A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Luísa Medeiros Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34462
Resumo: Com o início da era digital, o campo da comunicação passou por diversas transformações. Novos suportes tecnológicos foram criados, novas mídias surgiram e, consequentemente, outras formas de comunicar. Esta mudança influenciou diversas áreas da sociedade, incluindo a moda. Mesmo sendo um campo marcado pela efemeridade em sua essência, a chegada do ciberespaço fez com que este caráter fosse mais evidenciado, visto que proporcionou à moda novas possibilidades, que desencadearam um ritmo ainda mais acelerado de transformações. Mesmo assim, os novos meios de comunicação abriram espaço para uma moda mais democrática, com a popularização de informações e conhecimentos da área, antes restritos às grandes mídias tradicionais. Para entender melhor esse cenário de mudanças na forma com a qual a moda se apresenta nos dias atuais, será realizada uma análise da plataforma digital Steal The Look. O site ilustra essa inovação na comunicação de moda, à medida em que torna mais democráticas as tendências que surgem cada vez mais rápido. Para chegar às conclusões esperadas, serão trabalhados temas como a história da moda, a efemeridade que carrega, a sua relação com a comunicação e a evolução dos meios com o advento do digital. Os conceitos de Lipovetsky (1989) e Pollini (2007), principalmente, foram utilizados para os estudos referentes às questões sobre a moda e seus significados, e a análise da plataforma foi feita seguindo a metodologia do estudo de caso, com apoio da netnografia, de acordo com Ponte (2006) e Amaral et al. (2008), respectivamente.
id UFRN_c8fa6dbd1e5632cd02254be283bcd666
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34462
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Maria Luísa Medeiros Santos deChacel, Marcela Costa da CunhaOliveira, Raquel AssunçãoMuneiro, Lilian Carla2019-12-06T22:14:42Z2021-09-20T12:45:10Z2019-12-06T22:14:42Z2021-09-20T12:45:10Z2019-11-272015063904ARAÚJO, Maria Luísa Medeiros Santos de. A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda? Uma análise sobre a plataforma Steal The Look. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34462Com o início da era digital, o campo da comunicação passou por diversas transformações. Novos suportes tecnológicos foram criados, novas mídias surgiram e, consequentemente, outras formas de comunicar. Esta mudança influenciou diversas áreas da sociedade, incluindo a moda. Mesmo sendo um campo marcado pela efemeridade em sua essência, a chegada do ciberespaço fez com que este caráter fosse mais evidenciado, visto que proporcionou à moda novas possibilidades, que desencadearam um ritmo ainda mais acelerado de transformações. Mesmo assim, os novos meios de comunicação abriram espaço para uma moda mais democrática, com a popularização de informações e conhecimentos da área, antes restritos às grandes mídias tradicionais. Para entender melhor esse cenário de mudanças na forma com a qual a moda se apresenta nos dias atuais, será realizada uma análise da plataforma digital Steal The Look. O site ilustra essa inovação na comunicação de moda, à medida em que torna mais democráticas as tendências que surgem cada vez mais rápido. Para chegar às conclusões esperadas, serão trabalhados temas como a história da moda, a efemeridade que carrega, a sua relação com a comunicação e a evolução dos meios com o advento do digital. Os conceitos de Lipovetsky (1989) e Pollini (2007), principalmente, foram utilizados para os estudos referentes às questões sobre a moda e seus significados, e a análise da plataforma foi feita seguindo a metodologia do estudo de caso, com apoio da netnografia, de acordo com Ponte (2006) e Amaral et al. (2008), respectivamente.With the dawn of the digital age, the field of communication has undergone several transformations. New technological supports were created, new media emerged and, consequently, other ways of communicating. This change has influenced many areas of society, including fashion. Even though it is a field marked by ephemerality in its essence, the arrival of cyberspace has made this quality more evident, since it has provided fashion with new possibilities, which triggered an even faster pace of transformation. Even so, the new media made room for a more democratic fashion, with the popularization of information and knowledge of the area, previously restricted to the mainstream media. To better understand this scenario of changes in the way fashion presents itself today, an analysis of the digital platform Steal The Look will be made. The site illustrates this breakthrough in fashion communication as it makes ever-faster-becoming trends more democratic. To reach the expected conclusions, themes such as the history of fashion, the ephemerality it carries, its relationship with communication and the evolution of the media with the advent of digital will be discussed. The concepts of Lipovetsky (1989) and Pollini (2007) were mainly used for studies regarding fashion issues and their meanings, and the platform analysis was done following the case study methodology, with the support of netnography, according to Ponte (2006) and Amaral et al. (2008), respectively.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoModaDigitalMídiaSteal The LookCommunicationFashionDigitalMediaSteal The LookA evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Lookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAevoluçãonosmeiosdecomunicação_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain81230https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/1/Aevolu%c3%a7%c3%a3onosmeiosdecomunica%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt6de3d08efb023565a08c3753cf0dd450MD51ORIGINALEvolucaoMeiosComunicacao_Araujo_2019.pdfapplication/pdf2458746https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/2/EvolucaoMeiosComunicacao_Araujo_2019.pdff2fc57044275c191ca8ff195e6218aadMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/344622023-01-13 16:18:26.671oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T19:18:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look
title A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look
spellingShingle A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look
Araújo, Maria Luísa Medeiros Santos de
Comunicação
Moda
Digital
Mídia
Steal The Look
Communication
Fashion
Digital
Media
Steal The Look
title_short A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look
title_full A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look
title_fullStr A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look
title_full_unstemmed A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look
title_sort A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda?: uma análise sobre a plataforma Steal The Look
author Araújo, Maria Luísa Medeiros Santos de
author_facet Araújo, Maria Luísa Medeiros Santos de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Luísa Medeiros Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muneiro, Lilian Carla
contributor_str_mv Muneiro, Lilian Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Moda
Digital
Mídia
Steal The Look
Communication
Fashion
Digital
Media
Steal The Look
topic Comunicação
Moda
Digital
Mídia
Steal The Look
Communication
Fashion
Digital
Media
Steal The Look
description Com o início da era digital, o campo da comunicação passou por diversas transformações. Novos suportes tecnológicos foram criados, novas mídias surgiram e, consequentemente, outras formas de comunicar. Esta mudança influenciou diversas áreas da sociedade, incluindo a moda. Mesmo sendo um campo marcado pela efemeridade em sua essência, a chegada do ciberespaço fez com que este caráter fosse mais evidenciado, visto que proporcionou à moda novas possibilidades, que desencadearam um ritmo ainda mais acelerado de transformações. Mesmo assim, os novos meios de comunicação abriram espaço para uma moda mais democrática, com a popularização de informações e conhecimentos da área, antes restritos às grandes mídias tradicionais. Para entender melhor esse cenário de mudanças na forma com a qual a moda se apresenta nos dias atuais, será realizada uma análise da plataforma digital Steal The Look. O site ilustra essa inovação na comunicação de moda, à medida em que torna mais democráticas as tendências que surgem cada vez mais rápido. Para chegar às conclusões esperadas, serão trabalhados temas como a história da moda, a efemeridade que carrega, a sua relação com a comunicação e a evolução dos meios com o advento do digital. Os conceitos de Lipovetsky (1989) e Pollini (2007), principalmente, foram utilizados para os estudos referentes às questões sobre a moda e seus significados, e a análise da plataforma foi feita seguindo a metodologia do estudo de caso, com apoio da netnografia, de acordo com Ponte (2006) e Amaral et al. (2008), respectivamente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-06T22:14:42Z
2021-09-20T12:45:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-06T22:14:42Z
2021-09-20T12:45:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015063904
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Maria Luísa Medeiros Santos de. A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda? Uma análise sobre a plataforma Steal The Look. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34462
identifier_str_mv 2015063904
ARAÚJO, Maria Luísa Medeiros Santos de. A evolução nos meios de comunicação influencia o mercado da moda? Uma análise sobre a plataforma Steal The Look. 55f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/1/Aevolu%c3%a7%c3%a3onosmeiosdecomunica%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/2/EvolucaoMeiosComunicacao_Araujo_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34462/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6de3d08efb023565a08c3753cf0dd450
f2fc57044275c191ca8ff195e6218aad
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e428689918449bd69f843393981e4109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117797148360704