Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Wilisvete Dantas Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51086
Resumo: O Brasil é detentor de um extenso litoral e inúmeras praias; estas são consideradas bens comuns, espaços públicos e o acesso a elas, em tese, deve ser garantido, mas na prática, isso não ocorre. Com o intuito de ordenar os usos e atividades, garantindo a conservação ambiental e regular o patrimônio nacional das praias brasileiras, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Patrimônio da União, implementaram o Projeto Orla, que transfere a gestão das praias federais para os municípios, em uma proposta de política pública descentralizada, integrada e participativa. Desse modo, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar como o Projeto Orla pode influenciar nas estratégias de marketing turístico para a divulgação e promoção da cidade de Natal/Rio Grande do Norte (RN). O estudo de caráter descritivo-exploratório utilizou uma abordagem qualitativa e teve, como universo de pesquisa, gestores públicos e privados que participavam do grupo de trabalho do comitê gestor. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, sendo este último efetivado por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Já a técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, iniciada mediante seleção do material coletado e concluída com o processo de categorização. Quanto aos resultados do estudo, percebeu-se que a implantação do Plano de Gestão Integrada (PGI), pode proporcionar o ordenamento necessário do espaço físico, viabilizando as oportunidades de melhoria em toda a infraestrutura turística, todavia a efetivação e manutenção das ações do comitê gestor será um dos desafios do PGI. Quanto à imagem do destino, o planejamento e ordenamento das atividades econômicas, ao longo da orla, potencializa a promoção do destino turístico, apresentando maior relevância a Qualidade na Prestação de Serviços e a Segurança por serem perceptíveis. Ao analisar a importância do projeto orla para o destino, identificou-se ser essencial, um selo de qualidade, objetivando transformar sua imagem, por meio da melhoria da infraestrutura, zoneamento e setorização do uso da praia, da qualidade dos serviços prestados, com uma população envolvida e valorizada, com o fomento em toda cadeia econômica, gerando mais negócios, investimentos, empregos, renda e oportunidades para os moradores locais, com respeito e preservação dos atrativos naturais. Por fim, este trabalho valida o relevante e influente papel do Projeto Orla para o marketing turístico do destino na gestão pública da orla.
id UFRN_c0aab2dbabbc5a842fbf2689c32c4ad4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51086
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Albuquerque, Wilisvete Dantas AlvesFerreira, Lissa Valéria FernandesSousa, Stella Magaly de AndradeCavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da SilvaFerreira, Lissa Valéria Fernandes2023-01-30T18:15:19Z2023-01-30T18:15:19Z2022-12-15ALBUQUERQUE, Wilisvete Dantas Alves. Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil. Orientadora: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2022. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51086O Brasil é detentor de um extenso litoral e inúmeras praias; estas são consideradas bens comuns, espaços públicos e o acesso a elas, em tese, deve ser garantido, mas na prática, isso não ocorre. Com o intuito de ordenar os usos e atividades, garantindo a conservação ambiental e regular o patrimônio nacional das praias brasileiras, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Patrimônio da União, implementaram o Projeto Orla, que transfere a gestão das praias federais para os municípios, em uma proposta de política pública descentralizada, integrada e participativa. Desse modo, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar como o Projeto Orla pode influenciar nas estratégias de marketing turístico para a divulgação e promoção da cidade de Natal/Rio Grande do Norte (RN). O estudo de caráter descritivo-exploratório utilizou uma abordagem qualitativa e teve, como universo de pesquisa, gestores públicos e privados que participavam do grupo de trabalho do comitê gestor. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, sendo este último efetivado por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Já a técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, iniciada mediante seleção do material coletado e concluída com o processo de categorização. Quanto aos resultados do estudo, percebeu-se que a implantação do Plano de Gestão Integrada (PGI), pode proporcionar o ordenamento necessário do espaço físico, viabilizando as oportunidades de melhoria em toda a infraestrutura turística, todavia a efetivação e manutenção das ações do comitê gestor será um dos desafios do PGI. Quanto à imagem do destino, o planejamento e ordenamento das atividades econômicas, ao longo da orla, potencializa a promoção do destino turístico, apresentando maior relevância a Qualidade na Prestação de Serviços e a Segurança por serem perceptíveis. Ao analisar a importância do projeto orla para o destino, identificou-se ser essencial, um selo de qualidade, objetivando transformar sua imagem, por meio da melhoria da infraestrutura, zoneamento e setorização do uso da praia, da qualidade dos serviços prestados, com uma população envolvida e valorizada, com o fomento em toda cadeia econômica, gerando mais negócios, investimentos, empregos, renda e oportunidades para os moradores locais, com respeito e preservação dos atrativos naturais. Por fim, este trabalho valida o relevante e influente papel do Projeto Orla para o marketing turístico do destino na gestão pública da orla.Brasil tiene un extenso litoral e innumerables playas; estos son considerados bienes comunes, espacios públicos y el acceso a ellos, en teoría, debería estar garantizado, pero en la práctica esto no ocurre. Con el objetivo de ordenar usos y actividades, garantizar la conservación ambiental y regular el patrimonio nacional de las playas brasileñas, el Ministerio del Medio Ambiente y la Secretaría de Patrimonio de la Unión, implementaron el Proyecto Orla, que transfiere la gestión de las playas federales a los municipios , en una propuesta de política pública descentralizada, integrada y participativa. Así, el objetivo del presente estudio fue analizar cómo el Proyecto Orla puede influir en las estrategias de marketing turístico para la difusión y promoción de la ciudad de Natal/Rio Grande do Norte (RN). El estudio descriptivo exploratorio utilizó un enfoque cualitativo y tuvo como universo de investigación a los gestores públicos y privados que participaron del grupo de trabajo del comité de gestión. Para la recolección de datos se utilizó la investigación bibliográfica y el estudio de campo, siendo este último realizado a través de un guión de entrevista semiestructurada. La técnica utilizada para el análisis de datos fue el análisis de contenido, que comenzó con la selección del material recolectado y finalizó con el proceso de categorización. En cuanto a los resultados del estudio, se percibió que la implementación del Plan de Manejo Integrado (PGI) puede brindar la necesaria organización del espacio físico, posibilitando oportunidades de mejora en toda la infraestructura turística, sin embargo la efectividad y mantenimiento de las acciones del comité manager será uno de los retos del PGI. En cuanto a la imagen del destino, la planificación y ordenación de las actividades económicas a lo largo de la costanera potencia la promoción del destino turístico, teniendo mayor relevancia la Calidad en la Prestación de los Servicios y la Seguridad porque son perceptibles. Al analizar la importancia del proyecto de la costanera para el destino, se identificó como esencial, un sello de calidad, buscando transformar su imagen, a través del mejoramiento de la infraestructura, zonificación y sectorización del uso de la playa, la calidad de los servicios prestados, con una población involucrada y valorada, con la promoción en toda la cadena económica, generando más negocios, inversiones, empleos, ingresos y oportunidades para los habitantes de la zona, con respeto y preservación de los atractivos naturales. Finalmente, este trabajo valida el papel relevante e influyente del Proyecto Orla para el marketing turístico del destino en la gestión pública del frente marítimo.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão CosteiraEstratégias de ComunicaçãoMarketing turísticoProjeto OrlaGestión CosteraEstrategias de ComunicaciónMarketing TurísticoProyecto OrlaEstratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC_ALBUQUERQUE_2022_GESTÃO COSTEIRA INTEGRADA E PARTICIPATIVA.pdfTCC_ALBUQUERQUE_2022_GESTÃO COSTEIRA INTEGRADA E PARTICIPATIVA.pdfapplication/pdf1963050https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51086/1/TCC_ALBUQUERQUE_2022_GEST%c3%83O%20COSTEIRA%20INTEGRADA%20E%20PARTICIPATIVA.pdf2c16ba1d8ca7444c1d5c8e1985d1288bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51086/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51086/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/510862023-01-30 15:15:21.52oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-30T18:15:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil
title Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil
spellingShingle Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil
Albuquerque, Wilisvete Dantas Alves
Gestão Costeira
Estratégias de Comunicação
Marketing turístico
Projeto Orla
Gestión Costera
Estrategias de Comunicación
Marketing Turístico
Proyecto Orla
title_short Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil
title_full Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil
title_fullStr Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil
title_sort Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil
author Albuquerque, Wilisvete Dantas Alves
author_facet Albuquerque, Wilisvete Dantas Alves
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sousa, Stella Magaly de Andrade
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Wilisvete Dantas Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Costeira
Estratégias de Comunicação
Marketing turístico
Projeto Orla
Gestión Costera
Estrategias de Comunicación
Marketing Turístico
Proyecto Orla
topic Gestão Costeira
Estratégias de Comunicação
Marketing turístico
Projeto Orla
Gestión Costera
Estrategias de Comunicación
Marketing Turístico
Proyecto Orla
description O Brasil é detentor de um extenso litoral e inúmeras praias; estas são consideradas bens comuns, espaços públicos e o acesso a elas, em tese, deve ser garantido, mas na prática, isso não ocorre. Com o intuito de ordenar os usos e atividades, garantindo a conservação ambiental e regular o patrimônio nacional das praias brasileiras, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Patrimônio da União, implementaram o Projeto Orla, que transfere a gestão das praias federais para os municípios, em uma proposta de política pública descentralizada, integrada e participativa. Desse modo, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar como o Projeto Orla pode influenciar nas estratégias de marketing turístico para a divulgação e promoção da cidade de Natal/Rio Grande do Norte (RN). O estudo de caráter descritivo-exploratório utilizou uma abordagem qualitativa e teve, como universo de pesquisa, gestores públicos e privados que participavam do grupo de trabalho do comitê gestor. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, sendo este último efetivado por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Já a técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, iniciada mediante seleção do material coletado e concluída com o processo de categorização. Quanto aos resultados do estudo, percebeu-se que a implantação do Plano de Gestão Integrada (PGI), pode proporcionar o ordenamento necessário do espaço físico, viabilizando as oportunidades de melhoria em toda a infraestrutura turística, todavia a efetivação e manutenção das ações do comitê gestor será um dos desafios do PGI. Quanto à imagem do destino, o planejamento e ordenamento das atividades econômicas, ao longo da orla, potencializa a promoção do destino turístico, apresentando maior relevância a Qualidade na Prestação de Serviços e a Segurança por serem perceptíveis. Ao analisar a importância do projeto orla para o destino, identificou-se ser essencial, um selo de qualidade, objetivando transformar sua imagem, por meio da melhoria da infraestrutura, zoneamento e setorização do uso da praia, da qualidade dos serviços prestados, com uma população envolvida e valorizada, com o fomento em toda cadeia econômica, gerando mais negócios, investimentos, empregos, renda e oportunidades para os moradores locais, com respeito e preservação dos atrativos naturais. Por fim, este trabalho valida o relevante e influente papel do Projeto Orla para o marketing turístico do destino na gestão pública da orla.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-30T18:15:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-30T18:15:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Wilisvete Dantas Alves. Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil. Orientadora: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2022. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51086
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Wilisvete Dantas Alves. Estratégias de comunicação para uma gestão costeira integrada e participativa: o Projeto Orla no destino turístico Natal-RN - Brasil. Orientadora: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2022. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51086/1/TCC_ALBUQUERQUE_2022_GEST%c3%83O%20COSTEIRA%20INTEGRADA%20E%20PARTICIPATIVA.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51086/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51086/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c16ba1d8ca7444c1d5c8e1985d1288b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833028998889472