Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18116
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_bdc5501a5c11b84bc44e3e3ca0346084
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18116
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira, Alessandro Luiz Stamattohttp://lattes.cnpq.br/4541681838481089Leite, Jair Cavalcantihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782411P6Borges, Jose Antonio dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1957526921210046Pinheiro, Marcos Cesar Madruga Alveshttp://lattes.cnpq.br/1682925222063297Miranda, Leonardo Cunha de2014-12-17T15:48:12Z2014-11-272014-12-17T15:48:12Z2014-03-28FERREIRA, Alessandro Luiz Stamatto. Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18116Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorInterface Cérebro-Computador (ICC) é uma área que vêm sendo estudada há décadas, mas apenas nos últimos anos atingiu um nível de maturidade suficiente para permitir o seu uso com jogos digitais. Considerando que no futuro as ICCs farão parte de sistemas interativos, é preciso estudar o seu uso, avaliar quais são seus desafios e limitações e, também, entender de forma mais apurada como adaptá-la para uso conjugado com outras formas usuais de interação humano-computador. Nesta pesquisa, investigamos apenas as ICCs não-invasivas por entendermos que esse tipo de ICC poderá ser, de fato, utilizada por usuários finais nesse novo paradigma de interação. Um dos grandes potenciais de uso de ICCs é no domínio de jogos digitais, onde podem aumentar a imersão e a diversão através de um controle via ondas cerebrais. Apesar disso, nos dias atuais, ainda existem grandes dificuldades no processo de design e desenvolvimento de jogos dessa natureza. Como resultados da pesquisa destacamos o extenso levantamento da área, a identificação de desafios de interação relacionados a ICCs, a identificação dos stakeholders através do referencial teórico-metodológico da Semiótica Organizacional, a confecção de um design-rationale para apoiar o processo de design de jogos dessa natureza e, ainda, o design e a implementação em C++ de um jogo de batalha naval via uma ICC híbrida baseada em movimento imaginado para uso com o headset EEG Emotic EPOCapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Sistemas e ComputaçãoUFRNBRCiência da ComputaçãoInteração humano-computador. Headset. EEG. Movimento imaginado. Emotiv. EPOCCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOInterfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlessandroLSF_DISSERT.pdfapplication/pdf5359322https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/1/AlessandroLSF_DISSERT.pdf38000f531a3025444d952f3756cbb61aMD51TEXTAlessandroLSF_DISSERT.pdf.txtAlessandroLSF_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain264539https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/6/AlessandroLSF_DISSERT.pdf.txt67981d97237e0e75753bceb6fc92e4ebMD56THUMBNAILAlessandroLSF_DISSERT.pdf.jpgAlessandroLSF_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3303https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/7/AlessandroLSF_DISSERT.pdf.jpgad97a8b69e19402ee053be1dde4f47b0MD57123456789/181162017-11-04 13:49:18.073oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18116Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T16:49:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
title Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
spellingShingle Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto
Interação humano-computador. Headset. EEG. Movimento imaginado. Emotiv. EPOC
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
title_short Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
title_full Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
title_fullStr Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
title_full_unstemmed Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
title_sort Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
author Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto
author_facet Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4541681838481089
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Leite, Jair Cavalcanti
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782411P6
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Borges, Jose Antonio dos Santos
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1957526921210046
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Pinheiro, Marcos Cesar Madruga Alves
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1682925222063297
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miranda, Leonardo Cunha de
contributor_str_mv Miranda, Leonardo Cunha de
dc.subject.por.fl_str_mv Interação humano-computador. Headset. EEG. Movimento imaginado. Emotiv. EPOC
topic Interação humano-computador. Headset. EEG. Movimento imaginado. Emotiv. EPOC
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:48:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-11-27
2014-12-17T15:48:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Alessandro Luiz Stamatto. Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18116
identifier_str_mv FERREIRA, Alessandro Luiz Stamatto. Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciência da Computação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/1/AlessandroLSF_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/6/AlessandroLSF_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/7/AlessandroLSF_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38000f531a3025444d952f3756cbb61a
67981d97237e0e75753bceb6fc92e4eb
ad97a8b69e19402ee053be1dde4f47b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117808264314880