O céu é meu teto, a terra, minha morada: cultura e educação cigana no RN (2006 a 2016)
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22335 |
Resumo: | Este trabalho estuda as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon, Matchuawa, Roraranê e Kalderash, com o objetivo de compreender o modo de ser, de viver e os processos educativos desenvolvidos nos espaços sociais e culturais desses agrupamentos, reconstruindo sua historicidade no espaço geográfico do RN. Possui metodologia de natureza qualitativa, cuja investigação se filia à História da Educação com ênfase na História Social, ao evidenciar um fenômeno social, cultural e educativo, - numa cartografia de múltiplas naturezas que ganha centralidade teórica nas contribuições de Certeau (1994), Macêdo (1992), Rodríguez (2011), Julia (2001), Burke (1998), Frago (1993), Arroyo (2014) e Saviani (1991). Apresenta o trabalho de compreensão das falas alicerçadas nas entrevistas teorizadas por Minayo (2007). Enfatiza que os estudos históricos sobre o tema ciganos ganhou nos últimos anos denominações de gitanologia, gitaneria, romipêm, gitanidade, romá, romanesthàn, constituindo um campo de investigação nas Ciências Sociais e Humanas. Evidencia que o trabalho tem sua relevância na originalidade temática e em proporcionar novas reflexões acerca dos modos de vida cigana e itinerante e, em reconhecer, alternativas de interação humana com os sujeitos da diversidade, que se encontra em quase todo o território nacional, e em específico, no Rio Grande do Norte, e ainda estão excluídos das salas de aula do nosso país. Conclui destacando que a pesquisa possibilita construir referências para possíveis mudanças, contribuindo para o enfrentamento ao preconceito e na construção de uma educação de qualidade social embasada numa pedagogia da itinerância; oportunizando o debate para melhor compreender as relações étnico raciais e a diversidade presente no nosso país. |
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22335Este trabalho estuda as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon, Matchuawa, Roraranê e Kalderash, com o objetivo de compreender o modo de ser, de viver e os processos educativos desenvolvidos nos espaços sociais e culturais desses agrupamentos, reconstruindo sua historicidade no espaço geográfico do RN. Possui metodologia de natureza qualitativa, cuja investigação se filia à História da Educação com ênfase na História Social, ao evidenciar um fenômeno social, cultural e educativo, - numa cartografia de múltiplas naturezas que ganha centralidade teórica nas contribuições de Certeau (1994), Macêdo (1992), Rodríguez (2011), Julia (2001), Burke (1998), Frago (1993), Arroyo (2014) e Saviani (1991). Apresenta o trabalho de compreensão das falas alicerçadas nas entrevistas teorizadas por Minayo (2007). Enfatiza que os estudos históricos sobre o tema ciganos ganhou nos últimos anos denominações de gitanologia, gitaneria, romipêm, gitanidade, romá, romanesthàn, constituindo um campo de investigação nas Ciências Sociais e Humanas. Evidencia que o trabalho tem sua relevância na originalidade temática e em proporcionar novas reflexões acerca dos modos de vida cigana e itinerante e, em reconhecer, alternativas de interação humana com os sujeitos da diversidade, que se encontra em quase todo o território nacional, e em específico, no Rio Grande do Norte, e ainda estão excluídos das salas de aula do nosso país. Conclui destacando que a pesquisa possibilita construir referências para possíveis mudanças, contribuindo para o enfrentamento ao preconceito e na construção de uma educação de qualidade social embasada numa pedagogia da itinerância; oportunizando o debate para melhor compreender as relações étnico raciais e a diversidade presente no nosso país.Se estudia las prácticas educativas y culturales de los gitanos Calon, Matchuawa, Roraranê y Kalderash, con el fin de comprender la manera de ser, de vivir, y los procesos educativos reconstrucción de su historicidad en la RN espacio geográfico. Cuenta con metodología cualitativa, cuya investigación se une a la Historia de la Educación con énfasis en la historia social, para mostrar un fenómeno social, cultural y educativo - un mapeo de múltiples naturalezas ganar centralidad teórica de las contribuciones Certeau (1994), Macêdo ( 1992), Rodríguez (2011), Julia (2001), Burke (1998), Frago (1993), Arroyo (2014) y Saviani (1991). Se presenta el trabajo de entender el habla basada en entrevistas teorizado por Minayo (2007). Se hace hincapié en que los estudios históricos sobre la cuestión gitana ha ganado en los últimos años denominaciones gitanologia, gitanería, romipêm, gitanidade, Roma, romanesthàn, que constituye un campo de investigación en las ciencias sociales y humanas. Demuestra que el trabajo tiene relevancia para la originalidad temática y proporcionar nuevas ideas sobre las formas de gitana y la vida itinerante, y reconocer alternativa de la interacción humana con los temas de la diversidad, que es en casi todo el territorio nacional, y específico en RN, y todavía quedan excluidos de las aulas de nuestro país. Se concluye destacando que la investigación nos permite construir las referencias a posibles cambios, para ayudar a hacer frente a los prejuicios y la construcción de una educación de calidad social basada en una pedagogía de itinerancia; proporcionar oportunidades para el debate para comprender mejor las relaciones étnicas raciales y la diversidad presente en nuestro país.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCiganosPráticas culturaisCultura escolarPedagogia da itinerânciaO céu é meu teto, a terra, minha morada: cultura e educação cigana no RN (2006 a 2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCéuMeuTetoTerra_Silva_2016.pdfCéuMeuTetoTerra_Silva_2016.pdfapplication/pdf2448268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22335/1/C%c3%a9uMeuTetoTerra_Silva_2016.pdffd6ab4258e6cac43d4a96bb9f6063b35MD51TEXTFlavioJoseDeOliveiraSilva_TESE.pdf.txtFlavioJoseDeOliveiraSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain425339https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22335/4/FlavioJoseDeOliveiraSilva_TESE.pdf.txtf8a2d941b0230cb77b997e58921dd31bMD54CéuMeuTetoTerra_Silva_2016.pdf.txtCéuMeuTetoTerra_Silva_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain425262https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22335/6/C%c3%a9uMeuTetoTerra_Silva_2016.pdf.txt49c2afdee8e3377e8bf68f8ab718de8aMD56THUMBNAILFlavioJoseDeOliveiraSilva_TESE.pdf.jpgFlavioJoseDeOliveiraSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22335/5/FlavioJoseDeOliveiraSilva_TESE.pdf.jpg79f51628b923a68b8882621daca7023eMD55CéuMeuTetoTerra_Silva_2016.pdf.jpgCéuMeuTetoTerra_Silva_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1828https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22335/7/C%c3%a9uMeuTetoTerra_Silva_2016.pdf.jpg3f8cd48bda5cac5920cb2105a0bc8411MD57123456789/223352019-06-23 02:17:09.882oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22335Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:17:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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