Estratégias das organizações do conhecimento e suas relações com a visão baseada em recursos: o caso UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Maxwell dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32226
Resumo: Atualmente, os estudos que se referem à gestão das organizações do conhecimento apresentam lacunas na compreensão quantitativa das dimensões que as compõem, no interrelacionamento entre suas variáveis e seu relacionamento com a visão baseada em recursos, com a criação de vantagem competitiva e com competências essenciais. Dessa forma, a presente tese tem como objetivo geral analisar se os recursos, capacidades e competências essenciais podem estar relacionados ao desenvolvimento de estratégias que levam à geração de vantagens competitivas presentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa aplicada, caracterizada como descritiva, bibliográfica e de levantamento. Esse estudo de caso conduziu-se por uma survey analítica aplicada numa amostra de 730 (setecentos e trinta) indivíduos integrantes da comunidade universitária da organização estudada. Os dados quantitativos foram coletados por meio de um questionário com 75 (setenta e cinco) variáveis estruturadas conceitualmente, de forma a aferir a percepção da comunidade acadêmica da organização estudada quanto às relações das dimensões das organizações do conhecimento com a visão baseada em recursos, com o modelo VRIO e com as competências essenciais, mantedoras da vantagem competitiva desenvolvida pela organização estudada. Os dados foram tratados estatisticamente pela aplicação de técnicas multivariadas, com destaque para a Análise Fatorial Exploratória e para a modelagem de Equações Estruturais em Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), em que se utilizou o software SmartPLS 3 para realização das análises que permitiram chegar a conclusões que responderam ao problema enunciado. Para o efeito desta pesquisa, denota-se a existência de convergência teórica entre os conceitos formativos dos constructos que apresentaram relações positivas e estatisticamente significantes, considerando que partem de bases conceituais e epistemológicas semelhantes. Isso confirmou o prognóstico entre os modelos estudados, destacando, a partir dos resultados empíricos obtidos, que o modelo de organizações do conhecimento proposto relaciona-se com a Visão Baseada em Recursos, sendo capaz de gerar vantagem competitiva, estabelecida pela relação com a metodologia VRIO, possibilitando a formulação de estratégias capazes de potencializar essa vantagem e sustentá-las por meio de competências essenciais.
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Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32226Atualmente, os estudos que se referem à gestão das organizações do conhecimento apresentam lacunas na compreensão quantitativa das dimensões que as compõem, no interrelacionamento entre suas variáveis e seu relacionamento com a visão baseada em recursos, com a criação de vantagem competitiva e com competências essenciais. Dessa forma, a presente tese tem como objetivo geral analisar se os recursos, capacidades e competências essenciais podem estar relacionados ao desenvolvimento de estratégias que levam à geração de vantagens competitivas presentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa aplicada, caracterizada como descritiva, bibliográfica e de levantamento. Esse estudo de caso conduziu-se por uma survey analítica aplicada numa amostra de 730 (setecentos e trinta) indivíduos integrantes da comunidade universitária da organização estudada. Os dados quantitativos foram coletados por meio de um questionário com 75 (setenta e cinco) variáveis estruturadas conceitualmente, de forma a aferir a percepção da comunidade acadêmica da organização estudada quanto às relações das dimensões das organizações do conhecimento com a visão baseada em recursos, com o modelo VRIO e com as competências essenciais, mantedoras da vantagem competitiva desenvolvida pela organização estudada. Os dados foram tratados estatisticamente pela aplicação de técnicas multivariadas, com destaque para a Análise Fatorial Exploratória e para a modelagem de Equações Estruturais em Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), em que se utilizou o software SmartPLS 3 para realização das análises que permitiram chegar a conclusões que responderam ao problema enunciado. Para o efeito desta pesquisa, denota-se a existência de convergência teórica entre os conceitos formativos dos constructos que apresentaram relações positivas e estatisticamente significantes, considerando que partem de bases conceituais e epistemológicas semelhantes. Isso confirmou o prognóstico entre os modelos estudados, destacando, a partir dos resultados empíricos obtidos, que o modelo de organizações do conhecimento proposto relaciona-se com a Visão Baseada em Recursos, sendo capaz de gerar vantagem competitiva, estabelecida pela relação com a metodologia VRIO, possibilitando a formulação de estratégias capazes de potencializar essa vantagem e sustentá-las por meio de competências essenciais.At the moment, studies based on knowledge organizations presents gaps in the quantitative understanding of their component dimensions, the interrelationship between their variables, and their relationship to the resource-based view, the creation of competitive advantage and core competencies. As mentioned, the present thesis project aims to analyze if the resources, capabilities and essential competences may be related to the development of strategies that lead to the generation of competitive advantages, present at the Federal University of Rio Grande do Norte. To achieve the proposed objective, a research characterized as descriptive, bibliographic and survey will be conducted. This case study will be conducted by an analytical survey applied to a sample of 730 (seven hundred thirty) individuals who are part of the university community of the studied organization. Quantitative data will be collected through a questionnaire with 75 (seventy-five) conceptually structured variables in order to gauge the perception of the academic community of the studied organization, regarding the relationships between the dimensions of knowledge organizations, resource-based view and advantage. developed by the organization studied. The data will be statistically treated by the application of multivariate techniques, with emphasis on Exploratory Factor Analysis and Structural Equation Modeling in Partial Least Squares (PLS-SEM), where we will use the SmartPLS 3 software. The data will be analyzed after the conclusion of the thesis qualification stage which will allow to reach conclusions that will answer the problematic of this research. For the purpose of this research, there is a theoretical convergence between the formative concepts of the constructs that presented positive and statistically significant relationships, considering that they start from similar conceptual and epistemological bases. This confirms the prognosis among the models studied, highlighting, based on the empirical results obtained, that the model of knowledge organizations proposed, is related to the Resource Based View, being able to generate competitive advantage, establish a relationship with the VRIO methodology, allowing the formulation of strategies capable of enhancing this advantage and sustaining them through essential competencies.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilOrganizações do conhecimentoVantagem competitivaVisão baseada em recursosEstratégias das organizações do conhecimento e suas relações com a visão baseada em recursos: o caso UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstrategiasorganizacoesconhecimento_Celestino_2020.pdfapplication/pdf4345853https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32226/1/Estrategiasorganizacoesconhecimento_Celestino_2020.pdfac6beee9043bfd4430ec6011ea6b3b72MD51TEXTEstrategiasorganizacoesconhecimento_Celestino_2020.pdf.txtEstrategiasorganizacoesconhecimento_Celestino_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain596499https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32226/2/Estrategiasorganizacoesconhecimento_Celestino_2020.pdf.txt657ca370e0fb75172815e641a8eb85ddMD52THUMBNAILEstrategiasorganizacoesconhecimento_Celestino_2020.pdf.jpgEstrategiasorganizacoesconhecimento_Celestino_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1350https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32226/3/Estrategiasorganizacoesconhecimento_Celestino_2020.pdf.jpgdc693dddc33527177127035325cfe4e0MD53123456789/322262021-04-18 06:07:09.162oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32226Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:07:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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