Fotografia e complexidade: a educação pelo olhar
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45773 |
Resumo: | O cinema, a literatura, a arte e a fotografia são representações do mundo. Esta tese aborda a fotografia, o olhar e a educação a partir da compreensão de que é possível alargar horizontes cognitivos pela religação de saberes, ideias e conhecimentos. Investe-se na reflexão de ética, estética e fotografia como um artefato que condensa uma interpretação do mundo, capaz de narrar o movimento complexo e paradoxal da condição humana. A estratégia para ler esse movimento é religar o local e o global, o ontem e o hoje, o próximo e o distante, o eu e o outro, a realidade e a imaginação, tramando a narrativa do espaço, do tempo e da memória social. Se toda fotografia congela o ato cotidiano de viver, tornando visível o instante que se perde no sincronismo do fazer, a liberdade do fotógrafo em decidir o que registrar e a atividade do leitor em descongelar tempo, lugar e imagens fazem da fotografia uma operadora de complexidade, um fragmento capaz de mostrar-se por vários ângulos. Para trabalhar tais argumentos privilegiou-se o acervo fotográfico deixado pelo caicoense José Ezelino da Costa, que viveu no período de 1889 a 1952. A tese tematiza questões no âmbito de Morin. A necessidade de proceder a uma reforma do pensamento e da educação supõe a compreensão de que a produção do conhecimento, da cultura e da ciência está atrelada a unidualidade, autonomia e dependência que definem a condição humana. Trata-se de discutir essa relação com vistas à formação de sujeitos capazes de ler, interpretar e contextualizar o mundo de forma aberta. A fotografia, como um testemunho parcial da condição humana, é um nicho de múltiplas e fragmentárias leituras. Testemunhar é, de certa forma, recrutar experiências e conhecimentos adquiridos para ler, através de lentes interiores, o que se passa dentro e fora de nós. A escrita da luz, como qualquer representação da vida, padece dos testemunhos enigmáticos que se refugiam na alma, espelhos de revelações sempre incompletas da condição humana. |
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Investe-se na reflexão de ética, estética e fotografia como um artefato que condensa uma interpretação do mundo, capaz de narrar o movimento complexo e paradoxal da condição humana. A estratégia para ler esse movimento é religar o local e o global, o ontem e o hoje, o próximo e o distante, o eu e o outro, a realidade e a imaginação, tramando a narrativa do espaço, do tempo e da memória social. Se toda fotografia congela o ato cotidiano de viver, tornando visível o instante que se perde no sincronismo do fazer, a liberdade do fotógrafo em decidir o que registrar e a atividade do leitor em descongelar tempo, lugar e imagens fazem da fotografia uma operadora de complexidade, um fragmento capaz de mostrar-se por vários ângulos. Para trabalhar tais argumentos privilegiou-se o acervo fotográfico deixado pelo caicoense José Ezelino da Costa, que viveu no período de 1889 a 1952. A tese tematiza questões no âmbito de Morin. A necessidade de proceder a uma reforma do pensamento e da educação supõe a compreensão de que a produção do conhecimento, da cultura e da ciência está atrelada a unidualidade, autonomia e dependência que definem a condição humana. Trata-se de discutir essa relação com vistas à formação de sujeitos capazes de ler, interpretar e contextualizar o mundo de forma aberta. A fotografia, como um testemunho parcial da condição humana, é um nicho de múltiplas e fragmentárias leituras. Testemunhar é, de certa forma, recrutar experiências e conhecimentos adquiridos para ler, através de lentes interiores, o que se passa dentro e fora de nós. A escrita da luz, como qualquer representação da vida, padece dos testemunhos enigmáticos que se refugiam na alma, espelhos de revelações sempre incompletas da condição humana.Cinema, literature, art and photography are representations of the world. This thesis brings up photography, the look and the education starting from the understanding that it is possible to enlarge cognitive horizons through the reconnection of wisdom, ideas and knowledge. It is invested in the ethics, aesthetics and education reflection as essential conditions for the subjecfs formation and in photography as an artifact that condenses an interpretation of the world, capable to narrate the complex and paradoxical movement of the human condition. The strategy to read that movement is to reconnect the local and the global, the yesterday and the today, the near and the far, the me and the other, the reality and the imagination, scheming the narrative of the space, of the time and of the social memory. If every picture freezes the daily act of living, making visible the instant that gets lost in the synchronism of doing, the photographer's freedom in deciding what to register and the reader's activity in unfreezing time, place and images turn photography into an operator of complexity, a fragment capable to be shown through several angles. To work out such arguments, the photographic collection left by the Caicó Citizen José Ezelino da Costa, who lived in the period from 1889 to 1952, was privileged. The thesis poses questions in the ambit of a Science of complexity just as announced, above all, by Edgar Morin. The need to proceed a reform of thought and of education supposes the understanding that the production of knowledge, of culture and of Science is linked to the uniduality, autonomy and dependence that define the human condition. It is the discussion of this rela tionship with a view to the formation of subjects capable to read, to interpret and to contextualize the world in an open way. Photography, as a partial tes timony of the human condition, is a niche of multiple and fragmentary read ings. To testify is, in a certain way, to recruit experiences and acquired knowl edge to read, through interior lenses, what happens inside and out of us. The writing of light, as any representation of life, suffers from the enigmatic testi monies that take refuge in the soul, mirrors of aiways incomplete revelations of the human condition.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoFotografiaComplexidadeOlharFotografia e complexidade: a educação pelo olharinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFotografiacomplexidadeeducacao_Dantas_2003.pdfFotografiacomplexidadeeducacao_Dantas_2003.pdfapplication/pdf19337792https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45773/1/Fotografiacomplexidadeeducacao_Dantas_2003.pdf867592385f644ac18b74599d2b666fdcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45773/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45773/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/457732022-05-02 12:23:55.716oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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