O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bello, Samuel Edmundo López
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Traversini, Clarice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do Estado. Na segunda seção, mostramos como, na governamentalidade neoliberal contemporânea, a estatística torna-se uma tecnologia de governo para gerenciar áreas de risco social. Para isso, analisamos um programa de redução do analfabetismo no Brasil, mostrando, por um lado, os usos que o programa faz do saber estatístico para a gestão do risco social; por outro, como os números operam para tornar o programa auditável, ou seja, para manter sua credibilidade na aferição do investimento financeiro na diminuição do analfabetismo.
id UFRGS-9_a8a9dc509be39fb79cbd4c6469edcef5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8267
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governarEstatística. Governamentalidade. Analfabetismo. Programas educacionaisO presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do Estado. Na segunda seção, mostramos como, na governamentalidade neoliberal contemporânea, a estatística torna-se uma tecnologia de governo para gerenciar áreas de risco social. Para isso, analisamos um programa de redução do analfabetismo no Brasil, mostrando, por um lado, os usos que o programa faz do saber estatístico para a gestão do risco social; por outro, como os números operam para tornar o programa auditável, ou seja, para manter sua credibilidade na aferição do investimento financeiro na diminuição do analfabetismo.FACED - UFRGS2009-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267/5535Bello, Samuel Edmundo LópezTraversini, Clariceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-29T15:08:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8267Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2009-09-29T15:08:30Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar
title O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar
spellingShingle O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar
Bello, Samuel Edmundo López
Estatística. Governamentalidade. Analfabetismo. Programas educacionais
title_short O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar
title_full O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar
title_fullStr O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar
title_full_unstemmed O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar
title_sort O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar
author Bello, Samuel Edmundo López
author_facet Bello, Samuel Edmundo López
Traversini, Clarice
author_role author
author2 Traversini, Clarice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bello, Samuel Edmundo López
Traversini, Clarice
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística. Governamentalidade. Analfabetismo. Programas educacionais
topic Estatística. Governamentalidade. Analfabetismo. Programas educacionais
description O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do Estado. Na segunda seção, mostramos como, na governamentalidade neoliberal contemporânea, a estatística torna-se uma tecnologia de governo para gerenciar áreas de risco social. Para isso, analisamos um programa de redução do analfabetismo no Brasil, mostrando, por um lado, os usos que o programa faz do saber estatístico para a gestão do risco social; por outro, como os números operam para tornar o programa auditável, ou seja, para manter sua credibilidade na aferição do investimento financeiro na diminuição do analfabetismo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8267/5535
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 34 No. 2 (2009)
Educação & Realidade; v. 34 n. 2 (2009)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766983658438656