Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18116 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFRN_bdc5501a5c11b84bc44e3e3ca0346084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18116 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Alessandro Luiz Stamattohttp://lattes.cnpq.br/4541681838481089Leite, Jair Cavalcantihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782411P6Borges, Jose Antonio dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1957526921210046Pinheiro, Marcos Cesar Madruga Alveshttp://lattes.cnpq.br/1682925222063297Miranda, Leonardo Cunha de2014-12-17T15:48:12Z2014-11-272014-12-17T15:48:12Z2014-03-28FERREIRA, Alessandro Luiz Stamatto. Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18116Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorInterface Cérebro-Computador (ICC) é uma área que vêm sendo estudada há décadas, mas apenas nos últimos anos atingiu um nível de maturidade suficiente para permitir o seu uso com jogos digitais. Considerando que no futuro as ICCs farão parte de sistemas interativos, é preciso estudar o seu uso, avaliar quais são seus desafios e limitações e, também, entender de forma mais apurada como adaptá-la para uso conjugado com outras formas usuais de interação humano-computador. Nesta pesquisa, investigamos apenas as ICCs não-invasivas por entendermos que esse tipo de ICC poderá ser, de fato, utilizada por usuários finais nesse novo paradigma de interação. Um dos grandes potenciais de uso de ICCs é no domínio de jogos digitais, onde podem aumentar a imersão e a diversão através de um controle via ondas cerebrais. Apesar disso, nos dias atuais, ainda existem grandes dificuldades no processo de design e desenvolvimento de jogos dessa natureza. Como resultados da pesquisa destacamos o extenso levantamento da área, a identificação de desafios de interação relacionados a ICCs, a identificação dos stakeholders através do referencial teórico-metodológico da Semiótica Organizacional, a confecção de um design-rationale para apoiar o processo de design de jogos dessa natureza e, ainda, o design e a implementação em C++ de um jogo de batalha naval via uma ICC híbrida baseada em movimento imaginado para uso com o headset EEG Emotic EPOCapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Sistemas e ComputaçãoUFRNBRCiência da ComputaçãoInteração humano-computador. Headset. EEG. Movimento imaginado. Emotiv. EPOCCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOInterfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlessandroLSF_DISSERT.pdfapplication/pdf5359322https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/1/AlessandroLSF_DISSERT.pdf38000f531a3025444d952f3756cbb61aMD51TEXTAlessandroLSF_DISSERT.pdf.txtAlessandroLSF_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain264539https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/6/AlessandroLSF_DISSERT.pdf.txt67981d97237e0e75753bceb6fc92e4ebMD56THUMBNAILAlessandroLSF_DISSERT.pdf.jpgAlessandroLSF_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3303https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/7/AlessandroLSF_DISSERT.pdf.jpgad97a8b69e19402ee053be1dde4f47b0MD57123456789/181162017-11-04 13:49:18.073oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18116Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T16:49:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship |
title |
Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship |
spellingShingle |
Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto Interação humano-computador. Headset. EEG. Movimento imaginado. Emotiv. EPOC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
title_short |
Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship |
title_full |
Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship |
title_fullStr |
Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship |
title_full_unstemmed |
Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship |
title_sort |
Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship |
author |
Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto |
author_facet |
Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4541681838481089 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Leite, Jair Cavalcanti |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782411P6 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Borges, Jose Antonio dos Santos |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1957526921210046 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Pinheiro, Marcos Cesar Madruga Alves |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1682925222063297 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Alessandro Luiz Stamatto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miranda, Leonardo Cunha de |
contributor_str_mv |
Miranda, Leonardo Cunha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação humano-computador. Headset. EEG. Movimento imaginado. Emotiv. EPOC |
topic |
Interação humano-computador. Headset. EEG. Movimento imaginado. Emotiv. EPOC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:48:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-11-27 2014-12-17T15:48:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Alessandro Luiz Stamatto. Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18116 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Alessandro Luiz Stamatto. Interfaces cérebro-computador: estudo, design e desenvolvimento do jogo AdmiralMind Battleship. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/1/AlessandroLSF_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/6/AlessandroLSF_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18116/7/AlessandroLSF_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38000f531a3025444d952f3756cbb61a 67981d97237e0e75753bceb6fc92e4eb ad97a8b69e19402ee053be1dde4f47b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117808264314880 |