legitimized the governmentality of the presidents between the years 1971 and 1985. In order to prove this hypothesis, we have as central problematic: how the relation between high school education statistics, during the years 1971 to 1985, and the speeches produced about them, were used to legitimate the presidents' governmentality? And as secondary problems: how occurred the institutionalization of educational statistics in the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and the Ministry of Education and Culture (MEC)? How did the production of educational statistics occur in the MEC? How are statistics on education and secondary education treated and/or reported in the Presidential Messages to the National Congress? How were secondary education statistics advertised in the printed media? Were they used to justify governmental actions? Regarding the method, we used the historical method and serial history. The data survey was carried out by means of bibliographic research and document analysis collected from virtual archives such as: Portal Domínio Público in which we collected the Synopses Books; the site of the University of Chicago called Center for Research Libraries Global Resources Network space in which we found the Presidential Messages to the National Congress; site of the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; site of the Revista Brasileira de Estatística; and the site of the Digital Library of the Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (SEADE), where we found the series Ensino no Brasil and Hemeroteca Digital Brasileira. This work has as theoretical references the theory of history, political history, statistics as a non-neutral element that composes a relative knowledge about society, the relations between state and culture, discourse analysis and professional education, having as basis the authors: Rusen (2010); Chaunu (1976, 1987); Bourdieu (1989, 2004); Rémond (2003); Cardoso and Vainfas (2012); Besson (1995); Desrosières (1995) Foucault (1999, 2002, 2004, 2006) and Chartier (2002). This research enabled us to conclude that educational statistics and those of secondary education were used to justify governmental actions, which demonstrate the use of these statistics for the maintenance of governmentality. Another point we identified is that the statistical production, regarding education and more specifically high school education, does not keep homogeneous characteristics regarding the categories. The Synopsis Books showed a great variation of categories and themes present in the books. With regard to dissemination and use, we can identify that these two elements are intertwined and often, as in the case of Presidential Messages to the National Congress, are strategies used by presidents at the same time, one in the sense of the other. The discourses, these then present both in production, as in disclosure. The analysis of the Synopsis Books demonstrate the use of the discourse on educational statistics, because at the same time that they disclose the statistics also magnify it, treating it as an absolute truth and not as a relative knowledge that manipulates society.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de 2° grau - estatísticasEstatísticas educacionaisGovernamentalidadeHistória da educaçãoEducação profissionalAs estatísticas do ensino de 2° grau: elemento legitimador de poder?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstatisticasensino2grau_Carlos_2022.pdfapplication/pdf3334919https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54884/1/Estatisticasensino2grau_Carlos_2022.pdf7aae3d2c7b0e0ad9d46dd783330f291bMD51123456789/548842023-09-22 20:47:46.343oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54884Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-22T23:47:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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