MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219 |
Resumo: | O presente artigo teve por objetivo investigar os mapas conceituais como instrumentos de estudo potencialmente relevantes no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Para que uma aprendizagem seja, de fato, significativa, os materiais utilizados precisam ser potencialmente relevantes, o que justifica o desenvolvimento deste trabalho. A metodologia utilizada foi composta de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. A pesquisa foi desenvolvida em dois campi do IFMG, com alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado do Ensino Médio. O desenvolvimento foi feito, a partir de análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados, paralelamente a uma análise comparativa entre mapas conceituais e resumos. Os resultados apontaram que os mapas conceituais são tão eficientes quanto os resumos na síntese de um conteúdo estudado, porém os mapas permitem aos alunos adotar uma postura mais autônoma no momento de sua construção, quando comparados aos resumos. Tais motivos levaram à elaboração de um produto educacional, no formato de manual, para auxiliar na criação de mapas conceituais completos e na divulgação dessa ferramenta entre os alunos. |
id |
CP2-1_0eeb1da7efdd2752b574a1d88c5846dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3219 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAMapa conceitualResumoAprendizagem significativaAvaliação de desempenho.O presente artigo teve por objetivo investigar os mapas conceituais como instrumentos de estudo potencialmente relevantes no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Para que uma aprendizagem seja, de fato, significativa, os materiais utilizados precisam ser potencialmente relevantes, o que justifica o desenvolvimento deste trabalho. A metodologia utilizada foi composta de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. A pesquisa foi desenvolvida em dois campi do IFMG, com alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado do Ensino Médio. O desenvolvimento foi feito, a partir de análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados, paralelamente a uma análise comparativa entre mapas conceituais e resumos. Os resultados apontaram que os mapas conceituais são tão eficientes quanto os resumos na síntese de um conteúdo estudado, porém os mapas permitem aos alunos adotar uma postura mais autônoma no momento de sua construção, quando comparados aos resumos. Tais motivos levaram à elaboração de um produto educacional, no formato de manual, para auxiliar na criação de mapas conceituais completos e na divulgação dessa ferramenta entre os alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 4 (2020)2525-28792525-287910.33025/ceb.v5i4reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219/1999Silva, Marcos Flávio de OliveiraOliveira, Fabricio AlvesXavier, Gláucia do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-11T10:50:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3219Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-11T10:50:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title |
MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
spellingShingle |
MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Silva, Marcos Flávio de Oliveira Mapa conceitual Resumo Aprendizagem significativa Avaliação de desempenho. |
title_short |
MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full |
MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_fullStr |
MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full_unstemmed |
MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_sort |
MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
author |
Silva, Marcos Flávio de Oliveira |
author_facet |
Silva, Marcos Flávio de Oliveira Oliveira, Fabricio Alves Xavier, Gláucia do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Fabricio Alves Xavier, Gláucia do Carmo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcos Flávio de Oliveira Oliveira, Fabricio Alves Xavier, Gláucia do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapa conceitual Resumo Aprendizagem significativa Avaliação de desempenho. |
topic |
Mapa conceitual Resumo Aprendizagem significativa Avaliação de desempenho. |
description |
O presente artigo teve por objetivo investigar os mapas conceituais como instrumentos de estudo potencialmente relevantes no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Para que uma aprendizagem seja, de fato, significativa, os materiais utilizados precisam ser potencialmente relevantes, o que justifica o desenvolvimento deste trabalho. A metodologia utilizada foi composta de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. A pesquisa foi desenvolvida em dois campi do IFMG, com alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado do Ensino Médio. O desenvolvimento foi feito, a partir de análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados, paralelamente a uma análise comparativa entre mapas conceituais e resumos. Os resultados apontaram que os mapas conceituais são tão eficientes quanto os resumos na síntese de um conteúdo estudado, porém os mapas permitem aos alunos adotar uma postura mais autônoma no momento de sua construção, quando comparados aos resumos. Tais motivos levaram à elaboração de um produto educacional, no formato de manual, para auxiliar na criação de mapas conceituais completos e na divulgação dessa ferramenta entre os alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3219/1999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 4 (2020) 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i4 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180948787200 |