Paisagem midiática do sertão: um estudo das práticas de consumo de mídia do Canal 4, de Currais Novos/RN
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52834 |
Resumo: | Esta tese doutoral apresenta um estudo das práticas de consumo de mídia local através do canal 4, de Currais Novos/RN. A cidade, que está localizada na zona mais pobre e estigmatizada do Brasil, o sertão nordestino, destaca-se na história da mídia brasileira por ter sido a pioneira no sistema de televisão a cabo da região Nordeste. Apresenta-se também peculiar por ser uma cidade considerada de pequeno porte – população média de 45 mil habitantes – com seis emissoras de televisão com conteúdo local. Dessa maneira, diverge-se das características típicas dos municípios que são considerados desertos de notícias no Brasil (ATLAS DA NOTÍCIA, 2022), ou seja, locais que não têm veículos jornalísticos e, consequentemente, cobertura significativa da imprensa. Diante dessa conjuntura, com o objetivo de compreender quais são e como se dão as práticas de consumo de mídia televisiva local a partir do canal 4, de Currais Novos/RN, desenvolvemos uma percurso metodológico híbrido, que teve início com a seleção de cinco casas de famílias curraisnovenses e, em seguida, com a utilização de quatro instrumentos de coleta de dados: a) questionário de audiência semiestruturado; b) diários de consumo; c) observação não-participante; d) e entrevistas em profundidade. Os dados empíricos apanhados com a pesquisa de campo se articularam com os nossos aportes teóricos, regidos especialmente pelo conceito de consumo (BAUMAN, 2008; BAUDRILLARD, 2007; JENKINS, 2009; MILLER, 2007; TAPSCOTT; WILLIAMS, 2007). Além disso, o embasamento metodológico foi desenvolvido a partir das questões acerca dos estudos de audiência com ênfase nos estudos de consumo midiático (JACKS; TOALDO, 2013; WOTTRICH, 2017). Com a análise realizada, a tese expõe seis categorias de práticas de consumo midiático local curraisnovense: uso dos aparelhos, reconhecimento do outro, lugar do consumo, autorreconhecimento, sociabilidade e mídia televisiva (local). Resultando também em 24 sentenças conclusivas em torno das práticas de consumo televisivo local em Currais Novos/RN, confirmando algumas hipóteses iniciais, como a de que há predominância no uso do aparelho televisivo para o consumo local; que o efeito zapping (troca de canais) ao longo do programa é nulo ou baixo ou ainda de que o consumo televisivo local se dá essencialmente em casa, em núcleo familiar. |
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Silva, Maríllia Graziella Oliveira dahttps://orcid.org/0000-0003-4962-0836http://lattes.cnpq.br/8513965699288236https://orcid.org/0000-0002-0876-377Xhttp://lattes.cnpq.br/9310055597414010Veloso, Maria do Socorro Furtadohttp://lattes.cnpq.br/8254589050604215Muneiro, Lilian CarlaOta, Daniela CristianeFaxina, ElsonGarcía, Nicolás LoriteRosário, Nísia Martins doLacerda, Juciano de Sousa2023-06-21T22:41:19Z2023-06-21T22:41:19Z2023-05-11SILVA, Maríllia Graziella Oliveira da. Paisagem midiática do sertão: um estudo das práticas de consumo de mídia do Canal 4, de Currais Novos/RN. Orientador: Juciano de Sousa Lacerda. 2023. 215f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52834Esta tese doutoral apresenta um estudo das práticas de consumo de mídia local através do canal 4, de Currais Novos/RN. A cidade, que está localizada na zona mais pobre e estigmatizada do Brasil, o sertão nordestino, destaca-se na história da mídia brasileira por ter sido a pioneira no sistema de televisão a cabo da região Nordeste. Apresenta-se também peculiar por ser uma cidade considerada de pequeno porte – população média de 45 mil habitantes – com seis emissoras de televisão com conteúdo local. Dessa maneira, diverge-se das características típicas dos municípios que são considerados desertos de notícias no Brasil (ATLAS DA NOTÍCIA, 2022), ou seja, locais que não têm veículos jornalísticos e, consequentemente, cobertura significativa da imprensa. Diante dessa conjuntura, com o objetivo de compreender quais são e como se dão as práticas de consumo de mídia televisiva local a partir do canal 4, de Currais Novos/RN, desenvolvemos uma percurso metodológico híbrido, que teve início com a seleção de cinco casas de famílias curraisnovenses e, em seguida, com a utilização de quatro instrumentos de coleta de dados: a) questionário de audiência semiestruturado; b) diários de consumo; c) observação não-participante; d) e entrevistas em profundidade. Os dados empíricos apanhados com a pesquisa de campo se articularam com os nossos aportes teóricos, regidos especialmente pelo conceito de consumo (BAUMAN, 2008; BAUDRILLARD, 2007; JENKINS, 2009; MILLER, 2007; TAPSCOTT; WILLIAMS, 2007). Além disso, o embasamento metodológico foi desenvolvido a partir das questões acerca dos estudos de audiência com ênfase nos estudos de consumo midiático (JACKS; TOALDO, 2013; WOTTRICH, 2017). Com a análise realizada, a tese expõe seis categorias de práticas de consumo midiático local curraisnovense: uso dos aparelhos, reconhecimento do outro, lugar do consumo, autorreconhecimento, sociabilidade e mídia televisiva (local). Resultando também em 24 sentenças conclusivas em torno das práticas de consumo televisivo local em Currais Novos/RN, confirmando algumas hipóteses iniciais, como a de que há predominância no uso do aparelho televisivo para o consumo local; que o efeito zapping (troca de canais) ao longo do programa é nulo ou baixo ou ainda de que o consumo televisivo local se dá essencialmente em casa, em núcleo familiar.This doctoral thesis studies the local media consumption practices on channel 4 in Currais Novos/RN. The city, located in Brazil’s poorest and most stigmatized area, the sertão nordestino, stands out in the history of Brazilian media for being the pioneer in the cable television industry in the Northeast region. It is also peculiar because it is considered a small city – with an average population of 45 thousand inhabitants – with six television stations exclusively featuring local content. Therefore, it differs from the typical characteristics of municipalities considered news deserts in Brazil (ATLAS DA NOTÍCIA, 2021), in other words, that do not have journalistic vehicles and, consequently, significant press coverage. Thus, to understand the local television media consumption practices and how they occur via channel 4 in Currais Novos/RN, we developed a hybrid methodological path, which began with the selection of five family houses and, then, with the use of four data collection instruments: a) semi-structured audience questionnaire; b) consumption diaries; c) non-participant observation, and d) in-depth interviews. The empirical data gathered from the field research were articulated with our theoretical contributions, governed primarily by the concept of consumption (BAUMAN, 2008; BAUDRILLARD, 2007; JENKINS, 2009; MILLER, 2007; TAPSCOTT & WILLIAMS, 2007). In addition, the methodological basis was developed from questions about audience studies with an emphasis on media consumption studies (TOALDO & JACKS, 2013; WOTTRICH, 2017). With the analysis carried out, this thesis exposes six categories of local media consumption practices in Currais Novos/RN: use of devices, recognition of the other, place of consumption, self-recognition, sociability, and television media (local). The research reveals in 24 claims about local television consumption practices in Currais Novos/RN, confirming previous hypotheses, such as the predominance in the use of the television set in local consumption, the zapping effect (switching channels) throughout the program is null or low, and that local television consumption essentially takes place at home, in the nuclear family.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOConsumoConsumo de mídiaTelevisão localDesertos de notíciasSertãoCurrais NovosPaisagem midiática do sertão: um estudo das práticas de consumo de mídia do Canal 4, de Currais Novos/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPaisagemmidiaticasertao_Silva_2023.pdfapplication/pdf32038357https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52834/1/Paisagemmidiaticasertao_Silva_2023.pdf13d7e625888022a8efe45189b322a15aMD51123456789/528342023-06-21 19:41:52.491oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52834Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-21T22:41:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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