PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET SAÚDE): DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA CONSTRUÇÃO INTERINSTITUCIONAL E INTERPROFISSIONAL EM CHAPECÓ/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsêca, Graciela Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vendruscolo, Carine, Tombini, Larissa Hermes, Silva-Filho, Cláudio Claudino da, Larentes, Gessiani de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199307
Resumo: A formação em saúde persiste organizada de maneira disciplinar, pautada pela compreensão dos processos patológicos e possibilidades de cura, alheio à compreensão da subjetividade do adoecimento e entendimento da determinação social do processo saúdedoença. Paradoxalmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) encontra-se organizado a partir da Atenção Primária à Saúde (APS) cujo processo de trabalho orienta-se pelo trabalho em equipe, baseado em diagnósticos de saúde e nos determinantes sociais presentes nos territórios de vida dos sujeitos. Esse descompasso é alvo de críticas e propostas de reorientação. Entre estas, apresenta-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)/Interprofissionalidade. O objetivo do trabalho é apresentar o projeto PET-Saúde/ Interprofissionalidade UFFS/UNOESC/UDESC/SESAU-Chapecó, suas principais potências e desafios. O projeto se desenvolve a partir da organização de cinco grupos tutoriais interprofissionais, com participação de profissionais dos serviços (preceptores) (14), docentes (coordenadores e tutores) (10) e estudantes das três Instituições de Ensino Superior (IES) (30), além de voluntários (10). A coordenação geral é de representante da gestão central. Estão contempladas as profissões: enfermagem, educação física, medicina, psicologia, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia. A elaboração do projeto foi motivada pela possibilidade de fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade no município, no intuito de romper com a disciplinaridade, em direção à educação interprofissional. Foram apontados como temas centrais ao desenvolvimento das intervenções, problemáticas desafiadoras para a saúde pública sob o caleidoscópio da atuação interprofissional. A efetivação do Contrato Organizativo de Ações Públicas Ensino-Saúde (COAPES) também constitui objeto deste projeto. Sabe-se que persistirão desafios à efetivação de práticas dialógicas, que envolvem diferentes profissões e IES. Destaca-se, como potencialidade, a possibilidade de ampliar parcerias,favorecendo iniciativas colaborativas. A experiência demonstra que assumir parcerias interinstitucionais é possível e produtivo quando se firmam compromissos e há efetivo envolvimento, reconhecendo seus papéis no processo de transformação.
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