A campanha "a Universidade não pode parar" da UFRN no Instagram: um estudo da gestão da informação no combate à desinformação nas redes sociais de instituições
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49776 |
Resumo: | Com o passar dos anos, a sociedade foi modificando a sua maneira de interação e isso não seria diferente no que se refere à formação das suas redes sociais como um todo, incluindo as institucionais. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância da gestão da informação no combate à desinformação na rede social institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Instagram). Para o desenvolvimento da pesquisa, o trabalho foi dividido em três partes. Inicialmente, discorreu-se sobre Gestão da Informação e Conhecimento - GIC, depois foi abordada a noção de desinformação e, na última seção, foi desenvolvida uma discussão com base em autores que abordam o tema das redes sociais, com ênfase nos meios institucionais. A realização deste trabalho se justifica devido à necessidade de analisar se existe realmente a importância e relevância da GIC no combate à desinformação na rede social da UFRN (Instagram). A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa descritivo-exploratória. Um estudo que observa, relaciona e registra fatos ou fenômenos sem a utilização de manipulação e com aplicação de entrevista com o gestor da campanha “A universidade não pode parar”. Na análise dos resultados foi verificado que a Gestão da Informação é importante no combate à desinformação e, com isso, gerou uma série de proposta futuras como ter uma campanha permanente utilizando as multiplataformas e dar a possibilidade de criar manuais/cartilhas para auxiliar no combate da desinformação. Com o término da pesquisa, é visto que a temática abordada ainda pode ser aprofundada e trazer novos estudos para a área. Ficou evidente por meio da análise e entrevista que a gestão da informação ajuda e permeia na divulgação de notícias mais factíveis. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49776Com o passar dos anos, a sociedade foi modificando a sua maneira de interação e isso não seria diferente no que se refere à formação das suas redes sociais como um todo, incluindo as institucionais. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância da gestão da informação no combate à desinformação na rede social institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Instagram). Para o desenvolvimento da pesquisa, o trabalho foi dividido em três partes. Inicialmente, discorreu-se sobre Gestão da Informação e Conhecimento - GIC, depois foi abordada a noção de desinformação e, na última seção, foi desenvolvida uma discussão com base em autores que abordam o tema das redes sociais, com ênfase nos meios institucionais. A realização deste trabalho se justifica devido à necessidade de analisar se existe realmente a importância e relevância da GIC no combate à desinformação na rede social da UFRN (Instagram). A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa descritivo-exploratória. Um estudo que observa, relaciona e registra fatos ou fenômenos sem a utilização de manipulação e com aplicação de entrevista com o gestor da campanha “A universidade não pode parar”. Na análise dos resultados foi verificado que a Gestão da Informação é importante no combate à desinformação e, com isso, gerou uma série de proposta futuras como ter uma campanha permanente utilizando as multiplataformas e dar a possibilidade de criar manuais/cartilhas para auxiliar no combate da desinformação. Com o término da pesquisa, é visto que a temática abordada ainda pode ser aprofundada e trazer novos estudos para a área. Ficou evidente por meio da análise e entrevista que a gestão da informação ajuda e permeia na divulgação de notícias mais factíveis.Over the years, society has changed its way of interacting, and this would be no different when it comes to the formation of its social networks as a whole, including institutional ones. Thus, the main objective of this research is to analyze the importance of information and knowledge management in the fight against disinformation in the institutional social network (Instagram) of UFRN. For the development of the research, the article will be divided into three parts. Initially, it will be described on Information and Knowledge Management – IKM, will then be chosen and the definition of selection will begin, a discussion based on social authors will be developed, which will discuss with emphasis on institutional means. The realization of this justifies the need to analyze if there is really the importance and the work of the IKM in the fight against the social network (Instagram) of UFRN. The research will be carried out through descriptiveexploratory research, this as a study of facts that observes, relates, and or phenomena without the use of management and with the application of an interview with the manager of the campaign “A universidade não pode parar” (The university cannot stop). In the analysis of the results, it was verified that Information Management is important in the fight against disinformation and with this it generated a series of future proposals such as having a permanent campaign using multiplatforms and with all this giving the possibility to create manuals / booklets to assist in the fight of misinformation. With the end of the research, it is seen that the theme addressed can still be deepened and bring new studies to the area, it was evident through the analysis and interview that information management helps and permeates the dissemination of more feasible news.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGICUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão da informaçãoDesinformaçãoRedes sociaisUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)A campanha "a Universidade não pode parar" da UFRN no Instagram: um estudo da gestão da informação no combate à desinformação nas redes sociais de instituiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCampanhaUniversidadenaopodeparar_Nepomuceno_2022.pdfapplication/pdf2213102https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49776/1/CampanhaUniversidadenaopodeparar_Nepomuceno_2022.pdf5cb6da9f9f5eec4dfe67caf0777e6377MD51123456789/497762022-11-16 19:05:23.546oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49776Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-16T22:05:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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