A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22356 |
Resumo: | Esta investigação tem sua origem ligada à dificuldade que o aluno do Ensino Médio sente para ler uma obra literária e, também, para escrever opinando sobre o objeto de leitura, ou seja, assumindo ou não a responsabilidade enunciativa em relação ao que seu dizer. Outro fator decisivo para o escopo dessa pesquisa foi nossa atuação como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escola pública da cidade de Ipanguaçu - RN. Para compreender melhor esse contexto, nosso estudo responde à seguinte questão: como se materializa a RE em resenhas escritas por alunos de Ensino Médio de escola pública? Para tanto, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE), a partir de marcas linguísticas de (não) assunção e de engajamento, bem como as adequações e inadequações ao gênero discursivo/textual resenha. O trabalho se insere nos postulados da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2008, 2010, 2011), bem como em estudos da Linguística Enunciativa, entre os autores, acompanhamos Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier-Revuz (2004). O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ipanguaçu - RN. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos princípios da abordagem qualitativa e documental. Por fim, ressaltamos que os dados revelaram que 80% dos alunos fizeram uso de formas verbais na 1ª. pessoa do singular, de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, a assunção da RE e o engajamento enunciativo, no gênero discursivo/textual resenha. |
id |
UFRN_ba30b5aa3389958f6b244bf1b0b26dea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22356 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Aloma Daiany Saraiva Varela dePasseggi, Luis Alvaro SgadariMarquesi, Sueli CristinaRodrigues, Maria das Gracas Soares2017-03-21T18:43:36Z2017-03-21T18:43:36Z2015-03-19FARIAS, Aloma Daiany Saraiva Varela de. A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio. 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22356Esta investigação tem sua origem ligada à dificuldade que o aluno do Ensino Médio sente para ler uma obra literária e, também, para escrever opinando sobre o objeto de leitura, ou seja, assumindo ou não a responsabilidade enunciativa em relação ao que seu dizer. Outro fator decisivo para o escopo dessa pesquisa foi nossa atuação como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escola pública da cidade de Ipanguaçu - RN. Para compreender melhor esse contexto, nosso estudo responde à seguinte questão: como se materializa a RE em resenhas escritas por alunos de Ensino Médio de escola pública? Para tanto, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE), a partir de marcas linguísticas de (não) assunção e de engajamento, bem como as adequações e inadequações ao gênero discursivo/textual resenha. O trabalho se insere nos postulados da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2008, 2010, 2011), bem como em estudos da Linguística Enunciativa, entre os autores, acompanhamos Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier-Revuz (2004). O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ipanguaçu - RN. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos princípios da abordagem qualitativa e documental. Por fim, ressaltamos que os dados revelaram que 80% dos alunos fizeram uso de formas verbais na 1ª. pessoa do singular, de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, a assunção da RE e o engajamento enunciativo, no gênero discursivo/textual resenha.Esta investigação tem sua origem ligada à dificuldade que o aluno do Ensino Médio sente para ler uma obra literária e, também, para escrever opinando sobre o objeto de leitura, ou seja, assumindo ou não a responsabilidade enunciativa em relação ao que seu dizer. Outro fator decisivo para o escopo dessa pesquisa foi nossa atuação como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escola pública da cidade de Ipanguaçu - RN. Para compreender melhor esse contexto, nosso estudo responde à seguinte questão: como se materializa a RE em resenhas escritas por alunos de Ensino Médio de escola pública? Para tanto, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE), a partir de marcas linguísticas de (não) assunção e de engajamento, bem como as adequações e inadequações ao gênero discursivo/textual resenha. O trabalho se insere nos postulados da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2008, 2010, 2011), bem como em estudos da Linguística Enunciativa, entre os autores, acompanhamos Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier-Revuz (2004). O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ipanguaçu - RN. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos princípios da abordagem qualitativa e documental. Por fim, ressaltamos que os dados revelaram que 80% dos alunos fizeram uso de formas verbais na 1ª. pessoa do singular, de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, a assunção da RE e o engajamento enunciativo, no gênero discursivo/textual resenha.porResponsabilidade enunciativaPonto de vistaResenhaA responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdfAlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdfapplication/pdf11730257https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22356/1/AlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf06f03e8ad2eb79f0cde1cd1c511ac87cMD51TEXTAlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf.txtAlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain278733https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22356/4/AlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf.txt3aa403a2427b571d41e11a2c74dacffcMD54THUMBNAILAlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf.jpgAlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1868https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22356/5/AlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf.jpg5e44e90c2242d921907a525fbb895245MD55123456789/223562017-11-02 18:59:04.431oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22356Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T21:59:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio |
title |
A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio |
spellingShingle |
A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio Farias, Aloma Daiany Saraiva Varela de Responsabilidade enunciativa Ponto de vista Resenha |
title_short |
A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio |
title_full |
A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio |
title_fullStr |
A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio |
title_sort |
A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio |
author |
Farias, Aloma Daiany Saraiva Varela de |
author_facet |
Farias, Aloma Daiany Saraiva Varela de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Passeggi, Luis Alvaro Sgadari |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Marquesi, Sueli Cristina |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Aloma Daiany Saraiva Varela de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria das Gracas Soares |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Maria das Gracas Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade enunciativa Ponto de vista Resenha |
topic |
Responsabilidade enunciativa Ponto de vista Resenha |
description |
Esta investigação tem sua origem ligada à dificuldade que o aluno do Ensino Médio sente para ler uma obra literária e, também, para escrever opinando sobre o objeto de leitura, ou seja, assumindo ou não a responsabilidade enunciativa em relação ao que seu dizer. Outro fator decisivo para o escopo dessa pesquisa foi nossa atuação como professora de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escola pública da cidade de Ipanguaçu - RN. Para compreender melhor esse contexto, nosso estudo responde à seguinte questão: como se materializa a RE em resenhas escritas por alunos de Ensino Médio de escola pública? Para tanto, estabelecemos como objetivos identificar, descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE), a partir de marcas linguísticas de (não) assunção e de engajamento, bem como as adequações e inadequações ao gênero discursivo/textual resenha. O trabalho se insere nos postulados da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta por Jean-Michel Adam (2008, 2010, 2011), bem como em estudos da Linguística Enunciativa, entre os autores, acompanhamos Rabatel (2009), Guentchéva (1994), Authier-Revuz (2004). O corpus se constitui de 15 textos/resenhas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ipanguaçu - RN. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos princípios da abordagem qualitativa e documental. Por fim, ressaltamos que os dados revelaram que 80% dos alunos fizeram uso de formas verbais na 1ª. pessoa do singular, de verbos e advérbios com valor apreciativo ou opinativo, materializando, assim, a assunção da RE e o engajamento enunciativo, no gênero discursivo/textual resenha. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-21T18:43:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-21T18:43:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FARIAS, Aloma Daiany Saraiva Varela de. A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio. 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22356 |
identifier_str_mv |
FARIAS, Aloma Daiany Saraiva Varela de. A responsabilidade enunciativa em resenhas produzidas por alunos do 2º ano do ensino médio. 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22356/1/AlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22356/4/AlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22356/5/AlomaDaianySaraivaVarelaDeFarias_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06f03e8ad2eb79f0cde1cd1c511ac87c 3aa403a2427b571d41e11a2c74dacffc 5e44e90c2242d921907a525fbb895245 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832894439325696 |