O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do Estado. Na segunda seção, mostramos como, na governamentalidade neoliberal contemporânea, a estatística torna-se uma tecnologia de governo para gerenciar áreas de risco social. Para isso, analisamos um programa de redução do analfabetismo no Brasil, mostrando, por um lado, os usos que o programa faz do saber estatístico para a gestão do risco social; por outro, como os números operam para tornar o programa auditável, ou seja, para manter sua credibilidade na aferição do investimento financeiro na diminuição do analfabetismo. |
id |
UFRGS-9_a8a9dc509be39fb79cbd4c6469edcef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/8267 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governarEstatística. Governamentalidade. Analfabetismo. Programas educacionaisO presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do Estado. Na segunda seção, mostramos como, na governamentalidade neoliberal contemporânea, a estatística torna-se uma tecnologia de governo para gerenciar áreas de risco social. Para isso, analisamos um programa de redução do analfabetismo no Brasil, mostrando, por um lado, os usos que o programa faz do saber estatístico para a gestão do risco social; por outro, como os números operam para tornar o programa auditável, ou seja, para manter sua credibilidade na aferição do investimento financeiro na diminuição do analfabetismo.FACED - UFRGS2009-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267/5535Bello, Samuel Edmundo LópezTraversini, Clariceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-29T15:08:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8267Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-09-29T15:08:30Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar |
title |
O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar |
spellingShingle |
O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar Bello, Samuel Edmundo López Estatística. Governamentalidade. Analfabetismo. Programas educacionais |
title_short |
O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar |
title_full |
O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar |
title_fullStr |
O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar |
title_full_unstemmed |
O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar |
title_sort |
O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar |
author |
Bello, Samuel Edmundo López |
author_facet |
Bello, Samuel Edmundo López Traversini, Clarice |
author_role |
author |
author2 |
Traversini, Clarice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bello, Samuel Edmundo López Traversini, Clarice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística. Governamentalidade. Analfabetismo. Programas educacionais |
topic |
Estatística. Governamentalidade. Analfabetismo. Programas educacionais |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do Estado. Na segunda seção, mostramos como, na governamentalidade neoliberal contemporânea, a estatística torna-se uma tecnologia de governo para gerenciar áreas de risco social. Para isso, analisamos um programa de redução do analfabetismo no Brasil, mostrando, por um lado, os usos que o programa faz do saber estatístico para a gestão do risco social; por outro, como os números operam para tornar o programa auditável, ou seja, para manter sua credibilidade na aferição do investimento financeiro na diminuição do analfabetismo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267/5535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009) Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766983658438656 |