Formação médica e responsabilidade social: desafios para o ensino baseado na comunidade na pandemia pela Covid-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46959 |
Resumo: | O presente estudo objetivou descrever e analisar os desafios da oferta de componentes curriculares de EBC em formato remoto nos anos iniciais do curso de medicina da EMCM com vistas ao cumprimento da responsabilidade social da escola médica no Seridó Potiguar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo e complementada pela análise documental de dados, documentos e informações relativos aos componentes curriculares de EBC ofertados. Foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2021, uma entrevista coletiva com 8 estudantes e uma com 6 docentes, pertencentes a um dos 4 primeiros períodos do curso de medicina da EMCM/UFRN, sendo gravadas, transcritas, reunidas e depois analisadas com auxílio do software Atlas.ti.9® e seguindo a proposta de análise de conteúdo temática de Minayo, Deslandes e Gomes (2007). A partir da análise dos dados coletados emergiram as seguintes categorias: EBC e Formação Médica; Desafios do EBC em formato remoto; Estratégias, propostas e iniciativas para superação dos desafios; Envolvimento institucional no EBC em formato remoto; Envolvimento dos docentes e estudantes; e EBC em formato remoto e cumprimento da responsabilidade social da escola médica. Foi possível compreender que os estudantes e docentes reconhecem as potencialidades do EBC para garantir a responsabilidade social da escola médica, porém os resultados apontam que diversos desafios surgiram na sua oferta em formato remoto, demandando diferentes estratégias sem planejamento adequado e sem apoio institucional suficiente. Pela análise das informações obtidas, as propostas foram consideradas pontuais e sem eficácia, provocaram desgastes e adoecimentos no corpo docente e não impediram que, no geral, fossem percebidos nos estudantes sentimentos de desestímulo, incerteza, sobrecarga e ansiedade para serem (re)inseridos na comunidade. A partir das constatações proporcionadas pelas percepções dos estudantes e docentes investigados, infere-se que a oferta de componentes curriculares de EBC em formato remoto não contribuiu suficientemente para o cumprimento da responsabilidade social da escola médica no Seridó potiguar, assumindo, ao invés disso, uma configuração de redução de danos sem sentido, desconexa da realidade local e distante dos princípios do EBC. A pesquisa aponta que sem apoio, capacitação, estrutura e disposição da escola médica, os docentes não conseguem estruturar sozinhos, e inclusive adoecem tentando, os componentes curriculares de EBC dentro da realidade do ensino remoto. |
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Martins, Frankly Eudes Sousahttp://lattes.cnpq.br/2915074935521005http://lattes.cnpq.br/9471678445935347Silva, Alexandre Policarpo daBastos, Raquel Litterio dehttp://lattes.cnpq.br/2505245644909676Rolim, Ana Carine Arruda2022-04-13T23:31:09Z2022-04-13T23:31:09Z2022-01-24MARTINS, Frankly Eudes Sousa. Formação médica e responsabilidade social: desafios para o ensino baseado na comunidade na pandemia pela Covid-19. 2022. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46959O presente estudo objetivou descrever e analisar os desafios da oferta de componentes curriculares de EBC em formato remoto nos anos iniciais do curso de medicina da EMCM com vistas ao cumprimento da responsabilidade social da escola médica no Seridó Potiguar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo e complementada pela análise documental de dados, documentos e informações relativos aos componentes curriculares de EBC ofertados. Foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2021, uma entrevista coletiva com 8 estudantes e uma com 6 docentes, pertencentes a um dos 4 primeiros períodos do curso de medicina da EMCM/UFRN, sendo gravadas, transcritas, reunidas e depois analisadas com auxílio do software Atlas.ti.9® e seguindo a proposta de análise de conteúdo temática de Minayo, Deslandes e Gomes (2007). A partir da análise dos dados coletados emergiram as seguintes categorias: EBC e Formação Médica; Desafios do EBC em formato remoto; Estratégias, propostas e iniciativas para superação dos desafios; Envolvimento institucional no EBC em formato remoto; Envolvimento dos docentes e estudantes; e EBC em formato remoto e cumprimento da responsabilidade social da escola médica. Foi possível compreender que os estudantes e docentes reconhecem as potencialidades do EBC para garantir a responsabilidade social da escola médica, porém os resultados apontam que diversos desafios surgiram na sua oferta em formato remoto, demandando diferentes estratégias sem planejamento adequado e sem apoio institucional suficiente. Pela análise das informações obtidas, as propostas foram consideradas pontuais e sem eficácia, provocaram desgastes e adoecimentos no corpo docente e não impediram que, no geral, fossem percebidos nos estudantes sentimentos de desestímulo, incerteza, sobrecarga e ansiedade para serem (re)inseridos na comunidade. A partir das constatações proporcionadas pelas percepções dos estudantes e docentes investigados, infere-se que a oferta de componentes curriculares de EBC em formato remoto não contribuiu suficientemente para o cumprimento da responsabilidade social da escola médica no Seridó potiguar, assumindo, ao invés disso, uma configuração de redução de danos sem sentido, desconexa da realidade local e distante dos princípios do EBC. A pesquisa aponta que sem apoio, capacitação, estrutura e disposição da escola médica, os docentes não conseguem estruturar sozinhos, e inclusive adoecem tentando, os componentes curriculares de EBC dentro da realidade do ensino remoto.This study aimed to describe and analyze the challenges of offering EBC curricular components in remote format in the early years of the medicine course at EMCM, with a view to fulfilling the social responsibility of the medical school in Seridó Potiguar. It is a qualitative research of explanatory character and complemented by documental analysis of data, documents and information related to the curricular components of EBC offered. In August and September 2021, a press conference was held with 8 students and one with 6 professors, belonging to one of the first 4 periods of the medicine course at EMCM/UFRN, being recorded, transcribed, gathered and then analyzed with assistance of the Atlas.ti.9® software and following the proposal of thematic content analysis by Minayo, Deslandes and Gomes (2007). From the analysis of the collected data, the following categories emerged: EBC and Medical Education; EBC challenges in remote format; Strategies, proposals and initiatives to overcome challenges; Institutional involvement in the EBC in remote format; Involvement of faculty and students; and EBC in remote format and compliance with the medical school's social responsibility. It was possible to understand that students and professors recognize the potential of the EBC to ensure the social responsibility of the medical school, but the results show that several challenges arose in its provision in a remote format, demanding different strategies without adequate planning and without sufficient institutional support. Based on the analysis of the information obtained, the proposals were considered punctual and ineffective, causing weariness and illness in the faculty and did not prevent, in general, feelings of discouragement, uncertainty, overload and anxiety to be (re)inserted in the students were perceived in the community. From the findings provided by the perceptions of the investigated students and professors, it is inferred that the offer of EBC curricular components in remote format did not sufficiently contribute to the fulfillment of the social responsibility of the medical school in Seridó Potiguar, assuming, instead, a meaningless harm reduction configuration, disconnected from the local reality and far from the EBC principles. The research points out that without the support, training, structure and disposition of the medical school, teachers cannot to structure alone, and even get sick trying, the curricular components of EBC within the reality of remote education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilEnsino médicoIntegração docente assistencialModelos educacionaisRelações comunidade-instituiçãoFormação médica e responsabilidade social: desafios para o ensino baseado na comunidade na pandemia pela Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormacaomedicaresponsabilidade_Martins_2022.pdfapplication/pdf2186576https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46959/1/Formacaomedicaresponsabilidade_Martins_2022.pdf530de78a4e9bac69b29f59516d1bf756MD51123456789/469592022-05-02 12:26:46.005oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46959Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:26:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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