Educação problematizadora e Sistema Único de Saúde: uma análise de contribuições da pedagogia de Paulo Freire em um programa de residência multiprofissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maroja, Maria Clara Santana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28361
Resumo: As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMSs) surgiram, nos anos 2000, como uma estratégia para formação de profissionais de saúde sustentadas pela compreensão das relações políticas e humanísticas que conduzem a interação ensino-serviço-comunidade. Entretanto, ainda hoje as RMSs são consideradas uma modalidade curricular inovadora no ensino em saúde, por apresentar uma estrutura pedagógica fundamentada na problematização da realidade dos serviços de saúde, sendo ainda escassos os estudos sobre as ferramentas pedagógicas que sustentam esse processo ensino-aprendizagem em saúde. Entre as temáticas de investigação, identifica-se o alinhamento da proposta das RMS com a pedagogia de Paulo Freire, embora tal associação não seja aprofundada e referenciada nos documentos normativos dessa concepção de formação em saúde. A partir dessa concepção, surgem os seguintes questionamentos: quais aspectos evidenciam-se na relação entre os pressupostos políticopedagógicos freirianos e a proposta de ensino das RMSs, no campo teórico e no campo da prática?; como se caracterizam esses aspectos no que se refere às contribuições para a formação de profissionais da saúde, tendo em vista os princípios e diretrizes do SUS e a relação desses com a pedagogia de Paulo Freire? Assim, o presente estudo teve por objetivo apreender sobre as contribuições da proposta pedagógica de Paulo Freire, em um programa de Residência Multiprofissional em Saúde, para a promoção de avanços nas práticas profissionais dos residentes, que cooperam para o fortalecimento do SUS. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso. O lócus de estudo foi o programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental oferecido pela Universidade Federal da Paraíba, cujo Plano de Curso fundamenta-se na pedagogia freiriana. Os dados foram coletados ao longo do ano de 2017, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com tutores e preceptores, bem como encontros de grupo focal com residentes, e analisados segundo a Análise de Conteúdo. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e aprovado segundo o parecer nº 1.982.127. A dinâmica pedagógica da Ação-Reflexão-Ação, conduzida pelo trabalho coletivo e multiprofissional, possibilitou aos residentes enxergar o portador de doença mental não apenas sob os vários saberes biologicistas, mas compreendendo-o na complexidade da sua realidade de vida e empoderando-o para a superação dos próprios limites. Também foram atribuídas à pedagogia problematizadora, avanços no enfrentamento das dificuldades e desafios do Sistema Único de Saúde, por meio da inserção de educandos e educadores em diferentes vias de participação e controle social na saúde; e da construção de práticas profissionais coerentes com as reais necessidades dos indivíduos e das coletividades. Portanto, a proposta pedagogia freiriana cursa para transformações de si e da realidade como consequências da ampliação da leitura de mundo dos educandos, o que, no campo da saúde, pode significar micro rupturas no modelo assistencial de cuidado e gestão, fortalecendo os princípios instituintes do SUS, com ênfase para a equidade, integralidade e participação social.
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Entretanto, ainda hoje as RMSs são consideradas uma modalidade curricular inovadora no ensino em saúde, por apresentar uma estrutura pedagógica fundamentada na problematização da realidade dos serviços de saúde, sendo ainda escassos os estudos sobre as ferramentas pedagógicas que sustentam esse processo ensino-aprendizagem em saúde. Entre as temáticas de investigação, identifica-se o alinhamento da proposta das RMS com a pedagogia de Paulo Freire, embora tal associação não seja aprofundada e referenciada nos documentos normativos dessa concepção de formação em saúde. A partir dessa concepção, surgem os seguintes questionamentos: quais aspectos evidenciam-se na relação entre os pressupostos políticopedagógicos freirianos e a proposta de ensino das RMSs, no campo teórico e no campo da prática?; como se caracterizam esses aspectos no que se refere às contribuições para a formação de profissionais da saúde, tendo em vista os princípios e diretrizes do SUS e a relação desses com a pedagogia de Paulo Freire? Assim, o presente estudo teve por objetivo apreender sobre as contribuições da proposta pedagógica de Paulo Freire, em um programa de Residência Multiprofissional em Saúde, para a promoção de avanços nas práticas profissionais dos residentes, que cooperam para o fortalecimento do SUS. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso. O lócus de estudo foi o programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental oferecido pela Universidade Federal da Paraíba, cujo Plano de Curso fundamenta-se na pedagogia freiriana. Os dados foram coletados ao longo do ano de 2017, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com tutores e preceptores, bem como encontros de grupo focal com residentes, e analisados segundo a Análise de Conteúdo. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e aprovado segundo o parecer nº 1.982.127. A dinâmica pedagógica da Ação-Reflexão-Ação, conduzida pelo trabalho coletivo e multiprofissional, possibilitou aos residentes enxergar o portador de doença mental não apenas sob os vários saberes biologicistas, mas compreendendo-o na complexidade da sua realidade de vida e empoderando-o para a superação dos próprios limites. Também foram atribuídas à pedagogia problematizadora, avanços no enfrentamento das dificuldades e desafios do Sistema Único de Saúde, por meio da inserção de educandos e educadores em diferentes vias de participação e controle social na saúde; e da construção de práticas profissionais coerentes com as reais necessidades dos indivíduos e das coletividades. Portanto, a proposta pedagogia freiriana cursa para transformações de si e da realidade como consequências da ampliação da leitura de mundo dos educandos, o que, no campo da saúde, pode significar micro rupturas no modelo assistencial de cuidado e gestão, fortalecendo os princípios instituintes do SUS, com ênfase para a equidade, integralidade e participação social.The Multi-professional Residences in Health (RMS) emerged in the 2000s, as a strategy of the health professionals´ training founded on the understanding of the political and humanistic relations that lead to the teaching-service-community interaction. However, even today, the Multi-professional Residences in Health are considered to be an innovative curricular modality in health education, because they present a pedagogical structure based on the problem-posing regarding the reality of public health services; furthermore, there are still few studies that address the philosophical and pedagogical foundations underlying these teachinglearning processes in health. Among the research topics about this subject, it is possible to identify the alignment of the RMS proposal with the Paulo Freire's pedagogy, although this association is not deepened and referenced in the normative documents of this modality of health education. From this conception, the following questions arise: what aspects are evidenced in the relation between the political-pedagogical presuppositions of Freire and the teaching proposal of RMS in the field of theory and practice? how are these aspects characterized in terms of contributions to the training of health professionals, in view of the principles and guidelines of health public system and their relationship with Paulo Freire's pedagogy?. Therefore, this current piece of research aimed o understand about the contributions of Paulo Freire's pedagogical proposal, in a Multiprofessional Residency Program in Health, to promoting advances in the professional practices of residents, which cooperate to the fulfillment of the National Health System (SUS). This is an evaluative, participatory research with a qualitative approach, of the case study type. The locus of the study was a Multiprofessional Residency Program in Mental Health, offered by the Federal University of Paraíba, whose syllabus is based on Paulo Freire´s methodology. Data were collected during the year 2017, through semi-structured individual interviews with tutors and preceptors, as well as focus group meetings with residents, and analyzed according to the Content Analysis. The study was submitted to the Research Ethics Committee of the Federal Institute of Education, Science and Tecnology of Paraíba and aproved in accordance with the opinion number 1.982.127. The pedagogical dynamics of action-reflection-action, led by the collective and multi-professional work, enabled the residents view the mental illness sufferer not only under the several biological knowledge, but understanding them in the complexity of their life reality and empowering them to overcome their own limits. Advances in coping with daily difficulties and challenges of the National Health System were also attributed to the Problem-solving Pedagogy through the insertion of both students and professors in different participation ways and health social control, as well as the construction of professional practices consistent with the individuals´ and collectivities´ real needs. Therefore, Freire´s pedagogical proposal, when truly experienced, tends towards transformations of both oneself and reality as consequences of the students´ mind enlargement by reading the world, which, in the health area, can mean infringement of the assistance model of care and management, strengthening the instituting principles of the National Health System with emphasis on equity, integrality and social participation.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOResidências multiprofissionais em saúdeEducação em saúdePedagogia problematizadoraSistema Único de SaúdeEducação problematizadora e Sistema Único de Saúde: uma análise de contribuições da pedagogia de Paulo Freire em um programa de residência multiprofissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEducacaoproblematizadorasistema_Maroja_2019.pdf.txtEducacaoproblematizadorasistema_Maroja_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain294222https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28361/2/Educacaoproblematizadorasistema_Maroja_2019.pdf.txt6f2820dff445a203200e8eb075a86830MD52THUMBNAILEducacaoproblematizadorasistema_Maroja_2019.pdf.jpgEducacaoproblematizadorasistema_Maroja_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28361/3/Educacaoproblematizadorasistema_Maroja_2019.pdf.jpg0e3612dc45a1dc98a2b6299b642da3a7MD53ORIGINALEducacaoproblematizadorasistema_Maroja_2019.pdfapplication/pdf832630https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28361/1/Educacaoproblematizadorasistema_Maroja_2019.pdfc906d399d0042f448ccb7a870ecc1014MD51123456789/283612020-01-26 04:32:16.213oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28361Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:32:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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