A estratégia previsão-observação-explicação e a explicação científica escolar: uma abordagem em aulas experimentais de eletroquímica no ensino superior
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27133 |
Resumo: | O estudo sobre a habilidade cognitivo-linguística da explicação vem sendo debatido em várias perspectivas, seja filosófica, epistemológica ou didática, e principalmente a forma como é analisada na sala de aula. Nesta dissertação, em especial, tratamos este tema no ensino de ciências e no ensino superior em química. Desse modo, a pesquisa foi baseada no seguinte objetivo: analisar as explicações dos estudantes e o nível de coerência delas com o conhecimento científico. Para tanto, foi desenvolvido uma atividade experimental dentro da estratégia de ensino P.O.E. (predizer, observar e explicar) utilizando alguns conceitos de eletroquímica, que se materializou no nosso produto educacional. Assim, a própria estratégia P.O.E. nos levou a criação da atividade experimental Concha de Alumínio com seus roteiros orientadores e as fichas para elaboração das explicações dos alunos que nos permitiu a recolha dos dados. Concomitantemente, foi desenvolvida a rubrica de análise das explicações científicoescolares, bem como os critérios de validação de tais explicações visando classificar o enunciado explicativo gerados pelos alunos em termos da coerência e adequação com o conhecimento científico aceito atualmente, tendo como base teórica as perspectivas dos modelos Nomológicos-Dedutivos, Hipotético-Dedutivo e na Inferência da Melhor Explicação. Portanto, para colocar em prática a atividade experimental foi organizado um minicurso no Instituto de Química da UFRN. Após a intervenção foi possível analisar os dados obtidos verificando-se que em sua maioria as explicações apresentadas na última etapa da P.O.E. foram consideradas como um enunciado explicativo apropriado, dentro dos critérios utilizados. |
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Azevedo, Marcondes Luiz da SilvaBarroso, Marcia TeixeiraNunes, Albino OliveiraSilva, Marcia Gorette Lima da2019-06-05T20:49:49Z2019-06-05T20:49:49Z2019-05-13AZEVEDO, Marcondes Luiz da Silva. A estratégia previsão-observação-explicação e a explicação científica escolar: uma abordagem em aulas experimentais de eletroquímica no ensino superior. 2019. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27133O estudo sobre a habilidade cognitivo-linguística da explicação vem sendo debatido em várias perspectivas, seja filosófica, epistemológica ou didática, e principalmente a forma como é analisada na sala de aula. Nesta dissertação, em especial, tratamos este tema no ensino de ciências e no ensino superior em química. Desse modo, a pesquisa foi baseada no seguinte objetivo: analisar as explicações dos estudantes e o nível de coerência delas com o conhecimento científico. Para tanto, foi desenvolvido uma atividade experimental dentro da estratégia de ensino P.O.E. (predizer, observar e explicar) utilizando alguns conceitos de eletroquímica, que se materializou no nosso produto educacional. Assim, a própria estratégia P.O.E. nos levou a criação da atividade experimental Concha de Alumínio com seus roteiros orientadores e as fichas para elaboração das explicações dos alunos que nos permitiu a recolha dos dados. Concomitantemente, foi desenvolvida a rubrica de análise das explicações científicoescolares, bem como os critérios de validação de tais explicações visando classificar o enunciado explicativo gerados pelos alunos em termos da coerência e adequação com o conhecimento científico aceito atualmente, tendo como base teórica as perspectivas dos modelos Nomológicos-Dedutivos, Hipotético-Dedutivo e na Inferência da Melhor Explicação. Portanto, para colocar em prática a atividade experimental foi organizado um minicurso no Instituto de Química da UFRN. Após a intervenção foi possível analisar os dados obtidos verificando-se que em sua maioria as explicações apresentadas na última etapa da P.O.E. foram consideradas como um enunciado explicativo apropriado, dentro dos critérios utilizados.The study of the cognitive-linguistic ability of the version has been debated in several perspectives, be it philosophical, epistemological or didactic, and especially the way it is analyzed in the classroom. In this dissertation, in particular, they address this issue not in science teaching or higher education in chemistry. Thus, the research was based on the following objective: to analyze how students and the level of coherence of scientific knowledge. For that, an experimental activity was developed within the teaching strategy P.O.E. (predict, observe and note) inject some concepts of electrochemistry, which materialized in our educational product. Thus, a good P.O.E. led us to the creation of the Concha de Alumínio experimental company with its Guiding Rotarians and as fact sheets for the elaboration of the students' explanations that allowed us to collect data. Concomitantly, an analysis report of the scientific-school explanations was developed, as well as the validation criteria of such explanations for the next year were explicitly generated by the terms of coherence and adequacy to the knowledge of the two countries, having as theoretical base the perspectives of the models Nominal-Deductive, Hypothetical-Deductive, and Inference of the Best Explanation. Therefore, the experimental work was organized in a short course at the Chemistry Institute of UFRN. To the holding the analysis are the data found verifying their many extractions in the stage of the P.O.E. They were added as an appropriate explanatory instrument, within the criteria used.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAHabilidades cognitivos-linguísticasPOE: Predizer-Observar-ExplicarModelos de explicação científicaProduto educacionalEletroquímicaA estratégia previsão-observação-explicação e a explicação científica escolar: uma abordagem em aulas experimentais de eletroquímica no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstratégiaprevisãoobservação_Azevedo_2019.pdfapplication/pdf4840985https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27133/1/Estrat%c3%a9giaprevis%c3%a3oobserva%c3%a7%c3%a3o_Azevedo_2019.pdf26b2fa1a2d4808bea290a7bcc5a329f1MD51ProdutoEducacional_Azevedo_2019.pdfProdutoEducacional_Azevedo_2019.pdfManual para aulas experimentaisapplication/pdf3002157https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27133/4/ProdutoEducacional_Azevedo_2019.pdf5dc7f2eb970b848fed88c25df4780458MD54TEXTEstratégiaprevisãoobservação_Azevedo_2019.pdf.txtEstratégiaprevisãoobservação_Azevedo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain198776https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27133/2/Estrat%c3%a9giaprevis%c3%a3oobserva%c3%a7%c3%a3o_Azevedo_2019.pdf.txt8f8d0a8ae6cc7e001c0c8c426af93881MD52ProdutoEducacional_Azevedo_2019.pdf.txtProdutoEducacional_Azevedo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain43143https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27133/5/ProdutoEducacional_Azevedo_2019.pdf.txt934204045ca2f83b5b7a69d22946ccdcMD55THUMBNAILEstratégiaprevisãoobservação_Azevedo_2019.pdf.jpgEstratégiaprevisãoobservação_Azevedo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1352https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27133/3/Estrat%c3%a9giaprevis%c3%a3oobserva%c3%a7%c3%a3o_Azevedo_2019.pdf.jpge1ad74961893e15029beb7cf2ecfd1b9MD53ProdutoEducacional_Azevedo_2019.pdf.jpgProdutoEducacional_Azevedo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1910https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27133/6/ProdutoEducacional_Azevedo_2019.pdf.jpg2770f16bc86340db32ebdb19840ebe5cMD56123456789/271332019-11-24 02:13:50.738oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27133Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:13:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O estudo sobre a habilidade cognitivo-linguística da explicação vem sendo debatido em várias perspectivas, seja filosófica, epistemológica ou didática, e principalmente a forma como é analisada na sala de aula. Nesta dissertação, em especial, tratamos este tema no ensino de ciências e no ensino superior em química. Desse modo, a pesquisa foi baseada no seguinte objetivo: analisar as explicações dos estudantes e o nível de coerência delas com o conhecimento científico. Para tanto, foi desenvolvido uma atividade experimental dentro da estratégia de ensino P.O.E. (predizer, observar e explicar) utilizando alguns conceitos de eletroquímica, que se materializou no nosso produto educacional. Assim, a própria estratégia P.O.E. nos levou a criação da atividade experimental Concha de Alumínio com seus roteiros orientadores e as fichas para elaboração das explicações dos alunos que nos permitiu a recolha dos dados. Concomitantemente, foi desenvolvida a rubrica de análise das explicações científicoescolares, bem como os critérios de validação de tais explicações visando classificar o enunciado explicativo gerados pelos alunos em termos da coerência e adequação com o conhecimento científico aceito atualmente, tendo como base teórica as perspectivas dos modelos Nomológicos-Dedutivos, Hipotético-Dedutivo e na Inferência da Melhor Explicação. Portanto, para colocar em prática a atividade experimental foi organizado um minicurso no Instituto de Química da UFRN. Após a intervenção foi possível analisar os dados obtidos verificando-se que em sua maioria as explicações apresentadas na última etapa da P.O.E. foram consideradas como um enunciado explicativo apropriado, dentro dos critérios utilizados. |
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