Uma experiência com mapa conceitual na disciplina de fisioterapia uroginecológica e obstétrica-UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Sayonara Costa do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46925
Resumo: Contexto: Aprendizagem significativa é um dos pontos de partida para a construção de novos métodos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o Mapa Conceitual entra como uma metodologia ativa em que o aluno constrói seu conhecimento de forma dinâmica, ilustrativa, criativa e reflexiva, através de uma representação gráfica de conceitos que se relacionam entre si formando proposições. Por sua vez, essas proposições são formadas por um conceito inicial, um conceito final e um termo de ligação que expressam qual a relação conceitual existente entre elas. Nesse processo de ensino, o professor é mediador e incentivador do aluno. Objetivo: Avaliar a construção dos Mapas Conceituais e a percepção dos alunos quanto às potencialidades dessa estratégia de ensino-aprendizagem na Disciplina de Uroginecologia e Obstetrícia do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo do tipo exploratório e descritivo, cujos dados foram coletados dos mapas conceituais construídos pelos alunos, a partir deuma escala de critérios estabelecidos, conforme Bhusnurmath et al. Tais critérios seguem uma escala de 20 pontos, conforme a seguir: (1) organização, (2) interconectividade, (3) clareza e compreensão, (4) precisão da informação e (5) layout. Participaram 20 alunos do quarto ano, matriculados na disciplina de uroginecologia e obstetrícia, no segundo semestre de 2020. Foram analisados 94 mapas elaborados, dos quais 56 seguiram os padrões de Mapas Conceituais e 38 não preencheram os critérios. Foram incluídos Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram incluídos no estudo apenas os alunos que assinaram o TCLE e excluídos os outros tipos de mapas ou diagramas elaborados. O software utilizado foi Cmap Tools, desenvolvido e disponibilizado gratuitamente pelo Institute for Human & Machine Cognition (IHMC). Resultados: Na avaliação dos mapas conceituais observa-se que apenas 23,2% atingiram todos os critérios e 58,9% não utilizaram as ligações cruzadas (cross links). As frases de ligações foram usadas por 93,7% dos alunos e apenas 1,7% aluno não elaborou o mapa de uma forma organizada e não utilizouas ligações cruzadas. Conclusão: Os Mapas Conceituais podem colaborar com o processo ensino-aprendizagem, proporcionando a organização das ideias sobre o conhecimento estudado.
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Nesse contexto, o Mapa Conceitual entra como uma metodologia ativa em que o aluno constrói seu conhecimento de forma dinâmica, ilustrativa, criativa e reflexiva, através de uma representação gráfica de conceitos que se relacionam entre si formando proposições. Por sua vez, essas proposições são formadas por um conceito inicial, um conceito final e um termo de ligação que expressam qual a relação conceitual existente entre elas. Nesse processo de ensino, o professor é mediador e incentivador do aluno. Objetivo: Avaliar a construção dos Mapas Conceituais e a percepção dos alunos quanto às potencialidades dessa estratégia de ensino-aprendizagem na Disciplina de Uroginecologia e Obstetrícia do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo do tipo exploratório e descritivo, cujos dados foram coletados dos mapas conceituais construídos pelos alunos, a partir deuma escala de critérios estabelecidos, conforme Bhusnurmath et al. Tais critérios seguem uma escala de 20 pontos, conforme a seguir: (1) organização, (2) interconectividade, (3) clareza e compreensão, (4) precisão da informação e (5) layout. Participaram 20 alunos do quarto ano, matriculados na disciplina de uroginecologia e obstetrícia, no segundo semestre de 2020. Foram analisados 94 mapas elaborados, dos quais 56 seguiram os padrões de Mapas Conceituais e 38 não preencheram os critérios. Foram incluídos Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram incluídos no estudo apenas os alunos que assinaram o TCLE e excluídos os outros tipos de mapas ou diagramas elaborados. O software utilizado foi Cmap Tools, desenvolvido e disponibilizado gratuitamente pelo Institute for Human & Machine Cognition (IHMC). Resultados: Na avaliação dos mapas conceituais observa-se que apenas 23,2% atingiram todos os critérios e 58,9% não utilizaram as ligações cruzadas (cross links). As frases de ligações foram usadas por 93,7% dos alunos e apenas 1,7% aluno não elaborou o mapa de uma forma organizada e não utilizouas ligações cruzadas. Conclusão: Os Mapas Conceituais podem colaborar com o processo ensino-aprendizagem, proporcionando a organização das ideias sobre o conhecimento estudado.Context: Meaningful learning is a starting point for the construction of new teachinglearning methods. In this regard, the concept map appears as an active methodology on which the student builds their learning in a dynamic, illustrative, creative, and reflective form, through a graphical representation of concepts that relate to each other by forming propositions. In turn, these propositions are formed by an initial concept, a final concept, and a linking term that expresses the existing conceptual relationship. In this teaching process, the professor is the student’s mediator and supporter. Objective: Evaluate the construction of Concept Maps and the students’ perception regarding the potentialities of this teaching-learning strategy in the Urogynecology and Obstetrics Discipline of the Physiotherapy College at the Federal University of Rio Grande do Norte. Methodology: Exploratory and descriptive study, whose data were collected from concept maps constructed by the students, from a scale of established criteria, according to Bhusnurmath et al. These criteria follow a twenty-point scale, as follows: (1) organization; (2) interconnectivity; (3) clarity and understanding; (4) accuracy of information; and (5) layout. Twenty fourth- year students enrolled in the discipline of Urogynecology and Obstetrics in the second semester of 2020 participated. Ninety-four elaborated maps were analyzed, of which fifty-six followed the standards of concept maps and thirty-eight did not meet the criteria. Free and Informed Consent Term (FICT) were included. Only students who signed the consent form were included in the study and other types of maps or diagrams were excluded. Cmap Tools software, developed and freely released by the Institute for Human & Machine Cognition (IHMC). Results: In the evaluation of the concept maps, it is observed that only 23,2% met all the criteria and 58,9% did not use thecross-links. The link phrases were used by 93,7% of the students and only 1,7% student did not prepare the map in an organized way and not used crosslinks. Conclusion: Concept maps can collaborate with the teaching-learning process, providing the organization of ideas upon the studied knowledge.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilAprendizagemMapa conceitualAvaliação da aprendizagemUma experiência com mapa conceitual na disciplina de fisioterapia uroginecológica e obstétrica-UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperienciamapaconceitual_Nascimento_2021.pdfapplication/pdf1141876https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46925/1/Experienciamapaconceitual_Nascimento_2021.pdf375256efd91aadd2d2b5bf0612bbe1e2MD51123456789/469252022-05-02 12:36:40.213oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46925Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:36:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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