Variáveis que impactam na desonestidade acadêmica: um estudo com estudantes de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ivanielly Deyse de Paiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25648
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar quais as variáveis que impactam na ocorrência da desonestidade acadêmica em estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis das universidades da cidade de Natal/RN que obtiveram a melhor performance no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Para coletar os dados, foi utilizado um formulário dividido em três partes, totalizando 62 questões com perguntas sobre o perfil sócio demográfico e a avaliação da percepção dos discentes acerca da desonestidade, além de um experimento composto por 20 matrizes aritméticas. A amostra da pesquisa é composta por 261 participantes, sendo 166 alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 77 do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e 18 do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Dos participantes desta pesquisa, 70,50% afirmaram ter colado em avaliações ou tarefas na universidade e 87,36% disseram que consideram a cola como algo moralmente errado, porém, mesmo assim, envolvem-se em desonestidades acadêmicas desse tipo. Outro ponto relevante do trabalho foi como os participantes percebem a definição das instituições em relação ao sucesso acadêmico: aproximadamente 64% dos alunos da UFRN percebem que a instituição define o sucesso pela nota, e, desses, 76,41% afirmaram ter colado; por sua vez, na FACEX e na UNI-RN, 32,63% dos alunos têm a mesma percepção sobre a definição do sucesso acadêmico pelas instituições, e, desses, 83,87% assumiram ter colado. Esta pesquisa também identificou que existe diferença de comportamento entre os gêneros e as idades, no ambiente acadêmico e no profissional. Evidenciou-se que o gênero masculino apresenta uma média menor que o feminino nos dois contextos, sugerindo que o gênero masculino tende a considerar comportamentos desonestos como sendo menos desonestos. Em relação à idade, os respondentes com mais de 25 anos apresentaram uma média menor, tanto no contexto acadêmico como no profissional, quando comparado com os respondentes com menos de 25 anos. Foi verificada também a desonestidade acadêmica dos participantes através do experimento da matriz aritmética, em que foi constado que 61 alunos que participaram da pesquisa foram desonestos no experimento. Para atingir o objetivo geral, foi utilizada a regressão Logit para verificar as variáveis que têm a probabilidade em contribuir para desonestidade acadêmica. As variáveis analisadas foram: Idade, Gênero, Religião (se o aluno frequenta ou não eventos religiosos), Educação dos pais (se o pai ou a mãe concluiu o nível superior), Trabalho (se o aluno exerce alguma atividade remunerada), Rendimento Acadêmico (nota do rendimento acadêmica informada pelo aluno), Medo (se o aluno tem medo da punição se for surpreendido colando), Errado (se considera colar ética/moralmente errado), Aceitação (se considera colar socialmente aceitável), Políticas da instituição (se tem conhecimento sobre as penalidades das políticas da instituição), Apanhado (se presenciou ou tem conhecimento de colegas que foram surpreendidos colando), Testemunho (se testemunhou alguém colando em provas ou atividades) e Perguntado (se foi solicitado a fornecer cola em provas na universidade). Dentre essas variáveis, apenas Rendimento acadêmico, Trabalho, Aceitável, Testemunho e Perguntado foram estatisticamente significantes no modelo, e os sinais apresentados foram de acordo com os esperados.
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Para coletar os dados, foi utilizado um formulário dividido em três partes, totalizando 62 questões com perguntas sobre o perfil sócio demográfico e a avaliação da percepção dos discentes acerca da desonestidade, além de um experimento composto por 20 matrizes aritméticas. A amostra da pesquisa é composta por 261 participantes, sendo 166 alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 77 do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e 18 do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Dos participantes desta pesquisa, 70,50% afirmaram ter colado em avaliações ou tarefas na universidade e 87,36% disseram que consideram a cola como algo moralmente errado, porém, mesmo assim, envolvem-se em desonestidades acadêmicas desse tipo. 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Foi verificada também a desonestidade acadêmica dos participantes através do experimento da matriz aritmética, em que foi constado que 61 alunos que participaram da pesquisa foram desonestos no experimento. Para atingir o objetivo geral, foi utilizada a regressão Logit para verificar as variáveis que têm a probabilidade em contribuir para desonestidade acadêmica. As variáveis analisadas foram: Idade, Gênero, Religião (se o aluno frequenta ou não eventos religiosos), Educação dos pais (se o pai ou a mãe concluiu o nível superior), Trabalho (se o aluno exerce alguma atividade remunerada), Rendimento Acadêmico (nota do rendimento acadêmica informada pelo aluno), Medo (se o aluno tem medo da punição se for surpreendido colando), Errado (se considera colar ética/moralmente errado), Aceitação (se considera colar socialmente aceitável), Políticas da instituição (se tem conhecimento sobre as penalidades das políticas da instituição), Apanhado (se presenciou ou tem conhecimento de colegas que foram surpreendidos colando), Testemunho (se testemunhou alguém colando em provas ou atividades) e Perguntado (se foi solicitado a fornecer cola em provas na universidade). Dentre essas variáveis, apenas Rendimento acadêmico, Trabalho, Aceitável, Testemunho e Perguntado foram estatisticamente significantes no modelo, e os sinais apresentados foram de acordo com os esperados.The main objective of this research is to analyze the variables that impact on the occurrence of academic dishonesty in students of the undergraduate course in Accounting Sciences of the universities of the city of Natal / RN who obtained the best performance in the National Student Performance Examination. To collect the data, a three-part form was used, totaling 62 questions with questions about the demographic profile and evaluation of the students' perception of dishonesty and an arithmetic matrix composed by 20 matrices. The research sample consisted of 261 questionnaires, of which 166 were answered by students from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and 77 by students from the Facex University Center (UNIFACEX) and 18 the University Center of Rio Grande do Norte (UNI-RN). Of the participants in this research, 70.50% stated that they had pasted on assessments or tasks at the university and 87.36% stated that they consider the glue to be ethically / morally wrong, suggesting that even considering as morally wrong students still engage in academic dishonesty of this kind. Another relevant point of the work was how participants perceive the definition of institutions in relation to academic success, approximately 64% of UFRN students perceive that the academic institution defines success by the grade, and of these, 76.41% said they had enrolled. While in FACEX and UNI-RN, 32.63% of the students who have the same perception about the definition of academic success by institutions, 83.87% said they had cast. This research also identified that there is a difference between genders and age in the academic and professional settings, showing that the male gender presents a lower average than the female in both contexts, suggesting that the male gender tends to consider dishonest behaviors as being less dishonest Regarding age, respondents older than 25 years of age presented a lower average in both the academic and professional contexts when compared to respondents younger than 25 years. The academic dishonesty of the participants was also verified through the arithmetic matrix experiment, in which it was recorded that 61 students who participated in the research were dishonest in the experiment. To achieve the main objective, the Logit regression was used to verify the variables that are likely to contribute to academic dishonesty. The variables analyzed were: Age, gender, Religion (whether or not the student attends religious events), Parent education (if the parent completed the upper level), Work (if the student performs some paid activity), Academic Income (if the student is afraid of punishment if he / she is surprised to slip), Wrong (if it considers ethical / morally wrong collar), Acceptance (if it is considered to be socially acceptable collar) Policies of the institution knowledge of the institution's policy penalties), Catch (if witnessed or known to colleagues who were surprised by sticking), Testimony (If you witnessed someone gluing on tests or activities), Asked (if you were asked to provide glue on university tests) . Among these variables, only the variables Academic Income, Work, Acceptable, Testimony, Asked, were statistically significant in the model and the signs presented were as expected.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIAS CONTÁBEISDesonestidade acadêmicaPercepção dos estudantesComportamentos desonestosVariáveis que impactam na desonestidade acadêmica: um estudo com estudantes de Ciências Contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTIvaniellyDeyseDePaivaMoura_DISSERT.pdf.txtIvaniellyDeyseDePaivaMoura_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain147148https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25648/2/IvaniellyDeyseDePaivaMoura_DISSERT.pdf.txt7b391ab48a98194249fb2446954d719bMD52VariáveisImpactamDesonestidade_Moura_2018.pdf.txtVariáveisImpactamDesonestidade_Moura_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain147148https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25648/4/Vari%c3%a1veisImpactamDesonestidade_Moura_2018.pdf.txt7b391ab48a98194249fb2446954d719bMD54THUMBNAILIvaniellyDeyseDePaivaMoura_DISSERT.pdf.jpgIvaniellyDeyseDePaivaMoura_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25648/3/IvaniellyDeyseDePaivaMoura_DISSERT.pdf.jpgb048bcdeb9db5697ad3b974cc21df8f7MD53VariáveisImpactamDesonestidade_Moura_2018.pdf.jpgVariáveisImpactamDesonestidade_Moura_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25648/5/Vari%c3%a1veisImpactamDesonestidade_Moura_2018.pdf.jpgb048bcdeb9db5697ad3b974cc21df8f7MD55ORIGINALVariáveisImpactamDesonestidade_Moura_2018.pdfapplication/pdf493067https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25648/1/Vari%c3%a1veisImpactamDesonestidade_Moura_2018.pdfe041319cf8a135784b0c6848941a2d6bMD51123456789/256482019-02-15 01:36:01.276oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25648Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-15T04:36:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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