Minha voz, tua voz, nossas vozes: uma análise da responsabilidade enunciativa em artigos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Vanessa Fabíola Silva de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22506
Resumo: “Minha voz, tua voz, nossas vozes: a responsabilidade enunciativa em artigos acadêmicos/científicos” apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo é investigar como se materializa a Responsabilidade Enunciativa (RE) em textos do gênero discursivo/textual acadêmico artigo científico, compreendendo as etapas de descrição, análise e interpretação de um conjunto de sessenta textos de autores de variados níveis de experiência na esfera acadêmica para responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais as características da RE que diferenciaria a escrita de autores variados níveis de experiência na escrita acadêmica? O estudo da RE, nesses textos, restringiu-se à seção normalmente designada como Referencial Teórico (ou suas variantes “Quadro Teórico” e “Marco Teórico”) por se considerar que é nesta seção em que mais facilmente se detecta o diálogo com outras vozes. A mobilização do discurso outro, evidenciada, sobretudo, na não assunção da RE, é uma das características do artigo científico e desperta interesse por causa de sua inserção num campo mais amplo, o da polifonia, levantando questões muito pertinentes tanto para a análise de textos acadêmicos quanto para a didática da escrita desses textos descrevendo, por exemplo, como a voz autoral se posiciona perante outras vozes mobilizadas em seus textos, ou ainda sobre como a RE pode evidenciar o posicionamento desses autores enquanto autores científicos. Trata-se de um estudo bibliográfico documental, de cunho interpretativista e qualitativo que elegeu três categorias de análise: as diferentes representações da fala, os indicadores de quadro mediador e as indicações de um suporte de percepção e pensamentos relatados. A perspectiva teórica deste trabalho se ancora, principalmente, nos postulados teóricos da ATD (Análise Textual dos Discursos), mas também mobiliza aportes teóricos de considerável importância advindos dos estudos dos gêneros discursivos/textuais bem como dos estudos enunciativo-discursivos, especialmente as considerações rabatelianas acerca das noções locutor/ enunciador, ponto de vista, PEC e imputação, apagamento enunciativo, posicionamentos e posturas enunciativas. Os resultados demonstram que a ocorrência de zonas textuais que podem ser atribuídas a um outro enunciador (e2) não é exclusiva em textos de autores iniciantes, ocorrendo tanto em textos de iniciantes quanto em textos de autores experientes, embora a distribuição das ocorrências seja desigual nos textos estudados. Neste aspecto, contribuiu, efetivamente, a noção rabateliana de sobrenunciação, subenunciação e co-enunciação como aspectos de diferenciação na escrita de autores de diferentes níveis de experiência: a construção do PDV baseada na sobrenunciação parece predominar na escrita dos autores de reconhecida expertise, em que a voz autoral se sobrepõe às demais e domina o jogo enunciativo, à despeito do recurso a outras vozes, inclusive por meio de indicadores de quadros mediadores. Tomando-se a responsabilidade enunciativa como decorrência de um fenômeno localizado num nível mais abrangente que o do enunciado, que engloba o texto como um todo e suas diversas operações enunciativas, admite-se, por conseguinte, a possibilidade de haver responsabilidade enunciativa mesmo diante de recursos às vozes alheias e o apoio em indicadores de quadro mediativo. A RE seria redimensionada para um comportamento discursivo ligado à ética e à moral que parece transcender a dimensão do enunciado e afeta o posicionamento do autor no nível discursivo, resultando, no todo, como um texto mais engajado do que outros pareceriam, por meio de mecanismos de construção do PDV.
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Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22506“Minha voz, tua voz, nossas vozes: a responsabilidade enunciativa em artigos acadêmicos/científicos” apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo é investigar como se materializa a Responsabilidade Enunciativa (RE) em textos do gênero discursivo/textual acadêmico artigo científico, compreendendo as etapas de descrição, análise e interpretação de um conjunto de sessenta textos de autores de variados níveis de experiência na esfera acadêmica para responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais as características da RE que diferenciaria a escrita de autores variados níveis de experiência na escrita acadêmica? O estudo da RE, nesses textos, restringiu-se à seção normalmente designada como Referencial Teórico (ou suas variantes “Quadro Teórico” e “Marco Teórico”) por se considerar que é nesta seção em que mais facilmente se detecta o diálogo com outras vozes. A mobilização do discurso outro, evidenciada, sobretudo, na não assunção da RE, é uma das características do artigo científico e desperta interesse por causa de sua inserção num campo mais amplo, o da polifonia, levantando questões muito pertinentes tanto para a análise de textos acadêmicos quanto para a didática da escrita desses textos descrevendo, por exemplo, como a voz autoral se posiciona perante outras vozes mobilizadas em seus textos, ou ainda sobre como a RE pode evidenciar o posicionamento desses autores enquanto autores científicos. Trata-se de um estudo bibliográfico documental, de cunho interpretativista e qualitativo que elegeu três categorias de análise: as diferentes representações da fala, os indicadores de quadro mediador e as indicações de um suporte de percepção e pensamentos relatados. A perspectiva teórica deste trabalho se ancora, principalmente, nos postulados teóricos da ATD (Análise Textual dos Discursos), mas também mobiliza aportes teóricos de considerável importância advindos dos estudos dos gêneros discursivos/textuais bem como dos estudos enunciativo-discursivos, especialmente as considerações rabatelianas acerca das noções locutor/ enunciador, ponto de vista, PEC e imputação, apagamento enunciativo, posicionamentos e posturas enunciativas. Os resultados demonstram que a ocorrência de zonas textuais que podem ser atribuídas a um outro enunciador (e2) não é exclusiva em textos de autores iniciantes, ocorrendo tanto em textos de iniciantes quanto em textos de autores experientes, embora a distribuição das ocorrências seja desigual nos textos estudados. Neste aspecto, contribuiu, efetivamente, a noção rabateliana de sobrenunciação, subenunciação e co-enunciação como aspectos de diferenciação na escrita de autores de diferentes níveis de experiência: a construção do PDV baseada na sobrenunciação parece predominar na escrita dos autores de reconhecida expertise, em que a voz autoral se sobrepõe às demais e domina o jogo enunciativo, à despeito do recurso a outras vozes, inclusive por meio de indicadores de quadros mediadores. Tomando-se a responsabilidade enunciativa como decorrência de um fenômeno localizado num nível mais abrangente que o do enunciado, que engloba o texto como um todo e suas diversas operações enunciativas, admite-se, por conseguinte, a possibilidade de haver responsabilidade enunciativa mesmo diante de recursos às vozes alheias e o apoio em indicadores de quadro mediativo. A RE seria redimensionada para um comportamento discursivo ligado à ética e à moral que parece transcender a dimensão do enunciado e afeta o posicionamento do autor no nível discursivo, resultando, no todo, como um texto mais engajado do que outros pareceriam, por meio de mecanismos de construção do PDV.“My voice, your voice, our voices: enunciative committment in academic/scientific articles” presents research results from a study that investigates how Enunciative Commitment (EC) in academic scientific articles functions, with regard to the stages of description, analysis and interpretation in a set of sixty texts by authors with varying levels of experience in academic fields. The study aims to answer the following research questions: which characteristics of EC differentiate the writing of authors with varying levels of experience in academic writing; if the study of EC restricted to the section normally designated as Theoretical References (or variants, Theoretical Framework and Theoretical Mark) since detecting dialogue with other voices is easily noted in this section. The mobilization of the other’s discourse, evidenced, moreover, in the non-assumption of EC, is one of the characteristics of scientific articles, piquing interest as it pertains to the broader field of polyphony. These characteristics raise pertinent questions in the analysis of academic texts and didactic writing of these texts describing, for example, how the authorial voice is positioned with regard to other voices mobilized in the texts, or even about how EC can evidence the positioning of these authors as ‘scientific’ authors. The study is characterized as bibliographic research, interpretavist and qualitative, which adopts three categories of analysis: different representations of speech, mediator profile indicators, and indicators of the basis of perception and related thought. The theoretical perspective of this work is based primarily on the theoretical precepts of Textual Discourse Analysis (TDA). It also relies on theoretical support from considerably important theories, developed in discursive/textual genre studies, as well as enunciative-discursive studies, especially the rabatelian notions of loucutor/enunciator (e2), which is not exclusive to texts written by novice authors, point of view (POV), PEC, and imputation, enunciative erasure, enunciative positioning and posturing. The results demonstrate that the occurrence of textual zones that can be attributed to another enunciator (e2) is not exclusive in texts by novice authors, occurring both in texts by beginning and experienced authors, although distribution of the instances are not the same in the texts studied. From this perspective, the rabatelian notion of over-enunciation, sub-enunciation and co-enunciation, related to aspects of differentiation in the writing of authors who have different levels of experience, contributed significantly. The development of the POV based on over-enunciation seems to predominate in the writing of authors recognized for their expertise, in which the authorial voice overlays the others and dominates the enunciative play, to the exclusion of other voices, including through indicators of mediating frameworks. Assuming the EC as a consequence of the localized phenomenon on a level broader than the utterance, which considers the text in its entirety, and its various enunciative operations, admitting, subsequently, the possibility of having enunciative committment even when faced with the resources of arbitrary voices, and the support of mediating indicators. The EC, re-dimensioned for a discursive behavior linked to the ethics and morals that seem to transcend the dimension of the utterance and affects the positioning of the author on the level of discourse. The result, overall, is a text that is more engaged and affects the positiong of the author on the level of discourse, resulting in, how a text that is more engaged than the others, seems to achieve this through the mechanisms of developing POV.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAResponsabilidade enunciativaPonto de vistaPosturas enunciativasGênero discursivo/textual artigo científicoMinha voz, tua voz, nossas vozes: uma análise da responsabilidade enunciativa em artigos acadêmicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVanessaFabiolaSilvaDeFaria_TESE.pdfVanessaFabiolaSilvaDeFaria_TESE.pdfapplication/pdf3318192https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22506/1/VanessaFabiolaSilvaDeFaria_TESE.pdf9116b6913e861ae527dbe3ddb2c77b23MD51TEXTVanessaFabiolaSilvaDeFaria_TESE.pdf.txtVanessaFabiolaSilvaDeFaria_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain657483https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22506/4/VanessaFabiolaSilvaDeFaria_TESE.pdf.txt087297419a6490cc5dc8f85e7d57b4c5MD54THUMBNAILVanessaFabiolaSilvaDeFaria_TESE.pdf.jpgVanessaFabiolaSilvaDeFaria_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22506/5/VanessaFabiolaSilvaDeFaria_TESE.pdf.jpg0de3d2c57ffc081285362eb2e54cc185MD55123456789/225062017-11-03 03:55:48.837oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22506Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T06:55:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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