Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sabrina Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35629
Resumo: O estudo analisou o valor da marca Uber, serviço por aplicativo de transporte individual privado, com base na perspectiva consumidor. Através da literatura, foi definido o conjunto de dimensões analisadas, a saber: consciência da marca, associações à marca, qualidade percebida, lealdade à marca, boca a boca eletrônico (e-WOM) e valor de marca total. O estudo é classificado como descritivo e de levantamento, com uma amostragem não-probabilística por conveniência, na qual os elementos foram selecionados por alguma conveniência do pesquisador. A pesquisa possibilitou apresentar os conceitos da temática, definir a problemática, e desenvolver o questionário e o instrumento análise dos dados. Foram aplicados 150 questionários, no período de 18 a 29 de outubro de 2019, através do Google Forms, foram considerados válidos 141 respondentes. Os resultados indicam o perfil daqueles que responderam e a análise de cada construto. Quanto ao perfil, houve predominância masculina nos respondentes, as maiorias dos entrevistados são da faixa etária de 15 a 25 anos, os solteiros demonstram superioridade, as pessoas que possuem ensino superior incompleto são maioria, a pesquisa também apontou que a maioria das pessoas exercem atividade remunerada. Quanto a análise dos construtos, o Uber mostrou resultados positivos quanto a consciência da marca, associações à marca, qualidade percebida do serviço e a maioria dos respondentes afirma ter capacidade em associar determinadas características à empresa. Porém, nas análises de lealdade e e-WOM o Uber não exerce um papel de favorita absoluta na escolha dos consumidores e o compartilhamento de informações sobre a Uber nas mídias sociais se mostra baixo.
id UFRN_c2ec0109b1753f8d7767ad999ae4665e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35629
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Almeida, Sabrina TeixeiraMartins, Daniel de AraújoAraújo, Matilde Medeiros deFeitor, Carlos David C.2020-02-06T19:55:09Z2021-09-20T15:29:01Z2020-02-06T19:55:09Z2021-09-20T15:29:01Z2019-12-0420150147711ALMEIDA, Sabrina Teixeira. Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor. 2019. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35629O estudo analisou o valor da marca Uber, serviço por aplicativo de transporte individual privado, com base na perspectiva consumidor. Através da literatura, foi definido o conjunto de dimensões analisadas, a saber: consciência da marca, associações à marca, qualidade percebida, lealdade à marca, boca a boca eletrônico (e-WOM) e valor de marca total. O estudo é classificado como descritivo e de levantamento, com uma amostragem não-probabilística por conveniência, na qual os elementos foram selecionados por alguma conveniência do pesquisador. A pesquisa possibilitou apresentar os conceitos da temática, definir a problemática, e desenvolver o questionário e o instrumento análise dos dados. Foram aplicados 150 questionários, no período de 18 a 29 de outubro de 2019, através do Google Forms, foram considerados válidos 141 respondentes. Os resultados indicam o perfil daqueles que responderam e a análise de cada construto. Quanto ao perfil, houve predominância masculina nos respondentes, as maiorias dos entrevistados são da faixa etária de 15 a 25 anos, os solteiros demonstram superioridade, as pessoas que possuem ensino superior incompleto são maioria, a pesquisa também apontou que a maioria das pessoas exercem atividade remunerada. Quanto a análise dos construtos, o Uber mostrou resultados positivos quanto a consciência da marca, associações à marca, qualidade percebida do serviço e a maioria dos respondentes afirma ter capacidade em associar determinadas características à empresa. Porém, nas análises de lealdade e e-WOM o Uber não exerce um papel de favorita absoluta na escolha dos consumidores e o compartilhamento de informações sobre a Uber nas mídias sociais se mostra baixo.The study analyzed brand equity of the Uber, private individual transport application service from a consumer perspective. Through the literature, the set of dimensions to be analyzed was defined, namely: brand awareness, brand associations, perceived quality, brand loyalty, electronic word-of-mouth (e-WOM), and overall brand equity. The study is classified as descriptive and survey, with a non-probabilistic convenience sample, in which the elements were selected for some researcher's convenience. The research allowed to present the thematic concepts, to define the problematic, and to develop the questionnaire and the data analysis instrument. 150 questionnaires were applied, from October 18 to 29, 2019, 141 respondents were considered valid. The results indicate the profile of those who responded and the analysis of each construct. The profile there was a male predominance in the respondents, the majority of respondents are from the age group of 15 to 25 years, singles show superiority, people who have incomplete higher education are majority, the survey also pointed out that most people are active paid. The analysis of the constructs, Uber showed positive results regarding brand awareness, brand associations, perceived quality of service and most respondents claim to be able to associate certain characteristics with the company. However, in loyalty and e-WOM analysis Uber does not play an absolute favorite role in consumer choice and the sharing of information about Uber on social media is low.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoValor de marca baseado no consumidorUberAnálise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALValorMarcaUber_Almeida_2019ANÁLISE DO VALOR DA MARCA UBER COM BASE NA PERSPECTIVA DO CONSUMIDORapplication/octet-stream1530756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35629/1/ValorMarcaUber_Almeida_2019deda26f8feba31bfd7cd98e027c4a12fMD51LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35629/2/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD52TEXTValorMarcaUber_Almeida_2019.txtExtracted texttext/plain116386https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35629/3/ValorMarcaUber_Almeida_2019.txt2669af7155db391cb7fc1f435fde6276MD53123456789/356292021-09-20 12:29:01.726oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:29:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor
title Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor
spellingShingle Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor
Almeida, Sabrina Teixeira
Valor de marca baseado no consumidor
Uber
title_short Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor
title_full Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor
title_fullStr Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor
title_full_unstemmed Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor
title_sort Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor
author Almeida, Sabrina Teixeira
author_facet Almeida, Sabrina Teixeira
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Martins, Daniel de Araújo
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Matilde Medeiros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sabrina Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitor, Carlos David C.
contributor_str_mv Feitor, Carlos David C.
dc.subject.por.fl_str_mv Valor de marca baseado no consumidor
Uber
topic Valor de marca baseado no consumidor
Uber
description O estudo analisou o valor da marca Uber, serviço por aplicativo de transporte individual privado, com base na perspectiva consumidor. Através da literatura, foi definido o conjunto de dimensões analisadas, a saber: consciência da marca, associações à marca, qualidade percebida, lealdade à marca, boca a boca eletrônico (e-WOM) e valor de marca total. O estudo é classificado como descritivo e de levantamento, com uma amostragem não-probabilística por conveniência, na qual os elementos foram selecionados por alguma conveniência do pesquisador. A pesquisa possibilitou apresentar os conceitos da temática, definir a problemática, e desenvolver o questionário e o instrumento análise dos dados. Foram aplicados 150 questionários, no período de 18 a 29 de outubro de 2019, através do Google Forms, foram considerados válidos 141 respondentes. Os resultados indicam o perfil daqueles que responderam e a análise de cada construto. Quanto ao perfil, houve predominância masculina nos respondentes, as maiorias dos entrevistados são da faixa etária de 15 a 25 anos, os solteiros demonstram superioridade, as pessoas que possuem ensino superior incompleto são maioria, a pesquisa também apontou que a maioria das pessoas exercem atividade remunerada. Quanto a análise dos construtos, o Uber mostrou resultados positivos quanto a consciência da marca, associações à marca, qualidade percebida do serviço e a maioria dos respondentes afirma ter capacidade em associar determinadas características à empresa. Porém, nas análises de lealdade e e-WOM o Uber não exerce um papel de favorita absoluta na escolha dos consumidores e o compartilhamento de informações sobre a Uber nas mídias sociais se mostra baixo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T19:55:09Z
2021-09-20T15:29:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-06T19:55:09Z
2021-09-20T15:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150147711
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Sabrina Teixeira. Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor. 2019. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35629
identifier_str_mv 20150147711
ALMEIDA, Sabrina Teixeira. Análise do valor da marca Uber com base na perspectiva do consumidor. 2019. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35629/1/ValorMarcaUber_Almeida_2019
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35629/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35629/3/ValorMarcaUber_Almeida_2019.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv deda26f8feba31bfd7cd98e027c4a12f
e428689918449bd69f843393981e4109
2669af7155db391cb7fc1f435fde6276
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117789097394176