MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Flávio de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Fabricio Alves, Xavier, Gláucia do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219
Resumo: O presente artigo teve por objetivo investigar os mapas conceituais como instrumentos de estudo potencialmente relevantes no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Para que uma aprendizagem seja, de fato, significativa, os materiais utilizados precisam ser potencialmente relevantes, o que justifica o desenvolvimento deste trabalho. A metodologia utilizada foi composta de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. A pesquisa foi desenvolvida em dois campi do IFMG, com alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado do Ensino Médio. O desenvolvimento foi feito, a partir de análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados, paralelamente a uma análise comparativa entre mapas conceituais e resumos. Os resultados apontaram que os mapas conceituais são tão eficientes quanto os resumos na síntese de um conteúdo estudado, porém os mapas permitem aos alunos adotar uma postura mais autônoma no momento de sua construção, quando comparados aos resumos. Tais motivos levaram à elaboração de um produto educacional, no formato de manual, para auxiliar na criação de mapas conceituais completos e na divulgação dessa ferramenta entre os alunos.
id CP2-1_0eeb1da7efdd2752b574a1d88c5846dd
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3219
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAMapa conceitualResumoAprendizagem significativaAvaliação de desempenho.O presente artigo teve por objetivo investigar os mapas conceituais como instrumentos de estudo potencialmente relevantes no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Para que uma aprendizagem seja, de fato, significativa, os materiais utilizados precisam ser potencialmente relevantes, o que justifica o desenvolvimento deste trabalho. A metodologia utilizada foi composta de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. A pesquisa foi desenvolvida em dois campi do IFMG, com alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado do Ensino Médio. O desenvolvimento foi feito, a partir de análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados, paralelamente a uma análise comparativa entre mapas conceituais e resumos. Os resultados apontaram que os mapas conceituais são tão eficientes quanto os resumos na síntese de um conteúdo estudado, porém os mapas permitem aos alunos adotar uma postura mais autônoma no momento de sua construção, quando comparados aos resumos. Tais motivos levaram à elaboração de um produto educacional, no formato de manual, para auxiliar na criação de mapas conceituais completos e na divulgação dessa ferramenta entre os alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 4 (2020)2525-28792525-287910.33025/ceb.v5i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219/1999Silva, Marcos Flávio de OliveiraOliveira, Fabricio AlvesXavier, Gláucia do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-11T10:50:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3219Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-11T10:50:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
spellingShingle MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Silva, Marcos Flávio de Oliveira
Mapa conceitual
Resumo
Aprendizagem significativa
Avaliação de desempenho.
title_short MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_fullStr MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full_unstemmed MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_sort MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
author Silva, Marcos Flávio de Oliveira
author_facet Silva, Marcos Flávio de Oliveira
Oliveira, Fabricio Alves
Xavier, Gláucia do Carmo
author_role author
author2 Oliveira, Fabricio Alves
Xavier, Gláucia do Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Flávio de Oliveira
Oliveira, Fabricio Alves
Xavier, Gláucia do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa conceitual
Resumo
Aprendizagem significativa
Avaliação de desempenho.
topic Mapa conceitual
Resumo
Aprendizagem significativa
Avaliação de desempenho.
description O presente artigo teve por objetivo investigar os mapas conceituais como instrumentos de estudo potencialmente relevantes no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Para que uma aprendizagem seja, de fato, significativa, os materiais utilizados precisam ser potencialmente relevantes, o que justifica o desenvolvimento deste trabalho. A metodologia utilizada foi composta de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. A pesquisa foi desenvolvida em dois campi do IFMG, com alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado do Ensino Médio. O desenvolvimento foi feito, a partir de análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados, paralelamente a uma análise comparativa entre mapas conceituais e resumos. Os resultados apontaram que os mapas conceituais são tão eficientes quanto os resumos na síntese de um conteúdo estudado, porém os mapas permitem aos alunos adotar uma postura mais autônoma no momento de sua construção, quando comparados aos resumos. Tais motivos levaram à elaboração de um produto educacional, no formato de manual, para auxiliar na criação de mapas conceituais completos e na divulgação dessa ferramenta entre os alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219/1999
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 4 (2020)
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i4
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180948787200