Um estudo da expansão da educação superior no IFPB: desafios institucionais e alcance social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maize Sousa Virgolino de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28360
Resumo: O estudo teve por objetivo analisar o processo de expansão da Educação Superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), situando-o no contexto da política educacional brasileira para esse nível de ensino, no período de 2008 a 2015, investigando os desafios enfrentados pela instituição para viabilizar esse processo de expansão e a sua contribuição social. O referencial teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições do materialismo histórico-dialético, sob a articulação das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto aos procedimentos técnico-instrumentais, foram utilizadas a revisão bibliográfica sobre o tema, a análise documental, os dados secundários divulgados pelo Ministério da Educação-MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep (sinopse estatística do ensino superior) e 27 entrevistas semiestruturadas com os docentes e gestores dos campi de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras e Campina Grande. A tabulação e a organização dos dados foram realizadas com o auxílio do Software Iramuteq. O movimento expositivo e analítico desta pesquisa considerou o contexto macro das mudanças nas políticas educacionais – notadamente, da expansão da Educação Superior no Brasil iniciada na metade da década de 1990 – e de suas consequências para um movimento de expansão desse nível de ensino aos moldes do novo modelo do estado brasileiro, reestruturado em 1995, cujas características neoliberais redimensionaram a sua atuação, atribuindo-lhe forte papel regulador que impactou no processo de expansão da Educação Superior. Como parte desse contexto e das políticas traçadas pelo governo federal para a expansão desse nível de ensino, foi aprofundado o estudo sobre a expansão da Educação Superior nos Institutos Federais de Educação, criados em 2008, por meio da lei de nº 11.892/2008 que os equipara, quanto à oferta dos cursos superiores, às universidades federais. As análises sobre a expansão supracitada, de forma específica no IFPB, objeto desta tese, evidenciaram que esse crescimento esteve articulado à ampliação e interiorização de seus campi em todo o estado da Paraíba e foi fator histórico, tanto por sua expansão em número de campi, como pela oferta de cursos de graduação, possibilitando o acesso à Educação Superior de 11.994 alunos. A expansão dos cursos seguiu em média uma série de ofertas entre um e dois cursos anuais por campus ofertante, com destaque para a prevalência de serem, em sua maioria, na modalidade presencial, com maior oferta de cursos de tecnólogos, com um percentual de 57,9%. A expansão e reestruturação foram descritas pelos entrevistados como extremamente importantes, pela oportunidade de acesso a esse nível de ensino a alunos tanto da capital quanto do interior, embora também caracterizadas como desafiantes pelas condições estruturais e de pessoal exigidos em tempo muito curto e pelo desafio de construir uma nova identidade como instituição de Educação Superior. Os principais desafios destacados foram: a necessidade de estrutura física como fator recorrente em 75% dos campi pesquisados, a preocupação com a inclusão de alunos com necessidades específicas em relação aos conteúdos ministrados em sala de aula, notadamente, para as disciplinas técnicas, e a necessidade de maior oferta interna de formação pedagógica aos professores para atender às novas e específicas características dos alunos. O alcance social foi destacado com maior evidência quanto ao acesso, compreendido como oportunidade única a muitos alunos, principalmente, os oriundos de famílias carentes de recursos financeiros. O desenvolvimento da localidade de implantação dos campi também foi um fator social por proporcionar desenvolvimento local e geográfico e, por fim, a oportunidade de emprego e renda também foi referenciada em muitas das falas dos entrevistados. Desse modo, concluímos com a afirmação da tese de que a expansão da Educação Superior no IFPB, embora repleta de desafios, constitui-se em uma dimensão social ao proporcionar acesso, desenvolvimento geográfico e qualificação para o mundo do trabalho, fatores que colaboram para mudanças sociais.
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O referencial teórico e metodológico foi construído a partir das contribuições do materialismo histórico-dialético, sob a articulação das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Quanto aos procedimentos técnico-instrumentais, foram utilizadas a revisão bibliográfica sobre o tema, a análise documental, os dados secundários divulgados pelo Ministério da Educação-MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep (sinopse estatística do ensino superior) e 27 entrevistas semiestruturadas com os docentes e gestores dos campi de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras e Campina Grande. A tabulação e a organização dos dados foram realizadas com o auxílio do Software Iramuteq. O movimento expositivo e analítico desta pesquisa considerou o contexto macro das mudanças nas políticas educacionais – notadamente, da expansão da Educação Superior no Brasil iniciada na metade da década de 1990 – e de suas consequências para um movimento de expansão desse nível de ensino aos moldes do novo modelo do estado brasileiro, reestruturado em 1995, cujas características neoliberais redimensionaram a sua atuação, atribuindo-lhe forte papel regulador que impactou no processo de expansão da Educação Superior. Como parte desse contexto e das políticas traçadas pelo governo federal para a expansão desse nível de ensino, foi aprofundado o estudo sobre a expansão da Educação Superior nos Institutos Federais de Educação, criados em 2008, por meio da lei de nº 11.892/2008 que os equipara, quanto à oferta dos cursos superiores, às universidades federais. As análises sobre a expansão supracitada, de forma específica no IFPB, objeto desta tese, evidenciaram que esse crescimento esteve articulado à ampliação e interiorização de seus campi em todo o estado da Paraíba e foi fator histórico, tanto por sua expansão em número de campi, como pela oferta de cursos de graduação, possibilitando o acesso à Educação Superior de 11.994 alunos. A expansão dos cursos seguiu em média uma série de ofertas entre um e dois cursos anuais por campus ofertante, com destaque para a prevalência de serem, em sua maioria, na modalidade presencial, com maior oferta de cursos de tecnólogos, com um percentual de 57,9%. A expansão e reestruturação foram descritas pelos entrevistados como extremamente importantes, pela oportunidade de acesso a esse nível de ensino a alunos tanto da capital quanto do interior, embora também caracterizadas como desafiantes pelas condições estruturais e de pessoal exigidos em tempo muito curto e pelo desafio de construir uma nova identidade como instituição de Educação Superior. Os principais desafios destacados foram: a necessidade de estrutura física como fator recorrente em 75% dos campi pesquisados, a preocupação com a inclusão de alunos com necessidades específicas em relação aos conteúdos ministrados em sala de aula, notadamente, para as disciplinas técnicas, e a necessidade de maior oferta interna de formação pedagógica aos professores para atender às novas e específicas características dos alunos. O alcance social foi destacado com maior evidência quanto ao acesso, compreendido como oportunidade única a muitos alunos, principalmente, os oriundos de famílias carentes de recursos financeiros. O desenvolvimento da localidade de implantação dos campi também foi um fator social por proporcionar desenvolvimento local e geográfico e, por fim, a oportunidade de emprego e renda também foi referenciada em muitas das falas dos entrevistados. Desse modo, concluímos com a afirmação da tese de que a expansão da Educação Superior no IFPB, embora repleta de desafios, constitui-se em uma dimensão social ao proporcionar acesso, desenvolvimento geográfico e qualificação para o mundo do trabalho, fatores que colaboram para mudanças sociais.This study aims to analyze the expansion process of the College Education at Federal Institute of Education, Science and Technology in Paraiba (IFPB), situating it in the contexto of Brazilian Educational Policy, for this level of education, in the period from 2008 to 2015, investigating the challenges faced by the institution to make this expansion process possible and its social contribution. The theoretical and methodological framework was built from the contributions of historical dialectical materialism by articulating the categoris of tonality, of contradiction and of mediation. Concerning the technical-instrumental procedures, the bibliographic review on the theme was used, the document analysis, the secondary data released by the Ministry of Education (MEC) and by the National Institute for Educational Studies and Research (INEP). (Statistical Synopsis of College Education) and 27 semistructured interviews with campus teachers and managers in João Pessoa, Sousa, Cajazeiras and Campina Grande. Tabulation and data organization were carried out with the help of the Software Iramuteq. The expository and analytical movement of this research considered the macro contexto of changes in educational policies – in special, the expansion of College Education in Brazil that began in the mid-1990s – and its consequences for a movement of expansion of this level of education according to the new model of the Brazilian State, restructured in 1995, whose neoliberal characteristics resized their performance, giving it a strong regulatory role that impacted the process of College Education. As part of this context and the policies outlined by the Federal Government to expand this level of education, the study on the expansion of College Education was deepened at the Federal Institutes of Education, created in 2008, by the law nº 11,892/2008, which is equivalent to the Federal Universities, as regards the offer of College Education. The expansion analysis mentioned above, specifically at IFPB, which is the subject of this thesis, have made evident that this growth was linked to the expansion and internalization of their campuses throughout the State of Paraiba, and it was historical fator, not only for its expansion in number of campuses, but also for the offering of undergraduate courses, making possible 11,994 students to access to College Education. The expansion of the courses is based on the average of a series of offerings o fone and two anual courses per campus, mostly with courses in the presencial and technology modalities, with a percentage of 57.9%. The expansion and the restructuring were described by the respondentes as extremely important, for the opportunity of the students from the capital and the countryside to access to this level of education, even though these expansion and restructuring have been considered as challenging because of the structural conditions, the staff required in a very short period of time and the challenge of building a new identity as a College Educational Institution. The main highlighted challenges were: the need for physical structure as a recurring fator in 75% of the surveyed campuses, the concern with the inclusion of students with specific needs regarding the contents taught in the classroom, specifically the technical subjects and the need for greater internal provision of pedagogical training for teachers, to meet new and specific student characteristics. Social outreach was highlighted with greater evidence in relation to the admission, understood as a unique opportunity for many students, mainly for those from families with lack of finantial resources. By developing the area of the campuses, the areas surround them were provided with a local and geographic development, becoming a social fact, and, finally, employment and income opportunities were also referenced in many of the interviewees´ statements. Thus, we conclude with the statement of the thesis that the expansion of the College Education in IFPB, although full of challenges, takes a social dimension by providing access, geographic development and qualification for the labor market, factors that contributes to social changes.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOExpansão da educação superiorInstitutos federaisDesafios institucionaisAlcance socialUm estudo da expansão da educação superior no IFPB: desafios institucionais e alcance socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEstudoexpansaoeducacao_Araújo_2019.pdf.txtEstudoexpansaoeducacao_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain646150https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28360/2/Estudoexpansaoeducacao_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt95d18c248998909d2c13ffdc554e75e9MD52THUMBNAILEstudoexpansaoeducacao_Araújo_2019.pdf.jpgEstudoexpansaoeducacao_Araújo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28360/3/Estudoexpansaoeducacao_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg74c710021015bf3c48534a22e41aae8aMD53ORIGINALEstudoexpansaoeducacao_Araújo_2019.pdfapplication/pdf4574806https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28360/1/Estudoexpansaoeducacao_Ara%c3%bajo_2019.pdff6df6123423f058bd4227ce62ac49f84MD51123456789/283602020-01-26 04:32:14.793oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28360Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:32:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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