Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Ana Luiza Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42348
Resumo: O presente trabalho pretende discutir acerca da produção de subjetividade dos/as professores/as em um contexto de ataque à Educação, especialmente no que se refere ao projeto de lei Escola Sem Partido. Para tratar desse tema foram realizados estudos sobre subjetividade docente, projetos políticos, de lei e de educação e sua influência na formação docente e na Educação pública no Brasil. O estudo realizado adotou a concepção histórico cultural para discutir e relacionar os conceitos de subjetividade, desenvolvimento profissional e educação, como também elementos que perpassam esses conceitos. Com apoio nos pressupostos da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, concebe-se aqui a subjetividade como um sistema pessoal complexo de compreensão do mundo, que se transforma a partir das experiências do sujeito e na sua relação e interação com o outro; processo que está em constante produção e integra várias funções psíquicas como pensamento, emoções, e sentimentos. A subjetividade do professor tratada nessa perspectiva, se configura nas esferas da vida pessoal e profissional, de maneira intrínseca e complementar. Para enriquecer a discussão sobre a produção de vida e de saberes dos/as professores/as, contou-se com a contribuição do autor Antônio Nóvoa, que compreende a pessoalidade do sujeito como fonte de sustentação, identidade e resistência para a sua profissionalidade. Com base nesses fundamentos, foram realizadas análises e prospecções críticas sobre os impactos das propostas presentes no Projeto de Lei Escola Sem Partido na subjetividade dos/as professores/as, como também um prognóstico para enfrentamento dos efeitos do projeto de lei. Este artigo identifica o Projeto de Lei Escola Sem Partido; os impactos do projeto e o que ele representa; e a resistência da profissão diante das propostas.
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TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42348Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilPedagogiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSubjetividade.Escola Sem Partido.Docência.Produção de subjetividade dos/as professores/as em contexto de ataque à educação por meio do Projeto de Lei Escola sem Partidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho pretende discutir acerca da produção de subjetividade dos/as professores/as em um contexto de ataque à Educação, especialmente no que se refere ao projeto de lei Escola Sem Partido. Para tratar desse tema foram realizados estudos sobre subjetividade docente, projetos políticos, de lei e de educação e sua influência na formação docente e na Educação pública no Brasil. 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