A força normativa do princípio nemo tenetur se detegere nas autuações administrativas pela mera recusa ao teste do etilômetro: uma análise crítica à luz da juridicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Neto, Arnaldo Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55135
Resumo: A Juridicidade, conceito evolutivo do princípio da legalidade, corresponde ao objeto central de análise da presente dissertação. Nesse viés, no âmbito da Administração Pública, especialmente no bojo do direito administrativo sancionador, buscou-se analisar os aspectos político-históricos e de conteúdo do constitucionalismo liberal até o pós-positivismo a fim de demonstrar a eficácia teórico-dogmática, na contemporaneidade, do princípio da Juridicidade, que reclama uma hermenêutica jurídica a partir da observância das leis e regras em conjunto com o sistema de valores e princípios do ordenamento jurídico pátrio, sempre à luz da força normativa da Constituição Federal. Assim, no desenvolvimento do trabalho, de modo crítico-reflexivo, foi construído um conceito de interesse público - supremo interesse público - em que a supremacia proposta se consubstancia numa compatibilização dos direitos individuais e coletivos na práxis exegética, contrapondo-se à expressão administrativista clássica da prevalência do interesse público sobre o privado. Nesse contexto, pretendeu-se confirmar, sob o enfoque do método de abordagem hipotético-dedutivo bem como à luz da natureza e do propósito da pesquisa aplicados - do tipo teórico - de cunho descritivo e exploratório, a afirmação de que a Juridicidade constitui mecanismo legítimo de governança pública. Para a confirmação da proposição, utilizou-se referenciais teóricos variados, tais quais exame constitucional comparado, análise de textos normativos e jurisprudência. Ao final, aprofundou-se em estudo de caso o tema do trabalho no âmbito do direito administrativo sancionador de trânsito, especificamente, na defesa crítico-jurídica da indeclinabilidade do princípio nemo tenetur se detegere (não autoincriminação), sob o prisma da juridicidade, nas situações em que o entendimento judicial ou administrativo respalda a penalização na esfera administrativa do condutor que tão somente se recusa a realizar o teste do etilômetro oferecido por um agente fiscalizador do Estado, mesmo sem apresentar alteração da capacidade psicomotora
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Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55135A Juridicidade, conceito evolutivo do princípio da legalidade, corresponde ao objeto central de análise da presente dissertação. Nesse viés, no âmbito da Administração Pública, especialmente no bojo do direito administrativo sancionador, buscou-se analisar os aspectos político-históricos e de conteúdo do constitucionalismo liberal até o pós-positivismo a fim de demonstrar a eficácia teórico-dogmática, na contemporaneidade, do princípio da Juridicidade, que reclama uma hermenêutica jurídica a partir da observância das leis e regras em conjunto com o sistema de valores e princípios do ordenamento jurídico pátrio, sempre à luz da força normativa da Constituição Federal. Assim, no desenvolvimento do trabalho, de modo crítico-reflexivo, foi construído um conceito de interesse público - supremo interesse público - em que a supremacia proposta se consubstancia numa compatibilização dos direitos individuais e coletivos na práxis exegética, contrapondo-se à expressão administrativista clássica da prevalência do interesse público sobre o privado. Nesse contexto, pretendeu-se confirmar, sob o enfoque do método de abordagem hipotético-dedutivo bem como à luz da natureza e do propósito da pesquisa aplicados - do tipo teórico - de cunho descritivo e exploratório, a afirmação de que a Juridicidade constitui mecanismo legítimo de governança pública. Para a confirmação da proposição, utilizou-se referenciais teóricos variados, tais quais exame constitucional comparado, análise de textos normativos e jurisprudência. Ao final, aprofundou-se em estudo de caso o tema do trabalho no âmbito do direito administrativo sancionador de trânsito, especificamente, na defesa crítico-jurídica da indeclinabilidade do princípio nemo tenetur se detegere (não autoincriminação), sob o prisma da juridicidade, nas situações em que o entendimento judicial ou administrativo respalda a penalização na esfera administrativa do condutor que tão somente se recusa a realizar o teste do etilômetro oferecido por um agente fiscalizador do Estado, mesmo sem apresentar alteração da capacidade psicomotoraThe Juridicity, an evolving concept of the legality principle, corresponds to the central object of analysis of this dissertation. In this vein, within the Public Administration, especially in the context of administrative sanctioning law, it was sought to analyze the political-historical aspects and the content of the liberal constitutionalism until the postpositivism in order to demonstrate the theoretical-dogmatic effectiveness, in contemporary times, of the principle of Juridicity, which requires a legal hermeneutics from the observance of laws and rules in conjunction with the system of values and principles of the Brazilian legal system, always in light of the normative force of the Federal Constitution. Thus, in the development of the work, in a critical-reflexive way, a concept of public interest was built - supreme public interest - in which the proposed supremacy is embodied in a compatibilization of individual and collective rights in the exegetical praxis, opposing the classic administrativist expression of the prevalence of the public interest over the private. In this context, we intend to confirm, under the hypothetico-deductive approach as well as in light of the nature and purpose of the applied research - of the theoretical type - of a descriptive and exploratory nature, the assertion that Juridicism constitutes a legitimate mechanism of public governance. To confirm the proposition, various theoretical references were used, such as comparative constitutional analysis, analysis of normative texts and jurisprudence. At the end, the theme of the paper was deepened in a case study within the scope of administrative traffic sanctioning law, specifically, in the critical-legal defense of the nonindispensability of the principle nemo tenetur se detegere (non-self-incrimination), under the prism of legality, in situations where the judicial or administrative understanding supports the penalty in the administrative sphere of the driver who merely refuses to take the breathalyzer test offered by a State surveillance agent, even without presenting alteration of psychomotor capacityUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em DireitoUFRNBrasiljuridicidadegovernança públicainteresse públicorecusa ao teste do etilômetronemo tenetur se detegereA força normativa do princípio nemo tenetur se detegere nas autuações administrativas pela mera recusa ao teste do etilômetro: uma análise crítica à luz da juridicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALForcaNormativaPrincipio_BezerraNeto_2023.pdfapplication/pdf1779565https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55135/1/ForcaNormativaPrincipio_BezerraNeto_2023.pdffc3e35fc1729f2f6359b1784f3d0eafbMD51123456789/551352023-11-03 16:25:07.388oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55135Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-03T19:25:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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