Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rebeca Maria de Medeiros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23740
Resumo: Este estudo problematizou o processo de implementação de um currículo baseado no ensino em comunidade em uma escola médica criada no âmbito do Programa Mais Médicos, no sertão nordestino. Para tanto, trabalhou-se com interlocuções teóricas entre narrativas, memória e currículo. Teve-se por objetivo compreender como docentes médicos experienciam o ensino baseado na comunidade, tendo em vista suas memórias da formação médica. Trata-se de estudo qualitativo, nos marcos da história oral. Para produção das narrativas e contextualização dos sujeitos utilizaram-se observações participantes, questionários socioeconômicos e entrevistas individuais semiestruturadas. As informações foram analisadas pela técnica de codificação temática. Os resultados são apresentados e discutidos por meio de duas categorias temáticas: “eles serão médicos dentro de uma comunidade”: currículo, memória e formação médica e “na hora que eu cheguei lá, quis ir embora”: atuação docente no ensino baseado na comunidade. As narrativas desvelaram as disparidades e incongruências entre uma formação médica modelada nas prescrições do currículo „tradicional‟ e as expectativas de atuação docente num currículo „inovador‟, caracterizado pela centralidade do estudante e das necessidades de saúde locais que produzem arranjos pedagógicos diversos próprios do ensino baseado na comunidade. Esses aspectos aprofundam as dificuldades vivenciadas no início da carreira docente e evidenciam a necessidade de investimentos em desenvolvimento docente nos cursos médicos, em geral, e nos recém-criados, em particular.
id UFRN_bf728a1c28c0869dd815820cbee0d05e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23740
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vieira, Rebeca Maria de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/4835933815753129http://lattes.cnpq.br/6135560044181341Azevedo, George Dantas de: http://lattes.cnpq.br/1088076378928302Freitas, Marise Reis dehttp://lattes.cnpq.br/9028554205811163Silva, Merces de Fátima dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/7117592846213006Possato, Beatris Cristinahttp://lattes.cnpq.br/5369786207096446Melo, Lucas Pereira de2017-08-09T15:10:55Z2017-08-09T15:10:55Z2017-05-26VIEIRA, Rebeca Maria de Medeiros. Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade. 2017. 48f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23740Este estudo problematizou o processo de implementação de um currículo baseado no ensino em comunidade em uma escola médica criada no âmbito do Programa Mais Médicos, no sertão nordestino. Para tanto, trabalhou-se com interlocuções teóricas entre narrativas, memória e currículo. Teve-se por objetivo compreender como docentes médicos experienciam o ensino baseado na comunidade, tendo em vista suas memórias da formação médica. Trata-se de estudo qualitativo, nos marcos da história oral. Para produção das narrativas e contextualização dos sujeitos utilizaram-se observações participantes, questionários socioeconômicos e entrevistas individuais semiestruturadas. As informações foram analisadas pela técnica de codificação temática. Os resultados são apresentados e discutidos por meio de duas categorias temáticas: “eles serão médicos dentro de uma comunidade”: currículo, memória e formação médica e “na hora que eu cheguei lá, quis ir embora”: atuação docente no ensino baseado na comunidade. As narrativas desvelaram as disparidades e incongruências entre uma formação médica modelada nas prescrições do currículo „tradicional‟ e as expectativas de atuação docente num currículo „inovador‟, caracterizado pela centralidade do estudante e das necessidades de saúde locais que produzem arranjos pedagógicos diversos próprios do ensino baseado na comunidade. Esses aspectos aprofundam as dificuldades vivenciadas no início da carreira docente e evidenciam a necessidade de investimentos em desenvolvimento docente nos cursos médicos, em geral, e nos recém-criados, em particular.Medical Education in Brazil is currently undergoing major curricular transformations and Community Based Education has become a potential scenario for the teaching-learning process. The Multicampi School of Medical Sciences of UFRN (EMCM) was created in the perspective of this change of curriculum and training of professionals with critical and reflexive thinking, with insertion from the first semester into the community environment. Medical teachers working in this context were trained in the traditional medical teaching model, where teaching in the community did not exist or was little explored. Thus, it was observed the need to understand how the memories of medical training triggered in the community environment are expressed in the experience of teaching in the community of EMCM medical teachers. The study is based on the qualitative approach, the technique used to obtain the research data was the interview, with semi-structured script. The analysis of the results was performed using the categorical thematic analysis technique. From this analysis two categories emerged: "They will be doctors within a community": curriculum, memoirs and medical training and "When I got there, I wanted to leave": experiences and memories of a rite of passage, which are in the process of Discussion according to the literature.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEEducação médicaNarrativaMemóriaCurrículoEnsino baseado na comunidadeNa hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdfRebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdfapplication/pdf590014https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23740/1/RebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdff30ce21e374db1b88fc2e69902df7df0MD51TEXTRebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdf.txtRebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain88767https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23740/4/RebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdf.txt92eefddeb10d5aab197121c82bb9c811MD54THUMBNAILRebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdf.jpgRebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1940https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23740/5/RebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdf.jpg4bf5e5e571824e608d40ec19cb00cb2eMD55123456789/237402017-11-03 02:39:10.05oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23740Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T05:39:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade
title Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade
spellingShingle Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade
Vieira, Rebeca Maria de Medeiros
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Educação médica
Narrativa
Memória
Currículo
Ensino baseado na comunidade
title_short Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade
title_full Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade
title_fullStr Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade
title_full_unstemmed Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade
title_sort Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade
author Vieira, Rebeca Maria de Medeiros
author_facet Vieira, Rebeca Maria de Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4835933815753129
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6135560044181341
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, George Dantas de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv : http://lattes.cnpq.br/1088076378928302
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Freitas, Marise Reis de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9028554205811163
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Merces de Fátima dos Santos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7117592846213006
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Possato, Beatris Cristina
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5369786207096446
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rebeca Maria de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Lucas Pereira de
contributor_str_mv Melo, Lucas Pereira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Educação médica
Narrativa
Memória
Currículo
Ensino baseado na comunidade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Narrativa
Memória
Currículo
Ensino baseado na comunidade
description Este estudo problematizou o processo de implementação de um currículo baseado no ensino em comunidade em uma escola médica criada no âmbito do Programa Mais Médicos, no sertão nordestino. Para tanto, trabalhou-se com interlocuções teóricas entre narrativas, memória e currículo. Teve-se por objetivo compreender como docentes médicos experienciam o ensino baseado na comunidade, tendo em vista suas memórias da formação médica. Trata-se de estudo qualitativo, nos marcos da história oral. Para produção das narrativas e contextualização dos sujeitos utilizaram-se observações participantes, questionários socioeconômicos e entrevistas individuais semiestruturadas. As informações foram analisadas pela técnica de codificação temática. Os resultados são apresentados e discutidos por meio de duas categorias temáticas: “eles serão médicos dentro de uma comunidade”: currículo, memória e formação médica e “na hora que eu cheguei lá, quis ir embora”: atuação docente no ensino baseado na comunidade. As narrativas desvelaram as disparidades e incongruências entre uma formação médica modelada nas prescrições do currículo „tradicional‟ e as expectativas de atuação docente num currículo „inovador‟, caracterizado pela centralidade do estudante e das necessidades de saúde locais que produzem arranjos pedagógicos diversos próprios do ensino baseado na comunidade. Esses aspectos aprofundam as dificuldades vivenciadas no início da carreira docente e evidenciam a necessidade de investimentos em desenvolvimento docente nos cursos médicos, em geral, e nos recém-criados, em particular.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-09T15:10:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-09T15:10:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Rebeca Maria de Medeiros. Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade. 2017. 48f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23740
identifier_str_mv VIEIRA, Rebeca Maria de Medeiros. Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora: narrativas e memórias de docentes médicos sobre o ensino baseado na comunidade. 2017. 48f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23740/1/RebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23740/4/RebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23740/5/RebecaMariaDeMedeirosVieira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f30ce21e374db1b88fc2e69902df7df0
92eefddeb10d5aab197121c82bb9c811
4bf5e5e571824e608d40ec19cb00cb2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833020096479232