Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51379 |
Resumo: | As séries boys love (BL) (amor de garotos, em português) são um gênero de produções audiovisuais asiáticas focadas na representação de relações homoeróticas masculinas, muito diferente das abordagens ocidentais de obras audiovisuais dentro dessa temática. A Tailândia se destaca como a maior produtora desse conteúdo, mas outros países, como a Coreia do Sul, o Japão, Taiwan e as Filipinas também vêm disputando espaço nesse mercado. No Brasil, assim como em outros países do Ocidente, elas têm ganhado cada vez mais notoriedade, destacando-se como um novo produto de exportação asiático, que pode alcançar o sucesso de fenômenos como o K-pop e o K-drama. De modo a entender sua circulação entre brasileiras em plataformas digitais de mídias sociais, notadamente no Twitter e no Telegram, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: quais relações estão implicadas na experiência de consumo de séries boys love pelo fandom brasileiro? Para tanto, tomei, como meio técnico para a condução da investigação, a observação participante sistemática e individual em ambientes de imersão digital. Como resultado, observei que há embates afetivos, políticos e morais ora explícitos, ora implícitos na experiência de consumo de fãs brasileiras, muitos dos quais são influenciados tanto por uma recepção mediada por fatores políticos e socioculturais locais quanto por elementos idiossincráticos. |
id |
UFRN_c271a51d8fa710a36c31e791a8a52e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51379 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Torres, Igor Leonardo de Santanahttp://lattes.cnpq.br/8944951723798785https://orcid.org/0000-0001-7455-3212http://lattes.cnpq.br/8202430744079222Coradini, LisabeteLopes, Paulo Victor Leitehttp://lattes.cnpq.br/7595515282110283Silva, Carolina Parreiras daFreitas, Eliane Tânia Martins de2023-03-03T17:52:47Z2023-03-03T17:52:47Z2023-01-23TORRES, Igor Leonardo de Santana. Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil. Orientador: Eliane Tânia Martins de Freitas. 2023. 255f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51379As séries boys love (BL) (amor de garotos, em português) são um gênero de produções audiovisuais asiáticas focadas na representação de relações homoeróticas masculinas, muito diferente das abordagens ocidentais de obras audiovisuais dentro dessa temática. A Tailândia se destaca como a maior produtora desse conteúdo, mas outros países, como a Coreia do Sul, o Japão, Taiwan e as Filipinas também vêm disputando espaço nesse mercado. No Brasil, assim como em outros países do Ocidente, elas têm ganhado cada vez mais notoriedade, destacando-se como um novo produto de exportação asiático, que pode alcançar o sucesso de fenômenos como o K-pop e o K-drama. De modo a entender sua circulação entre brasileiras em plataformas digitais de mídias sociais, notadamente no Twitter e no Telegram, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: quais relações estão implicadas na experiência de consumo de séries boys love pelo fandom brasileiro? Para tanto, tomei, como meio técnico para a condução da investigação, a observação participante sistemática e individual em ambientes de imersão digital. Como resultado, observei que há embates afetivos, políticos e morais ora explícitos, ora implícitos na experiência de consumo de fãs brasileiras, muitos dos quais são influenciados tanto por uma recepção mediada por fatores políticos e socioculturais locais quanto por elementos idiossincráticos.The boys love (BL) series are a genre of Asian audiovisual productions focused on the representation of male homoerotic relationships, very different from Western approaches to audiovisual works within this theme. Thailand stands out as the largest producer of this content, but other countries, such as South Korea, Japan, Taiwan and the Philippines have also been vying for space in this market. In Brazil, as in other Western countries, they have been gaining more and more notoriety, standing out as a new Asian export product, which can achieve the success of phenomena such as K-pop and K-drama. In order to understand its circulation among Brazilians on digital social media platforms, notably on Twitter and Telegram, this research seeks to answer the following question: what relationships are involved in the experience of consumption of boys love series by Brazilian fandom? To this end, I took systematic and individual participant observation as a technical means for conducting the investigation in digital immersion environments. As a result, I observed that there are emotional, political and moral clashes, sometimes explicit, sometimes implicit in the consumption experience of Brazilian fans, many of which are influenced as much by a reception mediated by local political and social factors as by idiosyncratic elements.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAAntropologia digitalConsumoCultura yaoiFandom boys love brasileiroSéries boys loveAtravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no BrasilAffective, moral and political crossings in the consumption experience of boys love (BL) series in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAtravessamentosafetivosmorais_Torres_2023.pdfapplication/pdf2990466https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51379/1/Atravessamentosafetivosmorais_Torres_2023.pdf2bbe311902710c7dc9fa8b83c589b238MD51123456789/513792023-03-03 14:53:31.313oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51379Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-03T17:53:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Affective, moral and political crossings in the consumption experience of boys love (BL) series in Brazil |
title |
Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil |
spellingShingle |
Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil Torres, Igor Leonardo de Santana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Antropologia digital Consumo Cultura yaoi Fandom boys love brasileiro Séries boys love |
title_short |
Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil |
title_full |
Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil |
title_fullStr |
Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil |
title_full_unstemmed |
Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil |
title_sort |
Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil |
author |
Torres, Igor Leonardo de Santana |
author_facet |
Torres, Igor Leonardo de Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8944951723798785 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7455-3212 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8202430744079222 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Coradini, Lisabete |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Lopes, Paulo Victor Leite |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7595515282110283 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Carolina Parreiras da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Igor Leonardo de Santana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Eliane Tânia Martins de |
contributor_str_mv |
Freitas, Eliane Tânia Martins de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA Antropologia digital Consumo Cultura yaoi Fandom boys love brasileiro Séries boys love |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia digital Consumo Cultura yaoi Fandom boys love brasileiro Séries boys love |
description |
As séries boys love (BL) (amor de garotos, em português) são um gênero de produções audiovisuais asiáticas focadas na representação de relações homoeróticas masculinas, muito diferente das abordagens ocidentais de obras audiovisuais dentro dessa temática. A Tailândia se destaca como a maior produtora desse conteúdo, mas outros países, como a Coreia do Sul, o Japão, Taiwan e as Filipinas também vêm disputando espaço nesse mercado. No Brasil, assim como em outros países do Ocidente, elas têm ganhado cada vez mais notoriedade, destacando-se como um novo produto de exportação asiático, que pode alcançar o sucesso de fenômenos como o K-pop e o K-drama. De modo a entender sua circulação entre brasileiras em plataformas digitais de mídias sociais, notadamente no Twitter e no Telegram, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: quais relações estão implicadas na experiência de consumo de séries boys love pelo fandom brasileiro? Para tanto, tomei, como meio técnico para a condução da investigação, a observação participante sistemática e individual em ambientes de imersão digital. Como resultado, observei que há embates afetivos, políticos e morais ora explícitos, ora implícitos na experiência de consumo de fãs brasileiras, muitos dos quais são influenciados tanto por uma recepção mediada por fatores políticos e socioculturais locais quanto por elementos idiossincráticos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-03T17:52:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-03T17:52:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TORRES, Igor Leonardo de Santana. Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil. Orientador: Eliane Tânia Martins de Freitas. 2023. 255f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51379 |
identifier_str_mv |
TORRES, Igor Leonardo de Santana. Atravessamentos afetivos, morais e políticos na experiência de consumo de séries boys love (BL) no Brasil. Orientador: Eliane Tânia Martins de Freitas. 2023. 255f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51379/1/Atravessamentosafetivosmorais_Torres_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bbe311902710c7dc9fa8b83c589b238 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832978072698880 |