Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, André Luiz de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24319
Resumo: A tecnologia é um grande transformador da cultura de uma sociedade. Essa transformação cultural induz, por sua vez, a uma necessidade de revoluções em várias áreas do conhecimento. Uma dessas áreas é a educação, que conta com uma geração de jovens que estão sempre conectados, possuem acesso a grandes quantidades de informação e podem rapidamente compartilhá-las. Como consequência, os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem nos quais o professor assume um papel centralizador e o aluno se encontra passivamente recebendo as informações, passam a ser cada vez mais ineficazes. A inadequação dessas práticas diminui a conexão do aluno com o ambiente escolar e as disciplinas, levando-o mais facilmente a uma desmotivação pelos estudos. Um campo de pesquisa que tem se destacado nos últimos anos quando tratamos da motivação no contexto educacional é o da Gamificação. No entanto, um problema comum ainda persiste na construção de soluções gamificadas para a educação, que consiste na falta de um processo de design claro que norteie de forma eficaz a elaboração de soluções a fim de que os resultados obtidos pela aplicação das mesmas não sejam superficiais e ineficazes e não gerem impacto negativo na motivação dos alunos. Para contribuir com a solução desse problema, este trabalho propõe um processo de gamificação, denominado Level-Up, alicerçado na abordagem do Design Thinking para educadores, que tem como princípio básico o conhecimento prévio profundo sobre a problemática do desinteresse dos alunos a ser tratado antes que qualquer solução venha a ser projetada. Além disso, o framework Octalysis é utilizado para auxiliar na análise dos aspectos motivacionais tratados no cenário do problema e direcionar a escolha dos elementos de jogos para tornar esse cenário agradável e atingir os objetivos almejados com a gamificação. Para validar o processo proposto, um estudo de caso foi efetuado em uma disciplina introdutória de programação de um curso de ensino superior, no qual resultados promissores foram obtidos.
id UFRN_bb2263d2b950443fe8c2f5fdb54ee560
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24319
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Brito, André Luiz de Souzahttps://orcid.org/0000-0002-4460-2877http://lattes.cnpq.br/2381782879955327Figueira Filho, Fernando Marqueshttp://lattes.cnpq.br/6874649375434646Santa Rosa, José Guilherme da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7686896980904000Freitas, Sérgio Antônio Andrade dehttp://lattes.cnpq.br/0395549254894676https://orcid.org/0000-0003-3996-4985Madeira, Charles Andrye Galvão2017-11-20T19:17:34Z2017-11-20T19:17:34Z2017-08-25BRITO, André Luiz de Souza. Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24319A tecnologia é um grande transformador da cultura de uma sociedade. Essa transformação cultural induz, por sua vez, a uma necessidade de revoluções em várias áreas do conhecimento. Uma dessas áreas é a educação, que conta com uma geração de jovens que estão sempre conectados, possuem acesso a grandes quantidades de informação e podem rapidamente compartilhá-las. Como consequência, os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem nos quais o professor assume um papel centralizador e o aluno se encontra passivamente recebendo as informações, passam a ser cada vez mais ineficazes. A inadequação dessas práticas diminui a conexão do aluno com o ambiente escolar e as disciplinas, levando-o mais facilmente a uma desmotivação pelos estudos. Um campo de pesquisa que tem se destacado nos últimos anos quando tratamos da motivação no contexto educacional é o da Gamificação. No entanto, um problema comum ainda persiste na construção de soluções gamificadas para a educação, que consiste na falta de um processo de design claro que norteie de forma eficaz a elaboração de soluções a fim de que os resultados obtidos pela aplicação das mesmas não sejam superficiais e ineficazes e não gerem impacto negativo na motivação dos alunos. Para contribuir com a solução desse problema, este trabalho propõe um processo de gamificação, denominado Level-Up, alicerçado na abordagem do Design Thinking para educadores, que tem como princípio básico o conhecimento prévio profundo sobre a problemática do desinteresse dos alunos a ser tratado antes que qualquer solução venha a ser projetada. Além disso, o framework Octalysis é utilizado para auxiliar na análise dos aspectos motivacionais tratados no cenário do problema e direcionar a escolha dos elementos de jogos para tornar esse cenário agradável e atingir os objetivos almejados com a gamificação. Para validar o processo proposto, um estudo de caso foi efetuado em uma disciplina introdutória de programação de um curso de ensino superior, no qual resultados promissores foram obtidos.Technology is a force for change in the culture of society. This transformation often requires the evolution of several fields in human knowledge, one of them being the field of Education. As a generation of youngsters is always connected through the use of technological devices, with the possibility of accessing and exchanging a large amount of information in a fast way, the traditional learning models which are teacher-centered and the students play a passive role are gradually becoming more inefficient. This inadequacy has a big role in student motivation, that is rapidly decreasing by each year as students feel less connected with their learning environment and their practices. One field of research that has become prominent in past years concerning student motivation in education is that of Gamification. However, a common problem exists with the design of gamified solutions for education: the lack of a clear design process that guides the gamification towards an efficient model capable of effectively attend to the student’s needs. To contribute to the solution of this problem, this work proposes a gamification process called Level-Up, based on the design thinking for educators approach, which has as a core principle the investigation and gain of knowledge about the problematic of the students and learning environment before any solution is designed and executed. On top of that, the gamification framework Octalysis is used to evaluate how the motivational aspects are taken into account in the investigated scenario, and how the game elements can be used to change and improve student motivation in order to attain the objectives set by the gamification. To validate this gamification process, a case study is executed in an introductory programming class of an undergraduate course, in which promising results were obtained.porCNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWAREGamificação na educaçãoDesign thinkingFramework octalysisLevel up: uma proposta de processo gamificado para a educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Software – PPGSWUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdfAndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdfapplication/pdf9462341https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24319/1/AndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdfe58741b85d2f8cb51f451f3992636465MD51TEXTAndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdf.txtAndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain276502https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24319/2/AndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdf.txtee4edfc04f6fc3570aa9c0a2c49ae06cMD52THUMBNAILAndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdf.jpgAndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3449https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24319/3/AndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdf.jpgcc6c0ec50bbeff4c628b84b945dfe0eeMD53123456789/243192022-05-04 18:52:17.336oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24319Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T21:52:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação
title Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação
spellingShingle Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação
Brito, André Luiz de Souza
CNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Gamificação na educação
Design thinking
Framework octalysis
title_short Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação
title_full Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação
title_fullStr Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação
title_full_unstemmed Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação
title_sort Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação
author Brito, André Luiz de Souza
author_facet Brito, André Luiz de Souza
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4460-2877
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2381782879955327
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Figueira Filho, Fernando Marques
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6874649375434646
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santa Rosa, José Guilherme da Silva
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7686896980904000
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Freitas, Sérgio Antônio Andrade de
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0395549254894676
https://orcid.org/0000-0003-3996-4985
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, André Luiz de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Madeira, Charles Andrye Galvão
contributor_str_mv Madeira, Charles Andrye Galvão
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWARE
topic CNPQ::ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Gamificação na educação
Design thinking
Framework octalysis
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação na educação
Design thinking
Framework octalysis
description A tecnologia é um grande transformador da cultura de uma sociedade. Essa transformação cultural induz, por sua vez, a uma necessidade de revoluções em várias áreas do conhecimento. Uma dessas áreas é a educação, que conta com uma geração de jovens que estão sempre conectados, possuem acesso a grandes quantidades de informação e podem rapidamente compartilhá-las. Como consequência, os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem nos quais o professor assume um papel centralizador e o aluno se encontra passivamente recebendo as informações, passam a ser cada vez mais ineficazes. A inadequação dessas práticas diminui a conexão do aluno com o ambiente escolar e as disciplinas, levando-o mais facilmente a uma desmotivação pelos estudos. Um campo de pesquisa que tem se destacado nos últimos anos quando tratamos da motivação no contexto educacional é o da Gamificação. No entanto, um problema comum ainda persiste na construção de soluções gamificadas para a educação, que consiste na falta de um processo de design claro que norteie de forma eficaz a elaboração de soluções a fim de que os resultados obtidos pela aplicação das mesmas não sejam superficiais e ineficazes e não gerem impacto negativo na motivação dos alunos. Para contribuir com a solução desse problema, este trabalho propõe um processo de gamificação, denominado Level-Up, alicerçado na abordagem do Design Thinking para educadores, que tem como princípio básico o conhecimento prévio profundo sobre a problemática do desinteresse dos alunos a ser tratado antes que qualquer solução venha a ser projetada. Além disso, o framework Octalysis é utilizado para auxiliar na análise dos aspectos motivacionais tratados no cenário do problema e direcionar a escolha dos elementos de jogos para tornar esse cenário agradável e atingir os objetivos almejados com a gamificação. Para validar o processo proposto, um estudo de caso foi efetuado em uma disciplina introdutória de programação de um curso de ensino superior, no qual resultados promissores foram obtidos.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-20T19:17:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-20T19:17:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRITO, André Luiz de Souza. Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24319
identifier_str_mv BRITO, André Luiz de Souza. Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software – PPGSW
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24319/1/AndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24319/2/AndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24319/3/AndreLuizDeSouzaBrito_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e58741b85d2f8cb51f451f3992636465
ee4edfc04f6fc3570aa9c0a2c49ae06c
cc6c0ec50bbeff4c628b84b945dfe0ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117683533053952