Engajamento em equipes de projetos à luz da teoria JD-R: modelo de dinâmica de sistemas para o contexto de um parque tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luan David Pereira do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26604
Resumo: Promover o engajamento das pessoas em suas atividades profissionais é um desafio para as organizações, sobretudo em entidades governamentais, considerando o sistema de restrições legais da Administração Pública. O modelo de demandas e recursos (JD-R, na sigla em inglês) teoriza como esse fenômeno ocorre nas organizações por meio de características inerentes ao trabalho que envolvem “recursos” – fatores que facilitam o engajamento – e “demandas” – fatores que podem dificultar o engajamento. Considerando a importância do engajamento para o alcance dos objetivos organizacionais, esta pesquisa qualitativa busca analisar a dinâmica do engajamento de uma equipe de projeto, concebida para operacionalizar um Parque Tecnológico, ligado a uma instituição pública federal de ensino superior. Seguindo os passos da metodologia Dinâmica de Sistemas (STERMAN, 2000), investigou-se as atividades executadas e concluídas no projeto para verificar a performance da equipe ao longo do ciclo de vida. Além disso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com membros e gerente, afim de verificar quais fatores estavam envolvidos com o construto do engajamento em uma perspectiva dinâmica. As entrevistas foram transcritas e codificadas, à luz do modelo JD-R, resultando em um diagrama causal com a estrutura básica de feedacks, representando a dinâmica relacionada a este fenômeno. Os dados sugerem que o engajamento está ligado a enlaces causais de crescimento creditados ao reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe e a execução das práticas de gestão de projetos, que promovem uma coesão grupal entre os membros. Além disso, o engajamento sofre influências de enlaces de equilíbrio relacionados a dificuldade de conciliar as demandas do projeto com as atribuições diárias, a falta de apoio da chefia imediata e surgimento de impedimentos durante a execução das atividades. Considerando a presença de enlaces de feedback de equilíbrio, apresentou-se medidas de aperfeiçoamento para os resultados encontrados, principalmente uma ferramenta de mensuração do engajamento, para que se possa diagnosticar e alavancar o engajamento dessas equipes.
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O modelo de demandas e recursos (JD-R, na sigla em inglês) teoriza como esse fenômeno ocorre nas organizações por meio de características inerentes ao trabalho que envolvem “recursos” – fatores que facilitam o engajamento – e “demandas” – fatores que podem dificultar o engajamento. Considerando a importância do engajamento para o alcance dos objetivos organizacionais, esta pesquisa qualitativa busca analisar a dinâmica do engajamento de uma equipe de projeto, concebida para operacionalizar um Parque Tecnológico, ligado a uma instituição pública federal de ensino superior. Seguindo os passos da metodologia Dinâmica de Sistemas (STERMAN, 2000), investigou-se as atividades executadas e concluídas no projeto para verificar a performance da equipe ao longo do ciclo de vida. Além disso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com membros e gerente, afim de verificar quais fatores estavam envolvidos com o construto do engajamento em uma perspectiva dinâmica. As entrevistas foram transcritas e codificadas, à luz do modelo JD-R, resultando em um diagrama causal com a estrutura básica de feedacks, representando a dinâmica relacionada a este fenômeno. Os dados sugerem que o engajamento está ligado a enlaces causais de crescimento creditados ao reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe e a execução das práticas de gestão de projetos, que promovem uma coesão grupal entre os membros. Além disso, o engajamento sofre influências de enlaces de equilíbrio relacionados a dificuldade de conciliar as demandas do projeto com as atribuições diárias, a falta de apoio da chefia imediata e surgimento de impedimentos durante a execução das atividades. Considerando a presença de enlaces de feedback de equilíbrio, apresentou-se medidas de aperfeiçoamento para os resultados encontrados, principalmente uma ferramenta de mensuração do engajamento, para que se possa diagnosticar e alavancar o engajamento dessas equipes.Promoting people engagement in their professional activities is one of the biggest organizations challenges, especially in government entities, considering the system of legal restrictions of the Public Administration. The job demands-resources model (JD-R) theorizes how this phenomenon occurs in organizations through inherent job characteristics that involve 'resources' - factors that facilitate engagement – and 'demands' – factors that can hinder engagement. Considering the importance of engagement to the achievement of organizational objectives, this qualitative research seeks to analyze the dynamics of the engagement of a project team, designed to operationalize a Technology Park, linked to a Brazilian federal public institution of higher education. Following the steps of the Dynamic Systems methodology (STERMAN, 2000), we investigated the activities executed and completed in the project to verify the performance of the team throughout the life cycle. In addition, semi-structured interviews were conducted with members and managers, in order to verify which factors were involved with the engagement construct in a dynamic perspective. The interviews were transcribed and coded, in light of the JD-R model, resulting in a causal diagram with the basic structure of feedacks, representing the dynamics related to this phenomenon. The data suggest that engagement is linked to growth feedbacks credited to recognition for team work and the implementation of project management practices that promote group cohesion among members. In addition, engagement is influenced by equilibrium feedbacks related to the difficulty of reconciling project demands with daily assignments, the lack of support from immediate leadership and the emergence of impediments during the execution of activities. Considering the presence of equilibrium feedbacks, improvement measures were presented for the results found, mainly an engagement measurement tool, so that the engagement of these teams could be diagnosed and leveraged.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS:Engajamento no trabalhoEquipes de projetosModelo de demandas e recursos de trabalhoDinâmica de sistemasEngajamento em equipes de projetos à luz da teoria JD-R: modelo de dinâmica de sistemas para o contexto de um parque tecnológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEngajamentoequipesprojetos_Nascimento_2018.pdf.txtEngajamentoequipesprojetos_Nascimento_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain419980https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26604/2/Engajamentoequipesprojetos_Nascimento_2018.pdf.txt5ad4aca084a2ef950087c3ca96275787MD52THUMBNAILEngajamentoequipesprojetos_Nascimento_2018.pdf.jpgEngajamentoequipesprojetos_Nascimento_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26604/3/Engajamentoequipesprojetos_Nascimento_2018.pdf.jpgbbdb825390dd45cfd1612f361b4eaf53MD53ORIGINALEngajamentoequipesprojetos_Nascimento_2018.pdfapplication/pdf2926076https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26604/1/Engajamentoequipesprojetos_Nascimento_2018.pdf103f70de3e3cbc0f9cd7ff346544a120MD51123456789/266042019-02-09 01:32:49.182oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26604Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-09T04:32:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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