Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Nathalia Bocayuva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50817
Resumo: A criatividade está presente no cotidiano e na história dos seres humanos, portanto, sendo investigada por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Em arquitetura, embora seja esperado que os profissionais da área apresentem habilidade criativa, considerada essencial ao processo de projeto, ainda se observam poucos estudos voltados para o estímulo da criatividade em cursos de graduação. Considerando-se a multidimensionalidade da criatividade durante o processo de projeto, esta pesquisa toma como objeto de estudo as atividades estimuladoras da criatividade de estudantes de graduação do curso de arquitetura e urbanismo em disciplina específica e contexto de sala de aula online. Tem-se como questão a investigar: Como os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do CAU/UFRN respondem a atividades estimuladoras de criatividade? Nesse campo, o objetivo geral é analisar as respostas dos estudantes de AU às atividades de estímulo criativo a eles propostas. Participaram 20 estudantes matriculados na disciplina “Desenvolvimento da Percepção e da Criatividade” (ARQ 0274) oferecida no CAU/UFRN. A pesquisa empírica envolveu: aplicação de questionários e grupo focal com estudantes, entrevistas com professores, e elaboração de diário de campo da pesquisadora. Diante das exigências de isolamento social da pandemia mundial causada pelo COVID-19, a investigação aconteceu de modo totalmente remoto: todos os contatos com os participantes e registros aconteceram de modo virtual, por meio de plataformas digitais. Os resultados obtidos foram cruzados entre si a fim de permitir a criação de um mapa investigativo das demandas criativas em questão. Conclui-se que as atividades de estímulo criativo são bem-vindas e bem-assimiladas pelos estudantes, podendo se somar aos seus processos de projeto a fim de promover um salto criativo favorável a tomada de decisões e a obtenção de soluções diferenciadas.
id UFRN_c4f4347c6fe97292d677463530c8f62d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50817
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Nathalia Bocayuvahttp://lattes.cnpq.br/2392848685282586https://orcid.org/0000-0001-5270-4868http://lattes.cnpq.br/3061713076071714Silva, Heitor de Andradehttps://orcid.org/0000-0003-2651-1012http://lattes.cnpq.br/3609522159356242Dantas, Ney BritoMedeiros, Renato deElali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja2023-01-03T21:14:53Z2023-01-03T21:14:53Z2022-08-31CARVALHO, Nathalia Bocayuva. Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN. Orientador: Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali. 2022. 163f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50817A criatividade está presente no cotidiano e na história dos seres humanos, portanto, sendo investigada por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Em arquitetura, embora seja esperado que os profissionais da área apresentem habilidade criativa, considerada essencial ao processo de projeto, ainda se observam poucos estudos voltados para o estímulo da criatividade em cursos de graduação. Considerando-se a multidimensionalidade da criatividade durante o processo de projeto, esta pesquisa toma como objeto de estudo as atividades estimuladoras da criatividade de estudantes de graduação do curso de arquitetura e urbanismo em disciplina específica e contexto de sala de aula online. Tem-se como questão a investigar: Como os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do CAU/UFRN respondem a atividades estimuladoras de criatividade? Nesse campo, o objetivo geral é analisar as respostas dos estudantes de AU às atividades de estímulo criativo a eles propostas. Participaram 20 estudantes matriculados na disciplina “Desenvolvimento da Percepção e da Criatividade” (ARQ 0274) oferecida no CAU/UFRN. A pesquisa empírica envolveu: aplicação de questionários e grupo focal com estudantes, entrevistas com professores, e elaboração de diário de campo da pesquisadora. Diante das exigências de isolamento social da pandemia mundial causada pelo COVID-19, a investigação aconteceu de modo totalmente remoto: todos os contatos com os participantes e registros aconteceram de modo virtual, por meio de plataformas digitais. Os resultados obtidos foram cruzados entre si a fim de permitir a criação de um mapa investigativo das demandas criativas em questão. Conclui-se que as atividades de estímulo criativo são bem-vindas e bem-assimiladas pelos estudantes, podendo se somar aos seus processos de projeto a fim de promover um salto criativo favorável a tomada de decisões e a obtenção de soluções diferenciadas.Creativity is present in everyday life and in the history of human beings, therefore, being investigated by researchers from different areas of knowledge. In architecture, although it is expected that professionals in the area have creative skills, considered essential to the design process, there are still few studies aimed at stimulating creativity in undergraduate courses. Considering the multidimensionality of creativity during the design process, this research takes as its object of study the activities that stimulate the creativity of undergraduate students of the architecture and urbanism course in a specific discipline and online classroom context. The question to be investigated is: How do students of the Architecture and Urbanism course at CAU/UFRN respond to activities that stimulate creativity? In this field, the general objective is to analyze the responses of AU students to the creative stimulation activities proposed to them. Twenty students enrolled in the discipline “Development of Perception and Creativity” (ARQ 0274) offered at CAU/UFRN participated. The empirical research involved: application of questionnaires and focus groups with students, interviews with professors, and preparation of the researcher's field diary. Faced with the demands of social isolation from the global pandemic caused by COVID-19, the investigation took place completely remotely: all contacts with the participants and records took place virtually, through digital platforms. The results obtained were cross-referenced to allow the creation of an investigative map of the creative demands in question. It is concluded that creative stimulation activities are welcome and well assimilated by students, and they can be added to the students’ design process to promote a creative leap favorable to decision making and to obtain differentiated solutions.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura - ensinoCriatividadeDemanda criativaFerramentas de estímulo à criatividadeSer.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRNSer.Pensar.Criativar: incorporation of activities to stimulate creativity in the design process: an investigation with students from CAU/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSerPensarCriativar_Carvalho_2022.pdfapplication/pdf6194851https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50817/1/SerPensarCriativar_Carvalho_2022.pdf83bc0b4a75ee98ee9f88a893469fadc3MD51123456789/508172023-01-03 18:15:27.35oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50817Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-03T21:15:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Ser.Pensar.Criativar: incorporation of activities to stimulate creativity in the design process: an investigation with students from CAU/UFRN
title Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN
spellingShingle Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN
Carvalho, Nathalia Bocayuva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura - ensino
Criatividade
Demanda criativa
Ferramentas de estímulo à criatividade
title_short Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN
title_full Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN
title_fullStr Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN
title_full_unstemmed Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN
title_sort Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN
author Carvalho, Nathalia Bocayuva
author_facet Carvalho, Nathalia Bocayuva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2392848685282586
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5270-4868
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061713076071714
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Heitor de Andrade
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2651-1012
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3609522159356242
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dantas, Ney Brito
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Medeiros, Renato de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Nathalia Bocayuva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
contributor_str_mv Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura - ensino
Criatividade
Demanda criativa
Ferramentas de estímulo à criatividade
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura - ensino
Criatividade
Demanda criativa
Ferramentas de estímulo à criatividade
description A criatividade está presente no cotidiano e na história dos seres humanos, portanto, sendo investigada por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Em arquitetura, embora seja esperado que os profissionais da área apresentem habilidade criativa, considerada essencial ao processo de projeto, ainda se observam poucos estudos voltados para o estímulo da criatividade em cursos de graduação. Considerando-se a multidimensionalidade da criatividade durante o processo de projeto, esta pesquisa toma como objeto de estudo as atividades estimuladoras da criatividade de estudantes de graduação do curso de arquitetura e urbanismo em disciplina específica e contexto de sala de aula online. Tem-se como questão a investigar: Como os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do CAU/UFRN respondem a atividades estimuladoras de criatividade? Nesse campo, o objetivo geral é analisar as respostas dos estudantes de AU às atividades de estímulo criativo a eles propostas. Participaram 20 estudantes matriculados na disciplina “Desenvolvimento da Percepção e da Criatividade” (ARQ 0274) oferecida no CAU/UFRN. A pesquisa empírica envolveu: aplicação de questionários e grupo focal com estudantes, entrevistas com professores, e elaboração de diário de campo da pesquisadora. Diante das exigências de isolamento social da pandemia mundial causada pelo COVID-19, a investigação aconteceu de modo totalmente remoto: todos os contatos com os participantes e registros aconteceram de modo virtual, por meio de plataformas digitais. Os resultados obtidos foram cruzados entre si a fim de permitir a criação de um mapa investigativo das demandas criativas em questão. Conclui-se que as atividades de estímulo criativo são bem-vindas e bem-assimiladas pelos estudantes, podendo se somar aos seus processos de projeto a fim de promover um salto criativo favorável a tomada de decisões e a obtenção de soluções diferenciadas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-03T21:14:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-03T21:14:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Nathalia Bocayuva. Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN. Orientador: Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali. 2022. 163f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50817
identifier_str_mv CARVALHO, Nathalia Bocayuva. Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN. Orientador: Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali. 2022. 163f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50817/1/SerPensarCriativar_Carvalho_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 83bc0b4a75ee98ee9f88a893469fadc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117741168033792