O trabalho docente de Assistentes Sociais no ensino superior do RN e o Projeto Ético-Político do Serviço Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tatiana de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44819
Resumo: A presente dissertação analisou o trabalho docente de Assistentes Sociais em Cursos de Serviço Social de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas no Rio Grande do Norte, considerando suas estratégias para garantir a formação profissional em consonância com a direção do Projeto Ético-Político da Profissão. A docência em Serviço Social tem sido uma área perpassada por desafios e limites, os quais se diferenciam ao considerarmos as suas respectivas configurações, o vínculo empregatício dos docentes e as demandas pedagógicas que emergem nesses espaços de atuação. Pois, nas instituições públicas prevalecem as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), enquanto que, no contexto de algumas instituições privadas são priorizadas as Diretrizes formuladas pelo Ministério da Educação (MEC), as quais possuem um direcionamento que precariza a formação profissional e o trabalho docente. Dessa forma, o nosso objeto de pesquisa foi a relação entre as particularidades do trabalho docente na formação profissional para o Serviço Social, enquanto atribuição privativa de Assistentes Sociais, e as estratégias de ensino que são utilizadas para assegurar a direção do Projeto Ético-Político da Profissão. A abordagem teórico-metodológica de pesquisa qualitativa foi o materialismo históricodialético que possibilita analisar o movimento da realidade e suas contradições numa perspectiva de totalidade. Quanto às técnicas de pesquisa foram realizados levantamento bibliográfico no repositório da CAPES, entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários com oito docentes de instituições de educação superior públicas e privadas do RN. Os resultados da pesquisa evidenciaram que em relação aos fundamentos da docência em Serviço Social e aos fundamentos pedagógicos, os docentes apontaram a necessidade de discussões durante a graduação e a pós-graduação e a existência de disciplinas e outras inciativas que contemplem esse debate. No tocante às condições de trabalho em IES públicas e privadas, elas são perpassadas pela sobrecarga de trabalho e a precarização das condições e relações trabalhistas, sendo esta última situação vivenciada, sobretudo, na esfera privada. Identificamos que um elemento comum aos dois espaços de atuação se refere à desvalorização da docência na educação superior. Em virtude disso, o atendimento das demandas pedagógicas, que se relacionam aos discentes, à instituição e a profissão sofrem as implicações dessas condições de trabalho, acarretando dificuldades para a formulação de respostas qualificadas e em consonância com o Projeto Profissional. Nesse sentido, as estratégias político-pedagógicas utilizadas pelos docentes de instituições públicas e privadas dialogam, porém os profissionais da esfera privada tendem a enfrentar maiores dificuldades para a efetivação dessas estratégias, as quais são expressão de criatividade, compromisso e resistência diante da perspectiva de educação capitalista. Portanto, reafirmamos a relevância do debate sobre a docência em Serviço Social, tendo em vista o cenário atual de mercantilização e precarização da educação superior e a necessidade de defender o Projeto Ético-Político da profissão no âmbito da formação e do trabalho profissional. Concluímos, então que as estratégias político-pedagógicas constituem-se como uma das formas de assegurar a direção social da profissão e de lutar pela continuidade da educação superior com qualidade e alinhada às Diretrizes Curriculares da ABEPSS.
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Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44819A presente dissertação analisou o trabalho docente de Assistentes Sociais em Cursos de Serviço Social de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas no Rio Grande do Norte, considerando suas estratégias para garantir a formação profissional em consonância com a direção do Projeto Ético-Político da Profissão. A docência em Serviço Social tem sido uma área perpassada por desafios e limites, os quais se diferenciam ao considerarmos as suas respectivas configurações, o vínculo empregatício dos docentes e as demandas pedagógicas que emergem nesses espaços de atuação. Pois, nas instituições públicas prevalecem as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), enquanto que, no contexto de algumas instituições privadas são priorizadas as Diretrizes formuladas pelo Ministério da Educação (MEC), as quais possuem um direcionamento que precariza a formação profissional e o trabalho docente. Dessa forma, o nosso objeto de pesquisa foi a relação entre as particularidades do trabalho docente na formação profissional para o Serviço Social, enquanto atribuição privativa de Assistentes Sociais, e as estratégias de ensino que são utilizadas para assegurar a direção do Projeto Ético-Político da Profissão. A abordagem teórico-metodológica de pesquisa qualitativa foi o materialismo históricodialético que possibilita analisar o movimento da realidade e suas contradições numa perspectiva de totalidade. Quanto às técnicas de pesquisa foram realizados levantamento bibliográfico no repositório da CAPES, entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários com oito docentes de instituições de educação superior públicas e privadas do RN. Os resultados da pesquisa evidenciaram que em relação aos fundamentos da docência em Serviço Social e aos fundamentos pedagógicos, os docentes apontaram a necessidade de discussões durante a graduação e a pós-graduação e a existência de disciplinas e outras inciativas que contemplem esse debate. No tocante às condições de trabalho em IES públicas e privadas, elas são perpassadas pela sobrecarga de trabalho e a precarização das condições e relações trabalhistas, sendo esta última situação vivenciada, sobretudo, na esfera privada. Identificamos que um elemento comum aos dois espaços de atuação se refere à desvalorização da docência na educação superior. Em virtude disso, o atendimento das demandas pedagógicas, que se relacionam aos discentes, à instituição e a profissão sofrem as implicações dessas condições de trabalho, acarretando dificuldades para a formulação de respostas qualificadas e em consonância com o Projeto Profissional. Nesse sentido, as estratégias político-pedagógicas utilizadas pelos docentes de instituições públicas e privadas dialogam, porém os profissionais da esfera privada tendem a enfrentar maiores dificuldades para a efetivação dessas estratégias, as quais são expressão de criatividade, compromisso e resistência diante da perspectiva de educação capitalista. Portanto, reafirmamos a relevância do debate sobre a docência em Serviço Social, tendo em vista o cenário atual de mercantilização e precarização da educação superior e a necessidade de defender o Projeto Ético-Político da profissão no âmbito da formação e do trabalho profissional. Concluímos, então que as estratégias político-pedagógicas constituem-se como uma das formas de assegurar a direção social da profissão e de lutar pela continuidade da educação superior com qualidade e alinhada às Diretrizes Curriculares da ABEPSS.The present master’s thesis analyzed the Social Workers’ teaching work at Social Work graduation courses at public and private Higher Education Institutions in Rio Grande do Norte, considering its strategies to mantain the professional formation in line with the direction of the Profession’s Ethical-Political-Project. The Social Work teaching has been an area permeated by challenges and limits, which differenciate themselves when we consider their respective configurations, the professors’ employment relationship and the pedagogical demands that emerge at these acting places. At the Public Institutions prevails the Curricular Guidelines of Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), while in the context of some private institutions the Guidelines formulated by the Education Ministry, which have a direction that undermine the professional formation and the teaching work. Hence, our research object was the relation between the particularities of the teaching work in the professional formation for the Social Work, while private attributions of Social Workers, and the education strategies that are used to ensure the direction of the Profession’s EthicalPolitical Project. The theorical-methodological approach of qualitative research was the dialectical-historical materialism which makes possible to analyze the moviments of reality and its contradictions in a perspective of totality. As to the research techniques it was performed bibliographical survey at the CAPES’s repository, semi-structured interviews and questionnaire application with eight professors from public and private higher education institutions of RN. The research results highlighted that in relation to the fundaments of the Social Work teaching and to the pedagogical fundaments, the professors pointed out the need of discussion during the graduation and the posgraduation and the existence of courses and other initiatives tha contemplate that debate. Regarding the work conditions at the public and private HEI, they are permeated by the work overload and the precariousness of conditions and working relationship, being the latter situation experienced, especially, at the private sphere. We identified that an element common to the two acting spaces reffers to the devaluation of teaching work at higher education. Because of that, the attendance of pedagogical demands, which relate to the students, to the institution and the profession suffers from the implications of those work conditions, resulting in difficulties to the formulation of qualified answers andin accordance with the Professional Project. In that regard, the pedagogical-political strategies used by the professors of public and private higher educations institutions dialogue, however the private sphere tend to endure more difficulties to the effectuation of those strategies, which are the expression of criativity, commitment and resistance against the capitalist education’s perspective. Therefore, we reaffirm the relevance of the debate about the teaching in Social Work, in view of the current scenario of mercantilization and precariousness of higher education and the need to defend the Profession’s Ethical-Political Project in scope of the formation and the professional work. We conclude that the pedagogical-political strategies constitute as one of the ways to ensure the prfession’s social direction and the fighting for the continuity of higher education with quality and lined up to ABEPSS’s Curricular Guidelines.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilDocência em Serviço SocialFormação profissionalCondições de trabalhoEstratégias de ensinoProjeto ético-políticoO trabalho docente de Assistentes Sociais no ensino superior do RN e o Projeto Ético-Político do Serviço Socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTrabalhodocenteAssistentes_Souza_2021.pdfapplication/pdf1257310https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44819/1/TrabalhodocenteAssistentes_Souza_2021.pdf42d20a46f8bb84bf5f7fca2f9b615e0fMD51123456789/448192022-05-02 13:01:05.388oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44819Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T16:01:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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